segunda-feira, 18 de abril de 2011

SIM EU AMO A MENSAGEM DA CRUZ!


"Mas longe esteja de mim, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo". Gl 6.14
Estamos chegando mais uma vez próximo a uma data muito importante no cristianismo. Trata-se da páscoa. Eu acredito irmãos que neste tempo, temos que resgatar a “velha” mensagem da cruz em nossos sermões , estudos bíblicos e também em nossas músicas. Sou do tempo em que as músicas enfatizavam a teologia da evangelização. Suas letras eram cristocêntricas e nos momentos de culto sempre havia um convite para que as pessoas se entregassem a Jesus Cristo.
A morte de Cristo na cruz é um fato central para o cristianismo. É interessante que é da palavra latina “cruz” vem a palavra “crucial”, isto é, central, importante.
A mensagem da cruz era de crucial importância para Paulo. A mais importante mensagem a ser pregada. Paulo chega até dizer que “Cristo o enviou, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.” 1 Cor. 1:17
Podemos ver que o seu foco não era nem batizar muitas pessoas. Não era conseguir adeptos ao cristianismo a qualquer custo, diluindo a mensagem do evangelho.
Hoje para muitos, a cruz possui um significado diferente daquele que tinha no primeiro século.
A cruz hoje é um objeto de veneração. Usada como jóia requintada ou em escultura artística. A cruz se transformou em algo belo. Hoje a cruz é usada como adorno, como colar, como quadro. Mas na época de Jesus a cruz tinha um único significado: morte.  Mas não qualquer morte. Significava a mais hedionda e angustiante morte imaginável.
Não podemos entender mal a obra da cruz. Qual é esta mensagem que a cruz nos traz?
1 . A CRUZ É O AMOR DE DEUS DEMONSTRADO PELOS PECADORES.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16
A cruz não apenas prova o amor generoso de Deus para com os pecadores, mas também a intensidade de nosso pecado e de nossa rebelião contra ele. A mensagem central do cristianismo não é o Sermão do Monte, nem as parábolas de Jesus que ilustram o amor ao próximo. A mensagem que transformou o mundo do primeiro século e que tem transformado vidas hoje, era que os seres humanos são culpados, irremediavelmente culpados por pecados que não podem ser compensados. Não podemos nos esquecer que o evangelho confronta os seres humanos com os seus enganos e pecados e os chama ao arrependimento.  Ao olharmos para a cruz, eu vejo o grande amor de Deus, a sua grande misericórdia, e como ele deseja que ninguém pereça mas que todos cheguem ao arrependimento. (2 Pd 3:9)
2- A CRUZ É O PODER DE DEUS PARA NOSSA SALVAÇÃO.
“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”. I Cor. 1:18.
Outra interpretação errônea considera a cruz como uma ideologia a ser defendida.  Este não é o centro da cruz. Um exemplo desse pseudo cristianismo é que  ser cristão é ser contra o aborto, contra o homossexualismo... Contra isso, contra aquilo. O cristão também pode e deve ser contra tudo aquilo que escraviza e oprime o ser humano, mas isso não torna ele um cristão. Ser cristão é reconhecer a Jesus como o único que tem poder para dar a maior de todas as bênçãos: a salvação eterna. E esta salvação inclui uma nova vida (2 Cor. 5:17) Quando transformamos o evangelho em ideologia, corremos o risco de não ver o evangelho transformado vidas.
3 – A CRUZ MOSTRA A GRANDEZA DE JESUS COMO NOSSO SUBSTITUTO.
“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. Romanos 5:8
Alguns olham para a cruz com profundo sentimento, mas sem saber o real motivo pelo qual Jesus morreu na cruz. Como aquelas pessoas que choram pelo sofrimento de Jesus, sem o verdadeiro motivo. E tem gente que tem até dó de Jesus!
Choram por ele, mas não choram por si mesmos. Choram pelos sofrimentos de Jesus na cruz, mas não pelos próprios pecados que o puseram lá. O sofrimento de Jesus foi terrível, pelo simples fato e razão de que nosso pecado é terrível. Devemos também lembrar, que a morte de Jesus na cruz foi substitutiva. Ou seja: Ele morreu por nós! No Calvário, Cristo satisfez a lei da justiça de Deus no lugar do pecador.
CONCLUSÃO:
Encerro esta palavra citando o final de uma música antiga de Asaph Borba “Que posso eu fazer”
Depois que Ele cumpriu a sua parte
Depois que Ele assumiu tudo o que era meu
Mostrando o caminho que me leva até Deus Pai
que posso eu fazer, além de minha vida entregar

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Um comentário: