segunda-feira, 1 de março de 2021

A MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA


Tito 2:11-14
11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,
12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas,  vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente,
13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,
14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.
 

Introdução: Graça e Paz! Como já enfatizei no mês passado, a Igreja Metodista em todo o Brasil, tem dado uma forte ênfase ao anuncio das boas novas da Graça de Deus. Em um tempo onde proliferam tantas más notícias é de grande importância proclamar a um mundo que está gemendo por angústias, a Graça do Senhor.  Hoje veremos outro aspecto da Graça, principalmente no que se refere à sua manifestação na história e em nossa vida.

 Uma das coisas mais importantes sobre Deus é sua absoluta transparência de propósitos! Nada do que Ele intentou realizar ao longo da história, seja de bênção ou de castigo, seja de acolhimento e até mesmo de rejeição, ele deixou de dizer e de avisar antes.

 Quando a situação de pecado se tornou intolerável e ele decidiu enviar o dilúvio, ele fez vários avisos e chamamentos, por meio de Noé, antes de fechar a porta.

 Ao tirar o povo do Egito, nenhuma praga veio sem aviso prévio. Moisés ia ao palácio e dava o recado, esperava a resposta e então tudo acontecia.

 No templo construído por Salomão em 2 Crônicas cap. 6, depois da oração de Salomão, Deus respondeu enviando fogo do céu e manifestou a sua glória. Logo no início do cap. 7 nos versículos 1-3 diz:

 1- E, acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa.

2 E os sacerdotes não podiam entrar na Casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a Casa do Senhor.

3 E todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o Senhor, porque é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.

 Mas é na vinda Jesus Cristo, anunciada previamente pelos profetas, que temos a maior manifestação de Deus na história da humanidade.

 Esta manifestação de Deus é chamada de Manifestação da Graça.  

 Hoje veremos as situações pelas qual Deus manifestou a Sua Graça em Jesus.

 1- DEUS MANIFESTA A SUA GRAÇA PARA SALVAÇÃO.

11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,

 A graça de Deus está aberta a todos os homens e mulheres.

 A salvação é a maior de todas as bênçãos espirituais que o ser humano pode receber de Deus. Apesar disso, muitas pessoas não sabem o que ela é.

 A palavra grega traduzida como "salvação" é soteria. É uma palavra do Antigo Testamento da Septuaginta que tem o significado de salvação, livramento, preservação e segurança.

 SALVAÇÃO é o ato através do qual Deus nos resgata do pecado e da consequência direta do pecado, que é a morte espiritual e eterna.

 O maior desejo de Deus é pela salvação da humanidade.

 Por ser um ato de Deus, a salvação só pode ser pela graça.

 Deus é quem toma a iniciativa de buscar e salvar o perdido enviando a Jesus como o Salvador. Em Lucas 19.10 diz: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”.

 “o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.” 1 Timóteo 2:4-6

 Jesus Cristo foi claro quando disse assim: “em verdade, em verdade vos digo, quem crê em mim tem a vida eterna”. João 6:47

 Jesus não disse que terá, mas que tem a vida eterna. Portanto, todo aquele que crê no Senhor Jesus tem a vida eterna. A vida eterna não começa quando morremos, ela começa aqui e agora.

 

2- DEUS MANIFESTA A SUA GRAÇA PARA EDUCAÇÃO.

Tito nos diz que a Graça nos ensina, nos educa!

 12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas,  vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente,

 Neste sentido a graça de Deus nos ensina uma nova maneira de viver!

 Após o novo nascimento, a graça salvadora torna-se a graça de um Mestre, pois nos instrui. Bem-aventurados todos os que, tendo iniciado a nova vida em Cristo, tornam-se matriculados na “Escola da Graça”

 É bem interessante que logo no início do cap. 2:1-10 de Tito temos uma lista de pessoas onde a graça ensina uma nova forma de viver:

 Se você ler estes dez versículos perceberá que Deus nos educa para que sejamos pessoas íntegras, de bom caráter, bom testemunho, de linguagem sadia e que valoriza as relações familiares. 

Só nestes 4 versículos aprendemos em que a GRAÇA DE DEUS nos ensina:

 1º A RENUNCIAR O PECADO: A graça nos ensina a renunciar a impiedade e as paixões mundanas!

 2º- A VIVER DE MODO SANTO: A graça de Deus nos ensina a viver no presente século de forma sensata, justa e piedosa!

 3º- A TER ESPERANÇA NA VOLTA DE JESUS: A graça de Deus nos ensina a aguardar a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus!

 4º A SERMOS UM POVO ZELOSO DE BOAS OBRAS

14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.

 

3- DEUS MANIFESTA A SUA GRAÇA PARA O PROPÓSITO.

Quando a graça se manifesta, você descobre seu propósito de vida.

Paulo descobriu o seu propósito de vida. Por isso ele o declarou em Atos 20:24

 “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.” Atos 20:24

 Max Lucado : "Não apreciamos o que a graça faz até que compreendemos quem somos." (do livro "Deus todos os dias")

 - A manifestação da graça acontece diante desse “cair em si” do filho pródigo, que o faz retornar para casa e encontrar o pai à sua espera.

 - A graça se manifesta quando Isaías entra no templo e ao se sentir tão pecador recebe a brasa viva que purifica sua boca para a proclamação.

 - A graça se manifesta quando os olhos cansados de Simeão contemplam o menino nascido e se arregalam de esperança e realização, como se ele dissesse: “Agora eu posso até morrer, porque minha vida se tornou completa”.

 - A graça se manifesta quando a mulher samaritana assume um estilo de vida duvidoso e escuta de Jesus: “Eu sou o Cristo, eu mesmo, que falo contigo.”

 - A graça de Deus se manifesta quando o desespero toma conta de Maria à beira do túmulo, ela escuta Jesus chamá-la pelo nome e de repente ela o reconhece!

 A graça abre as portas da eternidade. Ela nos permite ver a nós mesmos como nós somos e a Cristo como ele é. A graça nos dá visão! Nos dá direção e convicção da Plena vontade de Deus!

 

4- DEUS MANIFESTA A SUA GRAÇA PARA QUE A MANIFESTEMOS.

Colossenses 3.3-4 diz: “pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a vossa vida, for manifestado, também vos manifestareis com Ele em glória”.

 Há uma vida escondida para nós em Deus. Nós temos alguns vislumbres dela neste mundo, mas ela só terá sua aparição, sua manifestação completa quando Cristo voltar, porque ali serão manifestos todos os planos de Deus para nós.

 Esta revelação é tão profunda que Jesus certa vez disse aos discípulos que quando estivéssemos no lugar que ele preparou para nós, não perguntaríamos mais nada.

 João 16:21-23

 21 A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem.

22 Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.

23 Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome.

 Mas eu também desafio você a entender Colossenses como um desafio presente.

Quando Cristo é manifestado para você imediatamente, você se manifesta também.

 - Você se manifesta como filho ou filha de Deus!

- Você se manifesta como proclamador e proclamadora da graça!

- Você se torna um megafone de Deus, tornando real, visível e tangível a mudança para muita gente que está sentado nas regiões das trevas.

- Você passa a ter o brilho da glória de Deus não só para si. Você se torna farol para o mundo....

 Há um texto que arde muito em meu coração em Romanos 8:18-21

18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
19 A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.
20 Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou,
21 na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

 Deus não nos enviou para sermos apenas mais um em meio à multidão, o motivo pelo qual estamos aqui vai muita além desta vida!

Estamos aqui porque somos filhos de Deus, temos esse privilegio, fomos chamados para sermos LUZ do mundo e SAL da terra, para andar na contra mão desse mundo, para ser a diferença!

Precisamos nos revelar, nos manifestar a este mundo como filhos e filhas de Deus!!! A graça que você recebeu, precisa manifestá-la!

 

CONCLUSÃO:

Temos de permitir que a graça se manifeste a nós e, por meio de nós, se manifeste a outras pessoas também! Seja você uma manifestação da graça, porque “a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. (Provérbios 4:18)

 

Texto: Bispa Hideide Brito Torres
Bispa da 8ª Região da Igreja Metodista
 
Adaptação: Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário