sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O Joio e o Trigo (parte 1)


 “Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas,enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele,semeou o joio no meio do trigo e retirou-se”. Mt 13:24-25

Jesus disse que, nos últimos tempos, viriam muitos em Seu nome e enganariam multidões. Ora, a melhor maneira do falso enganar é se parecendo com o verdadeiro. A enciclopédia virtual, Wikipedia, define a relação dos dois da seguinte maneira: “A semelhança entre essas duas plantas é tão grande, que em algumas regiões costuma-se denominar o joio como falso trigo”. Assim como o diabo semeou o joio no meio do trigo, ele continua a plantar falsos profetas no meio da igreja. Judas saiu de onde? Do meio dos apóstolos. Os hereges da história da igreja sempre saíram do meio dela: À respeito deles João disse: “Eles saíram de nosso meio; entretanto não eram dos nossos” (I Jo 2.19) e Pedro afirmou que: “Assim como no meio do povo surgiram falsos profetas, também haverá entre vós falsos mestres”. (II Pd 2:1). Perceba que o joio está sempre no meio do povo cristão. Assim como o diabo citou a Bíblia para tentar e enganar Jesus, muitos "pastores" citam a Bíblia para pregar heresias. Estão no nosso meio; lêem a mesma bíblia que nós, e olhando para eles talvez digamos: “É trigo!”, mas não, é “trigo falso”. É profeta de Deus! , mas não, é um “falso profeta”. Não se engane, o lobo sempre vem vestido de ovelha e o diabo sempre se apresenta como anjo de luz. O joio pode parecer idêntico ao trigo, mas ainda assim, não tem nada a ver com o trigo. Por isso, acredito que teremos um discernimento maior olhando as diferenças entre um e o outro. E quais são estas diferenças?
 1- Joio faz de tudo para estar por cima. O trigo sempre se dobra.
Jesus disse que somente na hora da colheita, quando ambos estão maduros e crescidos, é que poderíamos identificar o joio do trigo. Isto é verdadeiro por que o joio cresce ereto enquanto que o trigo cresce e se inclina para os lados. O joio frutifica com seus cachos na vertical, enquanto que os cachos do trigo se dobram conforme amadurecem. O joio representa as pessoas que fazem qualquer coisa para estar por cima. Abrem mão de valores, vendem a própria alma, e prejudicam as pessoas a sua volta. São verdadeiros sanguessugas da fé. Para prosperar vale tudo. São pessoas desprovidas de humildade, caráter e sinceridade. Ao contrário do joio, o trigo é o cristão que reconhece que sua verdadeira riqueza está em servir a Deus e ao próximo. Tudo o que ele faz é para agradar a Deus e não a si mesmo.  
2 - O Joio fala de si, homem de Deus fala de Cristo
Esta é outra maneira de o joio se engrandecer. Aí está a prova de que ele é falso, pois Cristo afirmou: “Se eu testifico a respeito de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro” (Jo. 5:21). Quando perguntaram a João Batista se ele era o Elias que estava por vir, ele apenas disse: “sou apenas uma voz.” (Jo 1:23). Mas Jesus, todavia, afirmou que ele era o maior entre os profetas (Mt 11:11). E olhe que ele não fez nenhum milagre ou apresentou algum dom espetacular! Ele sempre dizia: “convém que Cristo cresça e eu diminua” (João 3:30). O arrogante só fala de si. O falso humilde diz que não é nada. O humilde de verdade não diz nada sobre si. O joio gosta de aparecer como uma pessoa poderosa para manipular, levando as pessoas a crer que só terão a benção, caso o poderoso "apóstolo" ore por elas. Sempre que a motivação for egoísta, vai surgir o joio. Onde houver um líder que deseje usar o trigo para se auto-promover, vai usar os sinais e milagres para lhe trazer fama, prestígio e dinheiro.
Pr. Gilberto O.Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário