quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Levantados para esta hora!

"Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teus pais perecereis; e quem sabe se para tal conjuntura como esta é que fostes elevada a rainha?" - Ester 4:14.
Quero compartilhar com todos os irmãos uma Palavra que tem me incomodado e me levado a pensar sobre as minhas atitudes diante de tantas vidas caídas e sem esperança. Trata-se da linda história de Ester. Da moça humilde que entre os deportados  judeus é escolhida para ser a rainha da Pérsia. Levantada pelo Senhor ela foi um instrumento de Deus para livrar o povo judeu do primeiro grande holocausto em sua história.
Creio irmãos que a missão de Deus em relação a nós seres humanos é nos levantar em todos os aspectos, mas, sobretudo da opressão e domínio do pecado. Gosto do Salmos 113:5-8 que diz:“Quem há semelhante ao Senhor, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra? Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo”.
Todos nós sabemos que a raiz de todas as misérias humanas é o pecado. E Jesus Cristo veio a este mundo para salvar a humanidade de seus pecados e de tudo aquilo que a escraviza.  Glória a Deus! Somos um povo feliz porque recebemos de Graça o perdão de nossos pecados e oportunidade de uma nova vida. (2 Cor. 5:17) O Senhor nos levantou, nos restaurou,nos curou...Mas e agora?
Agora, Ele nos chama para continuarmos a sua missão de levantarmos outras vidas. Somos instrumentos em suas mãos assim como foi Ester. Diante do decreto do rei os judeus estavam desesperados. “Em todas as províncias aonde chegava a palavra do rei e a sua lei, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos se deitavam em pano de saco e em cinza”.Ester 4:3
Ester ouve o desafio de Deus através das palavras de seu tio Mordecai (Ester 4:14) e em oração e jejum parte para a ação. (Ester 4:16) Ela vai à presença do Rei sem ser convidada correndo risco de morrer.
Como Ester, temos também que assumir os riscos para sermos usados por Deus para levantarmos pessoas. Temos que ter consagração e ousadia. Não podemos nos calar! Não podemos nos acomodar! E a pergunta crucial que temos diante de nós é:  
Porque não podemos nos calar? 
Vemos então em Ester 4:14, as quatro razões para não nos calarmos. 

A primeira: se nos calarmos, muitas vidas de perderão.
“... se te calares agora... tu e a casa de teus pais perecereis..."
Nossa omissão e covardia não ficarão impunes. O Senhor tem aliança (compromisso) com os que têm aliança com Ele.  Ezequiel 3.18 “Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei”.  
A segunda: se nos calarmos, Deus levantará outros em nosso lugar.
... se te calares, de outra parte se levantará para os judeus consolo e livramento...”
Não somos insubstituíveis. Deus não contenderá para sempre com o homem. Quando ele confia uma obra a alguém e a pessoa não a realiza, Ele remove essa pessoa e levanta outro em seu lugar. Saul perdeu o reino para Davi. Judas perdeu o apostolado para Matias. Eli foi substituído por Samuel. Quem não faz o que Deus manda, perde seu lugar.
A terceira: se nos calarmos, perderemos a oportunidade de fazer história".
“... quem sabe se para uma conjuntura como esta foste elevada...”
Situações de crise são oportunidades que temos de escrever a História. Ester foi levantada por Deus para preservar do povo Judeu. O método de Deus para mudar a história de vidas e nações sempre foi pessoas. Pessoas como:
•    Martin Luther King Jr.- Passou sua vida lutando pelos diretos dos negros e das mulheres. Ganhou o Premio Nobel da Paz e foi o mais jovem a conseguir isto. Foi assassinado por lutar pela paz e igualdade.
•    William Wilbeforce, metodista e membro do parlamento Britânico lutou por 30 anos contra o trafico negreiro e abolição da escravatura!
•    João Wesley tinha um ideal para si e para os metodistas: a nossa vocação histórica que é: “reformar a nação,  particularmente a Igreja, e espalhar a santidade bíblica sobre toda a terra”  (João Wesley). 
A quarta: se nos calarmos desonraremos a posição que o Senhor nos elevou.
“... para uma conjuntura como esta, foste levantada como rainha...”
Você pode olhar para onde se encontra neste momento e fazer esta pergunta a você mesmo: Quem sabe não foi para um propósito maior do que eu possa imaginar, que Deus me colocou neste lugar ou nesta situação?
Ester era uma pobre escrava e Deus a fez ser escolhida para casar-se com o rei. Ele investiu nela, lhe deu poder e dignidade com o propósito de usá-la. Da mesma forma, nos tirou da condição de pecadores e nos fez embaixadores do seu Reino, líderes em sua casa.
•    Efésios 2:6 “Deus nos ressuscitou com Cristo e com Ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”.

CONCLUSÃO:

-Ester não se calou, não se omitiu..
- Ester expôs sua vida para salvar o povo Judeu. Jesus deu a sua vida na cruz para salvar-nos e nos dar uma nova vida.
E você..vai se omitir?
Ester 8.16 “Para os judeus houve felicidade, alegria, regozijo e honra”.

Pr. Gilberto O. Rehder
Ministração na I.MECA dia 29/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário