segunda-feira, 15 de março de 2021

O QUE DEUS NOS DIZ NO MEIO DA BATALHA?


(2 Cr 20.14-20).
14 Então, veio o Espírito do Senhor no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,
15 e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o Senhor. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
16 Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel.
17 Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o Senhor vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o Senhor é convosco.
18 Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém também se prostraram perante o Senhor e o adoraram.
19 Dispuseram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos coreítas, para louvarem o Senhor, Deus de Israel, em voz alta, sobremaneira.
20 Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.
 
Introdução: Graça e Paz irmãos. Estamos no segundo domingo de março e com certeza hoje, estamos todos nós estamos vivendo uma verdadeira batalha para a nossa sobrevivência.   
 
A bíblia conta muitas histórias de guerras que para nós parece às vezes estranho ou difícil de entender, mas servem para nos ensinar muito sobre nossas batalhas.
 
A Bíblia nos conta a história de Josafá, um descendente do rei Davi que reinou em Judá na época em que Israel estava dividida em dois reinos. 
 
Houve um momento durante o seu reinado, que este rei enfrentou uma grande batalha. Praticamente aos olhos humanos seria impossível de se vencer tal guerra, pois vários reinos se uniram contra o povo de Judá. Em 2 Cron. 20:1,2 diz
 
“Depois disto, os filhos de Moabe e os filhos de Amom, com alguns dos meunitas, vieram à peleja contra Josafá. Então, vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Grande multidão vem contra ti dalém do mar e da Síria; eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.” 2 Crônicas 20:1,2
 
No entanto, Josafá tomou uma das mais sábias decisões que resultou na sua vitória: pedir socorro ao Senhor.
 
“Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao Senhor; e apregoou jejum em toda a Judá. Judá se congregou para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao Senhor”. 2 Crônicas 20:3,4
 
O interessante neste texto é que o rei usou o medo como um trampolim para buscar ao Senhor. O medo não o paralisou, antes, o impulsionou ao trono da graça de Deus!
 
Porque Josafá usou uma arma espiritual para vencer uma batalha real?
 
- Porque ele sabia que não tinha condições humanas para vencer esta batalha. Josafá estava sem saída, encurralado! 
 
Você já esteve numa situação em que as circunstâncias ao seu derredor parecem completamente sem solução?
 
Você já se viu totalmente sobrecarregado e imobilizado diante de um desafio que você não tem a menor ideia de como enfrentar?
 
Esta era exatamente essa a situação de Judá em 2 Crônicas 20. Eles estavam cercados por três poderosos inimigos sedentos de sangue.
 
Tudo parecia demonstrar que eles teriam um fim trágico.
 
Há momentos em nossa vida em que enfrentamos inimigos simultâneos vindos de todas as direções.
 
Além destas batalhas da vida, existe uma batalha acontecendo onde não se vê com os olhos naturais. Diversas batalhas estão sendo travadas nesse momento. 
 
Em tempos assim, quando não sabemos o que fazer, precisamos buscar ao Senhor em jejum e oração e não tirar os nossos olhos do Senhor em tempo algum!
 
Em sua oração Josafá reconhece que seu povo não tinha força para resistir aos seus inimigos e que não sabia o que fazer. Mas diante destes fatos ele não tirou os olhos do Senhor!
 
“Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.” 2 Crônicas 20:12
 
Ao orar, Deus lhe deu algumas instruções para vencer aquela batalha.
 
Podemos perceber no texto algumas palavras que Deus lhe disse para vencer a batalha. E esses palavras Ele diz pra nós também:
 
Há muitos princípios de fé nesse relato que podem fortalecer o seu coração hoje.
 
1. Não tenha medo.
15 e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o Senhor. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
 
Não temais!” Esta é a primeira palavra que o Senhor nos dá no meio da batalha.
 
Josafá não era alguém extraordinário; antes, era uma pessoa comum como eu e você. Diante do inimigo, ele teve medo.
 
Precisamos rejeitar, portanto, toda a insinuação de que Deus não o ouvirá por causa do medo. Mesmo com medo, a primeira coisa que Josafá fez foi buscar o Senhor (20.3).
 
Em vez de se afundar em pensamentos de derrota, decida buscar o Senhor. Não alimente pensamentos de frustração e desapontamento com o Senhor. Ele não é o autor dos seus problemas. Ele é o autor da fé e da vitória.
 
Tudo bem em assumir que estamos com medo. Não se sinta condenado por isso, mas em vez de falar do seu medo, Josafá declarou a grandeza e o poder de Deus em sua oração. (2 Cron. 20:6)
 
“e disse: Ah! Senhor, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir.” 2 Crônicas 20:6
 
Não importa quão difíceis as circunstâncias pareçam, coloque a sua confiança no Senhor e use o medo como um trampolim para se achegar mais perto do Senhor!  
 
A palavra de Deus na sua boca vai liberar fé no seu coração. Deus faz com que todas as coisas cooperem para o seu bem (Rm 8.28). Ele prepara uma mesa diante de você na presença dos seus adversários (Sl 23.5).
 
2. Não se assuste.
A segunda palavra do Senhor no meio da batalha é: “Não vos assusteis por causa desta grande multidão” (2Cr 20.15).
 
O que significa se assustar? Ficar apavorado, estressado, angustiado a ponto de desmaiar, de perder as forças.
 
Quando Jesus nos fala a respeito das profecias do fim dos tempos, ele também usa este mesmo termo.
 
“E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim.” Mateus 24:6
 
“Não se assuste por causa desta grande multidão que vem contra você, saiba que o nosso Deus é maior e mais poderoso que todos eles.”
 
“Não se assuste com a escuridão da noite; pela manhã o sol brilhará novamente”.
 
Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus […] (Is 41.10).
 
3. A batalha não é sua.
A terceira palavra do Senhor é fundamental: “[…] pois a peleja não é vossa, mas a de Deus” (2Cr 20.15).
 
Deus não precisa de nossa ajuda para resolver nossos problemas, Ele pede apenas que oremos e confiemos N'Ele. Deus sabe a hora certa de agir.
 
O jovem Davi sabia disso por isso ele disse a Golias:
 
“Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos”. (1Sm 17.47).
 
A maneira como o Senhor mandou que o povo fosse para a guerra foi completamente estranha para o homem natural.
 
- Josafá creu tanto no que Deus lhe disse que mandou que os cantores estivessem na linha de frente louvando o Senhor. (vs.21).
 
Isso parecia mais com uma missão suicida do que uma tática militar.
 
- Mas aquela não era uma batalha comum, aquela batalha era do Senhor.
 
Diz a escritura que: “tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados” (2Cr 20.22).
 
O que tem te afrontado e atemorizado nestes últimos dias? Não tenha medo. Deus irá pelejar por você!
 
4. Posicione-se e fique parado
A quarta palavra é: “Tomai posição e ficai parados”.
 
“Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco”. (2Cr 20.17).
 
Nós nos posicionamos em fé e ficamos parados no sentido de descansar nas promessas do Senhor.
 
Gosto da ordem dada no verso 20: “Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis”.
 
Não tente vencer suas batalhas em suas próprias forças!
 
Deus não quer que você viva num estado constante de ansiedade, incerteza, estresse e medo. Creia no Senhor! Creia na Palavra de Deus! Creia que a batalha é do Senhor!
 
Quando nos posicionamos em fé e descansamos em Deus nós vemos a vitória do Senhor em nossa guerra.
 
A direção do Senhor é para ficarem parados no sentido de descansar no Senhor. Se não descansarmos em Deus, não desfrutaremos da vitória que o Senhor já nos deu.
 
Não oramos para alcançar uma posição de vitória, nós já estamos nessa posição. Não oramos por vitória, mas nós oramos na posição de vencedor.
 
5. Veja o salvamento de Deus e não fuja da batalha!
A sexta palavra do Senhor no meio da luta é:
 
“...e vede o salvamento que o Senhor vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o Senhor é convosco” 2 Crônicas 20:17
 
Milagres vão começar a acontecer em nossas vidas não porque temos uma fé grande ou mais forte que outros, mas porque temos um Deus grande.
 
Deus irá intervir e salvar o seu povo por amor do seu nome. Quando entendemos isso não precisamos nos esconder ou fugir da batalha.
 
O Senhor os enviou ao encontro de seus inimigos “Amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco”.
 
Por que o Senhor enviou o seu povo para a batalha se eles não tiveram que lutar?
 
Por que se eles ficassem em casa e não estivessem na linha de frente, não presenciariam o sobrenatural de Deus.
 
CONCLUSÃO: Depois de receberem estas orientações de Deus, seguiu-se uma ampla reunião de adoração: “Josafá prostrou-se com o rosto em terra, e todo o povo de Judá e de Jerusalém prostrou-se em adoração perante o Senhor. Então os levitas descendentes dos coatitas e dos coreítas levantaram-se e louvaram o Senhor, o Deus de Israel, em alta voz” (v. 18-19).
 
Do mesmo modo como haviam clamado ao Senhor anteriormente, agora o adoraram conjuntamente. A Bíblia diz que sem pegar em uma só arma conseguiram uma grande vitória apenas louvando o Senhor.
 
Não foram os guerreiros mais treinados, não foram as unidades de elite, não os melhores blindados e armas de ataque que estiveram à frente. Mas um coro com seu regente!
 
O cântico que cantaram não foi um eletrizante cântico de guerra, mas um cântico de louvor e gratidão para a glória do Senhor!
 
“Rendei graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre.” 2 Crônicas 20:21
 
2 Crônicas 20:27-30
 
27 Então, voltaram todos os homens de Judá e de Jerusalém, e Josafá, à frente deles, e tornaram para Jerusalém com alegria, porque o Senhor os alegrara com a vitória sobre seus inimigos.
28 Vieram para Jerusalém com alaúdes, harpas e trombetas, para a Casa do Senhor.
29 Veio da parte de Deus o terror sobre todos os reinos daquelas terras, quando ouviram que o Senhor havia pelejado contra os inimigos de Israel.
30 Assim, o reino de Josafá teve paz, porque Deus lhe dera repouso por todos os lados.
 
 
Igreja Metodista Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário