segunda-feira, 22 de março de 2021

COMO DEUS NOS TRATA QUANDO ESTAMOS DEPRIMIDOS?


Texto: 1 Reis 19:1-21

 
01 Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada.
02 Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles.
03 Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço.
04 Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.
05 Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come.
06 Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir.
07 Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo.
08 Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
09 Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
10 Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
11 Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto;
12 depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranquilo e suave.
13 Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
14 Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
15 Disse-lhe o Senhor: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.
16 A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
17 Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará.
18 Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.
19 Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele.
20 Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.
21 Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.
 
Introdução: Graça e Paz irmãos! Na semana passada o Senhor nos deu uma Palavra baseada na história do rei Josafá, sobre o que Deus nos diz quando estamos no meio de uma batalha. Pudemos aprender nesta Palavra que Josafá reconhece que seu povo não tinha força para resistir aos seus inimigos e que não sabia o que fazer. Mas diante destes fatos ele não tirou os olhos do Senhor. Antes usou o medo como um trampolim para buscar ao Senhor e receber Dele toda a direção que precisava.
 
Hoje eu quero compartilhar com você outra palavra de encorajamento que tem o seguinte tema: COMO DEUS NOS TRATA QUANDO ESTAMOS DEPRIMIDOS?
 
Você já ficou desanimado? – Com certeza sim!  Pior ainda, você já passou por períodos de depressão?  
 
Para falarmos sobre esse assunto, nós iremos tomar como exemplo o Profeta Elias no pior momento de sua vida!
 
- QUEM ERA O PROFETA ELIAS?
 
Elias foi um profeta de Deus, que viveu em Israel no tempo do rei Acabe.
 
O Reino do Norte, Israel estava numa situação triste. Acabe era um rei mole, fraco espiritualmente, e dominado pela sua esposa, Jezabel, que havia introduzido o culto ao falso deus Baal.
 
Por isso, Deus usou Elias para trazer juízo sobre a nação de Israel por sua adoração a Baal. Seus últimos atos antes de sua depressão foram:
 
- Através de sua oração Deus enviou fogo do Céu, no desafio aos profetas de Baal
- A morte de todos os profetas de Baal
- Através de sua oração Deus enviou chuva abundante depois de três anos e meio de seca.
 
Com todo esse currículo talvez você pense que ele era um homem super poderoso. Mas, não amados! O apóstolo Tiago 5.17 diz: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos.”
 
Elias viveu o sobrenatural em sua vida não porque ele era um grande homem de Deus, mas porque ele servia a um Deus que é Grande. 
 
Depois de várias experiências vitoriosas, a rainha Jezabel o ameaçou mandando-lhe um aviso de morte. Elias ao receber aquela ameaça ficou desesperado e fugiu de Israel, atravessou Judá e, desanimado, foi para Berseba, onde caiu numa grande depressão.
 
Quem poderia imaginar esta cena? Justamente depois de uma grande vitória?
 
Elias apresenta alguns sintomas de depressão:
 
Ø  MEDO. (vs 3a) “Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi.”  Elias era um homem forte e corajoso. Não tinha medo de nada! Contudo, por causa da depressão, ele foi tomado pelo medo.
 
Ø  ISOLAMENTO. (vs 3b) Ele mesmo, porém, se foi ao deserto e dispensou o seu servo. Ele mesmo optou em ficar sozinho e num lugar isolado. A depressão leva a pessoa a isolar-se do convívio social. O depressivo foge de contatos individuais e de reuniões coletivas. Ele deseja ficar só e de preferência em lugares escuros e isolados.
 
Ø  DESEJO DE MORRER. (vs. 4) Ele chega até a pedir a Deus a morte... A depressão gera um desejo pela morte, como a sua única porta de escape. Nas estatísticas médicas, existe uma grande relação entre a depressão e o suicídio. Geralmente, a depressão é a causa do suicídio.
 
Ø  FRUSTRAÇÃO E SENTIMENTO DE INUTILIDADE. Elias chega até a dizer no final do vs. 4 “pois não sou melhor que meus pais.” Com a desmoralização pública de Baal e a morte de seus 450 profetas, Elias entendeu que a idolatria em Israel chegara ao fim. A desgraça de um homem começa quando ele se acha inútil. Desemprego e aposentadoria são duas causas corriqueiras de depressão
 
Ø  SONO PROFUNDO (OU FALTA DELE) E PERDA DE APETITE. (vs 5) A pessoa deprimida despreza a sua aparência e torna-se descuidada com a sua saúde.
 
Ø  AUTOCOMISERAÇÃO. (vs 10)“Eu fiquei só”, gritou Elias. Então passou a aumentar a autocomiseração e o complexo de perseguição. Pessoas deprimidas acham que são as únicas a passar pelo sofrimento e perseguição. Em vez de reagirem elas acabam sentindo dó de si mesmas.
 
Elias estava no deserto e sem nenhum acesso à medicina.  Deus é o seu médico. Logo, o seu “plano de saúde” era o melhor que existia. Deus faz o diagnóstico e aplica o tratamento para a depressão do seu servo.
 
Como Deus o tratou em sua depressão?
 
1- DEUS CUIDOU FISICAMENTE DE ELIAS (VS. 5-8).
05 Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come.
06 Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir.
07 Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo.
08 Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus
Deus permitiu que ele dormisse e o alimentou com água e pão assado na pedra trazido por um anjo.
 
- O cozinheiro de Elias foi simplesmente um anjo do Senhor! Elias dormiu, comeu e caminhou. Três coisas ajudam na cura da depressão: dormir bem, alimentar-se corretamente e praticar exercícios físicos.
 
Creio que não precisamos que um anjo nos cutuque para fazermos estar três coisas tão simples e importantes, pois afinal, somos o templo do Espírito Santo e devemos cuidar de nosso corpo com a Casa Favorita de Deus.1 Cor. 3:16
 
2- DEUS CUIDOU EMOCIONALMENTE DE ELIAS. (vs 9 e 10)
9 Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
10 Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
 
Elias estava só em uma caverna no Monte Horebe, Deus ouve o desabafo do profeta. Perceba que o Senhor lhe pergunta: “O que fazes aqui, Elias” e depois o escuta.
 
Desabafar com Deus em oração é uma grande terapia para a nossa alma. Quando oramos, devemos nos despir das máscaras que normalmente usamos, e revelar a nossa real face, aquela que Deus já conhece muito bem!
 
O Pai Celeste vê e escuta nosso pensamento (Salmo 139). Ele sabe tudo, ainda antes que alguém chegue a pensar. No entanto, ele gosta de ouvir seus filhos abrindo o coração e desabafando com ele, no mais fundo da alma.
 
É por isso que nos identificamos com muitos Salmos e também com Elias. Deus puxa a conversa com o seu servo e depois o escuta antes de lhe dar uma série de orientações!
 
3- DEUS CUIDOU ESPIRITUALMENTE DE ELIAS. (vs 11-19)
Vamos ler só os versículos 11-13
 
11 Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto;
12 depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranquilo e suave.
13 Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
 
Deus o chama para sair da caverna.
 
Por isso Ele o chama para sair da caverna e ir para o monte. Ser chamado para o monte (não literalmente) é ser convidado para encontrar-se com Deus. No monte, então, o Senhor faz três coisas para restaurar o profeta:
 
- Deus lhe dá refrigério: Deus se revela através de uma brisa tranquila e suave: (vs 11 e 12)
 
O Poder de Deus não se manifestaria na tempestade, no terremoto e no fogo; ele se manifestaria no improvável; uma brisa tranquila.
 
“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” Sl. 46.10
 
- Deus lhe dá uma nova missão: Deus chamou a Elias para novas tarefas: “ungir Hazael rei da Síria, ungir Jeú rei de Israel e ungir Eliseu para sucedê-lo como profeta.” (vs 15 e 16).
 
A melhor inspiração nas horas de depressão é saber que podemos se úteis nas mãos de Deus, para ter a nossa vocação renovada. É como se o Senhor lhe dissesse: “Elias, seu lugar não é na caverna, mas lá em Jerusalém..”
 
É bom recordar uma declaração do grande pioneiro missionário para a Índia no século 19, Henry Martyn.
 
“Enquanto Deus tem uma obra para eu fazer, não posso morrer”.
 
Dificuldades vão nos cercar – muitas vezes vamos nos achar como Elias – “debaixo de um zimbro”, mas Deus está no controle.
 
- Deus lhe dá a certeza de que não está sozinho: (vs 18)
18 Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.
 
Como Elias achamos que só nós estamos assim! E que todos os outros não estão na batalha como nós também estamos!
 
Deus diz ao profeta: Você não está sozinho, Elias! O seu trabalho tem gerado frutos. Há sete mil em Israel que não se encurvaram a Baal.
 
Saber que não estamos sozinhos em nossa jornada deve trazer ao nosso coração a motivação para prosseguirmos.
 
CONCLUSÃO:
Quero encerrar esta palavra dizendo que aprecio muito o trabalho dos terapeutas profissionais e dos médicos no tratamento da depressão. Não podemos descarta-los jamais, pois são canais necessários no tratamento da depressão; porém, existem situações onde somente Deus pode trazer cura e restauração para o deprimido.
 
Se você está em um tratamento médico não largue o medicamento. Seja prudente, porém comece a buscar ao Senhor e receba dele a direção para a tua situação específica.
 
Elias pôde retomar a sua vida e ministério ao ser tratado por Deus e ouvir: “Vai, volta ao teu caminho”. Deus estava lhe dizendo: Ainda há muito serviço para fazer para o Senhor.
 
Apesar das dificuldades, lutas, desânimo e, às vezes, desespero, vamos nos voltar para o Senhor restaurados e com uma nova visão daquilo que Ele quer fazer por meio de nós.
 
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
 
 

2 comentários: