segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

E ai... Vai continuar fugindo?

“Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.” Jonas 1:3

Eu e você somos fruto de um sonho divino. Para cada um de nós o Senhor projetou um plano de vida diferente, perfeito e personalizado. Muitos, porém, ao reconhecerem o propósito do Senhor para suas vidas, por medo ou por qualquer outra razão, escolhem fugir da Sua presença. Mas Deus é insistente quando nos chama.
O profeta Jonas, por exemplo, quando ouviu a voz de Deus fugiu para o lado oposto ao que o Senhor mostrava. Mas Deus não desistiu dele, o trouxe de volta e o levou a cumprir o seu chamado.
Conheço muitas pessoas que passam a vida inteira transferindo para outras pessoas aquilo que o Senhor colocou em suas mãos para fazer. Talvez o Senhor tenha escolhido você para realizar algo que, aos seus olhos, é muito difícil ou mais indicado para outra pessoa. Mas hoje o Senhor lhe diz que somente você é perfeito para cumprir este propósito.  
Conheço a história de um determinado crente que sempre tirava o corpo fora quando desafiado pelo seu pastor a um determinado envolvimento missionário ou ministério da Igreja. Esse irmão sempre dizia ao pastor: “Pastor, chama outro, pois eu sou o mais fraquinho da igreja...” Até que em um determinado culto, uma pessoa ficou possessa de um demônio. E o pastor com autoridade dizia àquele demônio: “Sai desta vida em nome de Jesus”. O demônio então disse ao pastor: “eu saio sim, mas vou para o crente mais fraquinho desta igreja...” Daí você já pode imaginar o que aconteceu. Aquele crente ficou mais esperto!
Existem inúmeras desculpas que as pessoas usam ou para fugir de Deus ou do seu chamado. Eis algumas: “Eu sou muito novo..., sou muito velho..., ainda não chegou a minha hora..., não sou capaz..., não sei falar..., não tenho tempo..., sou muito tímido..., não concordo com o líder..., tem muita gente falsa na igreja e etc.
Na realidade todas as desculpas que arrumamos para não andar na presença de Deus e obedecer ao nosso chamado são escolhas que fazemos. Por isso gosto de uma frase que li um dia desses: “Quem quer arruma um jeito, quem não quer arruma uma desculpa.”
Jonas, embora fosse profeta do Senhor aprendeu de uma forma muito dura que não adianta fugir da presença e do chamado de Deus. Jonas precisou ser engolido por um grande peixe. Os "grandes peixes" são as situações que nos levam ao arrependimento genuíno. São aquelas circunstâncias que nos fazem ver que precisamos do Senhor e que fugir dEle é impossível.
O Senhor está dizendo a você, "não fuja mais". E ai... Vai continuar fugindo?  

Pr. Gilberto Oliveira Rehder



Nenhum comentário:

Postar um comentário