quinta-feira, 24 de outubro de 2024


MENTE POSICIONADA, MENTE RENOVADA
Romanos 12:1-2
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Filipenses 4:8

Introdução: Todos nós como cristãos precisamos ter uma Mente Renovada como para experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. “Renovar a mente é conhecer as verdades que procedem de Deus, que não se descobre pela razão, mas pelo Espírito Santo”

O Espírito Santo me revela estas verdades na Palavra de Deus! Pois é na Palavra de Deus que eu posso descobrir e viver na Sua perfeita vontade!

Jesus disse sobre o Espírito Santo: “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir”. João 16:13 

Renovar a mente implica em mudança de padrões de pensamentos, de estilo de vida contrário aos princípios de Deus e, consequentemente, implica em disciplina interior e ao mesmo tempo constância.

Por isso o tema de hoje é “MENTE POSICIONADA- MENTE RENOVADA”

A MAIORIA DAS PESSOAS ACHA QUE NÃO TÊM CONTROLE SOBRE OS SEUS PENSAMENTOS!

Mas não é isto que a bíblia nos diz. A Palavra de Deus declara que podemos escolher em que pensar e isso é de nossa responsabilidade.

DEUS NÃO PROMETEU ARRANCAR DE SUA MENTE OS MAUS PENSAMENTOS E COLOCAR OUTROS BONS. ISSO É DE NOSSA RESPONSABILIDADE.

Você decide que tipo de pensamento vai te influenciar, é você quem proíbe ou permite. É você que acolhe ou refuta os pensamentos maus. Se você fizer a opção de pensar de acordo com a Palavra de Deus, verá os resultados da Palavra de Deus em sua vida.

Há um ditado popular bem conhecido que diz: “Mente vazia é oficina do diabo”,

Outra confusão que muitos têm é em relação a ação do diabo na nossa mente.
Ele é onisciente, não sabe o que você e eu pensamos, todavia ele pode lançar seus dardos inflamados em nossa mente para corrompê-la.

Por essa razão o apóstolo Paulo advertiu: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.”  2 Coríntios 11:3.

A forma como conduzimos os nossos pensamentos e aquilo que colocamos dentro da nossa mente pode nos trazer bem ou mal, pode nos levar à saúde ou à doença, por isso cuidar dos nossos pensamentos é algo muito importante.

“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é..”. Provérbios 23:7a

A Bíblia diz em Isaías 55.8, que os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos...E é aí que está o nosso desafio. TORNAR OS NOSSOS PENSAMENTOS ALINHADOS COM OS PENSAMENTOS DE DEUS!

Mas, como alinhar os nossos pensamentos aos pensamentos de Deus? Mas como cuidar de nossa mente?

QUANDO ANALISAMOS ESTA RICA PALAVRA, ENCONTRAMOS UMA LISTA DE VALORES QUE DEVEM OCUPAR NOSSOS PENSAMENTOS. SÃO ELES:

 1- TUDO O QUE É VERDADEIRO.
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8.32Devemos trazer para a nossa mente aquilo que é verdadeiro. A mentira, o engano, a falsidade e a ilusão são instrumentos do inimigo de nossas almas.

A verdade liberta, a verdade edifica, a verdade transforma. Deus é verdadeiro, Jesus é a verdade, a Palavra de Deus é a verdade.

Não há santificação sem a verdade. "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17:17)

Temos que nos livrar das mentiras que pautam os nossos pensamentos.

Sempre que cremos em uma mentira Satanás assume o controle de nossa mente. (Ele é o Pai da mentira: João 8:44)

 a. "Você é um fracasso. Você jamais vai conseguir".
A mentira da autocondenação é uma das principais armas de Satanás. Você pode lutar com sentimentos de culpa, fracasso ou inferioridade. Satanás o fará crer que suas falhas são imperdoáveis.
b. "Todo mundo faz! Porque você não faz também”.
Você não é todo mundo! Você é um filho ou uma filha do Altíssimo Deus. Deus quer que você seja o sal desta terra e a luz deste mundo!!
c- “Onde está o teu Deus nestas horas”
“As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está?” (Salmo 42.3)
Esta é a mentira que coloca dúvida a respeito do amor e da presença de Deus em nossas vidas quando sofremos! 
“Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando caminhares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”. Isaías 43:2

 2- TUDO O QUE É RESPEITÁVEL
Nossos pensamentos devem focalizar o que respeitável. Não devemos ocupar nossa mente com futilidades ou atitudes irreverentes, mas no que é digno de respeito.

A palavra reverente vem do termo reverenciar. Ela está ligada claramente a ter respeito por alguém ou por alguma coisa, a ter estima, reconhecimento.

COM RELAÇÃO A DEUS, SER REVERENTE É RESPEITÁ-LO E TEMÊ-LO POR TUDO QUE ELE É, POR TUDO QUE ELE REPRESENTA E FAZ E NOS É REVELADO SOBRE ELE NA BÍBLIA.

Note, por exemplo, quando Deus chama Moisés em Êxodo 3:5-6: “Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus” 

Deus exige de Moisés uma atitude de respeito perante Ele, diante de quem Ele era. Moisés entende diante de quem estava e no lugar onde Deus estava presente e se mostra reverente.

O respeito é uma marca da vida daquele que teme ao Senhor.

3-TUDO O QUE É JUSTO
Temos que nos livrar de pensamentos incorretos e desonestos, que nos levarão ao fracasso espiritual e moral.

Jamais deve passar pela nossa mente trazer prejuízo para alguém, nem mesmo para os nossos desafetos.

Prov. 15:8 “O sacrifício dos perversos é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos (justos) é o seu contentamento”.

Tiago 5:16 “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”.

4-TUDO O QUE É PURO
Devemos pensar em tudo o que é puro. Nossa imaginação não deve percorrer os lugares sujos da imoralidade, da impureza, da sensualidade.

Foi falado no acampamento que a pornografia tem aprisionado a mente de muitos adolescentes e jovens.

Salmo 119:9,10 “Como pode um jovem conservar puro o seu caminho? Vivendo-o de acordo com a tua Palavra. De todo o coração eu te procurei: não deixes que me afaste de teus mandamentos!”

Temos que nos livrar de toda a malícia e pensamentos impuros.

A prostituição e o adultério começam em nossa mente.

2 Cor. 7.1 “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.”

5- TUDO O QUE É AMÁVEL
Colos. 3.14  “acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição..” 

 Que o meditar do nosso coração repouse naquilo que é amável. Não devemos nutrir em nosso coração pensamentos de julgamento precipitado e desejo de vingança.

 Temos que entender que a amargura, o ressentimento, o ódio e as contendas se formam em primeiro lugar em nosso coração.

Temos que nos livrar destes sentimentos.

6- TUDO O QUE É DE BOA FAMA.
Somos exortamos a pensar no que produz boa fama.
Creio que boa fama está relacionada ao nosso testemunho no mundo e dentro de nossa própria casa.

1 Cor. 15:34  “Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa”.

"O bom testemunho do cristão é a maior pregação do evangelho”

Que os nossos pensamentos sejam direcionados em como podemos dar um bom testemunho de Cristo ao mundo!
 
Que sejamos conhecidos pela Paz de Cristo que nos motiva a prosseguir e a dar bom testemunho.

 7-TUDO O QUE TEM VIRTUDE
Os seus pensamentos devem leva-lo a um alto padrão de valores espirituais e morais.

Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo.

Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

2 Pedro 1:5
5 por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento;

Nada daquilo que prejudica e rebaixa você e a outras pessoas pode estar em sua mente.
 
8- TUDO QUE TEM LOUVOR
O que pensamos deve trazer louvor a Deus.  

1 Cor. 10.31“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.

 Letra da música: “Meu pensamento é para ti Senhor...”
 
CONCLUSÃO: Sendo assim, não nos conformemos com os padrões e pensamentos deste mundo! Consagremos nossa mente a Cristo, não permitindo que outros pensamentos ocupem o espaço que pertence de direito ao nosso soberano Senhor.

Sua mente foi criada por Deus para o seu bem e não para o mal. Então recuse todo mau pensamento em sua vida. Lute para ocupar seu tempo com coisas que edificam você.

“Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR.” Isaías 54:17

 Em tempos de ameaça, não fique desorientado e nem aja motivado pelo desespero. O diabo pode dizer que você está perdido, que você corre perigo, que sua família vai se quebrar ou qualquer outra mentira.

Tome posse de Isaías 54:17 e peça a sabedoria de Deus para tomar qualquer atitude.
 Diga com autoridade que nenhum intento maligno prevalecerá contra você porque, como filho do Deus Todo-poderoso, você tem uma proteção sem igual!

O primeiro casal da humanidade deu espaço ao engano. Aquele pensamento lançado pela serpente fez sentido para eles, foi convincente, e eles trocaram a ordem de Deus por uma voz externa do mal.

 A estratégia do inferno continua sendo a mesma. O inimigo ainda investe em pensamentos distorcidos, pois atitudes são apenas tomadas quando a nossa mente já está convencida de algo. Você precisa aprender a proteger a Verdade no seu coração, pois o inferno vai tentar deturpá-la e contradizê-la sempre.

 No que você tem pensado? Se você tem dado lugar a ideias como: “Será que Deus está mesmo comigo?”; “Nem tudo que está escrito na Bíblia é para todos”; ou “Isso que a Bíblia diz não é bem assim”, a sua mente já está contaminada!

 Fique atento! Todo e qualquer pensamento deve ser confrontado com a Palavra de Deus! Você será um vencedor em todas as áreas se escolher se alimentar permanentemente apenas da Verdade pura e genuína!

 Oração:  "Pai celestial, eu te agradeço por teres me dado a mente de Cristo. Eu reafirmo a minha liberdade e declaro que não serei preso (a) por pensamentos enganosos. Eu lanço fora de minha mente todo raciocínio, todo pensamento, toda imagem que se levanta contra a verdade de Deus. Eu levo cativo todo pensamento à obediência de Cristo. Eu faço a escolha de encher minha mente com a verdade e ordeno aos meus pensamentos que se alinhem à palavra de Deus. Eu rejeito toda fortaleza de mentira em minha alma, principalmente os pensamentos que tentam impedir que eu experimente o amor de Deus de uma forma plena”.
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

 


ESCOLHEI HOJE!

Josué 24:14,15

14 Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor.

15 Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Introdução: Graça e Paz! Eu quero compartilhar com vocês uma palavra que tem como objetivo nos levar a uma reflexão sobre as nossas escolhas. As nossas escolhas definem o sucesso e as derrotas da nossa jornada.

Posso afirmar sem sombra de dúvida que as escolhas que trazem sucesso para a nossa vida são aqueles que estão atreladas a vontade de Deus.

A Bíblia diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, mas para experimentá-la, é preciso que nos posicionemos renovando a nossa mente com a Sua Palavra e agir conforme ela (Romanos 12:2). 

Para entendermos melhor este assunto, peço aos irmãos que mantenham a sua bíblia aberta no capítulo 24 do livro de Josué.  

AQUELE MOMENTO É UM MARCO SIGNIFICATIVO NA HISTÓRIA DO POVO DE ISRAEL. Após a conquista da Terra Prometida, Josué convoca as tribos de Israel em Siquém para renovar a aliança com Deus.

Este evento ocorre em um momento crucial, onde a fidelidade ao Senhor é reafirmada, e as promessas feitas por Deus no passado são lembradas.

É muito comum depois de uma grande conquista nos esquecermos do que Deus fez ou atribuirmos o que conquistamos aos nossos próprios esforços.

É por isso que no início do capítulo 24, Josué enfatiza a importância de recordar as obras de Deus na vida do povo. Aquela geração precisava compreender que o Senhor os havia tirado do meio da idolatria, através de Abraão para servirem unicamente ao Deus Vivo! Eles precisavam ter a memória das intervenções divinas que lhes serviriam de alicerces para a fé e um incentivo para a obediência.

Mais adiante, nos versículos 26 e 27 Josué levanta uma pedra que lhe serviu como um memorial e testemunha daquele momento de renovação da aliança.

As pedras sempre foram um sinal para aquele povo e a resposta para as gerações futuras. Quando Israel passou pelo João em Js 4:7 foi também erigido um altar de Pedra. Poque Pedra? Porque os feitos do Senhor são memoriais perpétuos para o seu povo.

Em toda a História Deus sempre marcava seus feitos com um memorial, a fim de que o homem o olhasse e se lembrasse das suas maravilhas e se comprometesse com a obediência.  (Isso é posicionamento)

Quando estamos com o cálice e o pão na mão, de que nos lembramos? Lembra-se do que o Senhor Jesus disse? "Fazei isto em memória de mim..." (Lc 22.19).

Voltando em Josué 24:14,15 quero trazer alguns ensinamentos para que serão os alicerces para as nossas escolhas!

1- EU ESCOLHO SOMENTE A DEUS QUANDO SEI QUE SOU ESCOLHIDO.

1 João 4:9  Nós amamos porque ele nos amou primeiro.”

O Deus que tirara Abraão da Mesopotâmia, antro da idolatria, que lhe dera uma descendência, que havia preservado o povo de Israel durante quatrocentos anos no Egito, e dali o tirara, podia fazer qualquer outra coisa que quisesse em prol do seu povo.

No versículo 12 Deus deixa claro que eles venceram o cativeiro Egipcio, o deserto e os povos cananeus não com espado ou com o seu arco.

12 Enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram da vossa presença, bem como os dois reis dos amorreus, e isso não com a tua espada, nem com o teu arco.

Veja Deuteronômio 7:6-8

6 Porque tu és povo santo ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra.

7 Não vos teve o Senhor afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos,

8 mas porque o Senhor vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito.

 

2- EU ESCOLHO SOMENTE A DEUS QUANDO ESTOU CONSCIENTE DA MINHA RESPONSABILIDADE.

14 Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor.

A minha responsabilidade como um escolhido de Deus é temer ao Senhor e servi-lo com fidelidade e integridade.

Esta responsabilidade me leva ao rompimento com os ídolos de meus pais, de meus antepassados.

"sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo" (1 Pedro 1.18-19)

O apóstolo Pedro ensina-nos algo acerca do que temos chamado de “o legado de nossos pais”

Primeiramente, qual é o sentido do termo “legado”? Segundo o escritor Alcione Emerich esta palavra aparece no texto grego com os seguintes significados: “herdado do pai ou dos ancestrais, aquilo que é transmitido pelos pais, herdado”.

A experiência humana nos tem levado a crer que nós, seres humanos, ao virmos a este mundo, recebemos pelo menos três heranças.

(1) Biológica (2) Psicológica (3) Espiritual

Não importa de onde você veio, se você teve heranças psicológicas terríveis ou não, se foi criado na idolatria ou na macumbaria ou na igreja. Em Cristo somos feitos nova criaturas e temos um novo legado espiritual!!!

Você está consciente disso!! Então assuma a tua responsabilidade com Escolhido de Deus!!!

3- EU ESCOLHO SOMENTE A DEUS QUANDO SEI QUE NÃO HÁ MEIO TERMO.

15 Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Essa parte é muitíssimo importante para aprendermos sobre a responsabilidade de fazermos escolhas e principalmente nos ensina que devemos escolher um lado, não dá para ser “neutro” ou “morno”.

Apocalipse 3: 15-16 que diz:

 “Eu conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno, e nem és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”.

Em Mateus 6:24 lemos:

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”.

Além de ficar claro para nós que devemos escolher de que lado estamos, aprendemos que todos nós temos o poder de escolha em nossa mão, independente de tradições religiosas familiares ou quaisquer outras questões.

CONCLUSÃO:

As minhas escolhas podem definir a salvação ou a perdição da minha família!

Josué disse ao povo: “Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais...”

Nesta parte do texto conseguimos compreender que servir ao Senhor não é algo popular e nunca o foi. Em alguns períodos da história, isso poderia ser considerado mal, como nos diz o próprio versículo.

É por isso que há cristãos que não estão suportando as pressões do mundo, de seus valores e ideologias. Alguns estão chamando o que bom de mal e o que é mal de bom!

Mas Josué disse: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!!!

Ele se posiciona primeiro e depois vem a sua família!

 

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Igreja Metodista Catalão-GO