sexta-feira, 26 de outubro de 2012

UM CORAÇÃO QUEBRANTADO!



“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra".Salmo 34.18,19

Nestes dias em nossa igreja, o Senhor tem nos motivado a buscar um coração quebrantado . Muitos crentes ainda não perceberam que o critério que Deus utiliza para medir as pessoas é totalmente diferente do que o ser humano pensa e utiliza.     O profeta Samuel ao usar o seu critério pessoal jamais pensou que Davi poderia ser o sucessor do trono de Saul. Em 1 Samuel 16.7 , confirma de forma clara que o critério de escolha de Deus começa pelo coração. “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração”. Mas que tipo de coração o Senhor procura? Certamente um coração quebrantado!
A palavra quebrantado tem haver com aquilo que foi quebrado. Normalmente não damos valor às coisas quebradas e algumas delas descartamos totalmente. Sabe por quê? Porque quando algo é quebrado o seu valor diminui ou desaparece completamente. Para que serviria um espelho ou um vaso quebrado? Entretanto, no mundo espiritual, Deus dá um grande valor às coisas quebradas. Nada move mais o coração de Deus que um coração quebrantado.
Ter um coração quebrantado é estar totalmente quebrado diante do Senhor; é a atitude de prostração diante do Senhor onde abrimos mão de fazer a nossa vontade para fazer a Sua vontade. O ser humano na busca da felicidade tem procurado satisfazer a todos os desejos de seu coração ainda que este desejo o afaste de Deus e o leve a pecar. Um dia desses, me deparei com uma frase de Bob Marley que reflete bem este pensamento: “Nada é errado se te faz feliz.” Grande engano do coração do homem! Ser feliz segundo a Bíblia é temer ao Senhor e ter prazer nos seus mandamentos. Salmo 112.1 “Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos.” Conheço várias pessoas que na busca de uma falsa felicidade, se puseram a satisfazer todos os seus desejos. O que não contaram é com as consequências desastrosas destas escolhas. “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.” Prov.14.12
Ter um coração quebrantado é abrir mão de todo orgulho e soberba. Um coração endurecido pelo orgulho, pela vaidade intelectual, pelos valores deste mundo e pelo falso senso de justiça própria jamais chamará a atenção de Deus. Como é difícil para uma pessoa incrédula e orgulhosa admitir a necessidade de se quebrar diante de Deus e confessar: “Eu sou um pecador e careço da graça e misericórdia de Deus”.
Muitos ainda não se atinaram para o fato de que Deus sempre resistirá ao soberbo e abençoará o humilde.. É justamente isso que disse o apóstolo Tiago: “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” Tiago4.6.
Ter um coração quebrantado é viver na dependência de Deus. E viver na dependência de Deus é deixar que Ele dirija a nossa vida totalmente. Todas as nossas atitudes e decisões agora, são pautadas pela Sua Palavra e não pelos nossos sentimentos ou razão. Antes de conhecer o Senhor eu gostava de dizer: “Ninguém manda em mim” “Sou dono do meu nariz”; mas aprendi que um cristão é alguém onde Cristo vive. Sou de Jesus e não pertenço mais a mim mesmo ou a este mundo. Um dos primeiros textos que conheci em minha nova vida fala justamente sobre isso. “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gálatas 2.20
Eu poderia seguir falando muitos mais sobre este tema. Mas, encerro este texto dizendo que ter um coração quebrantado pode ser doloroso, mas vale a pena. O quebrantamento nos levará a experimentar o melhor que Deus tem para nós. E o melhor que Deus tem para nós é estarmos no centro de Sua vontade. (Rom. 12:1,2)

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

FINALIDADE!


Nesta semana no Grupo de Crescimento dos Intercessores, estivemos refletindo sobre as finalidades do cristão.Pudemos perceber que tudo o que existe tem uma finalidade; ou pelo menos deveria ter.                                                                                                                                           
Imagine uma piscina sem água. O que se faz com uma piscina sem água? - Absolutamente nada!Imagine uma lanterna sem pilhas, um avião sem asas, um carro sem rodas, um computador  sem a placa mãe...Para que servem? Para nada! Algo só tem sentido quando pode exercer o fim para o qual foi feito. Infelizmente nem todos os cristãos sabem para que foram salvos por  Cristo! Mutos também não sabem porque fazem parte de uma Igreja.                                                
Partindo da Bíblia que é  a nossa regra de fé e prática, em primeiro lugar, fomos salvos para as boas obras .  Em Efésios 2:8-10, o apóstolo Paulo diz: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas". As boas obras não é a causa da salvação, mas o efeito. Um cristão que não pratica as boas obras em relação ao seu semelhante está fora do propósito de Deus.                                              
Em segundo lugar ,fomos salvos também,  para dar frutos que permanecem. Foi para isso que fomos chamados por Jesus!"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda" João 15:16.Estes frutos são vidas que de alguma forma ajudamos a gerar para a vida eterna.   "Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho.Porque de Deus  somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós" .1 Cor.3.8, 9                                                                                                                                                                    
Em terceiro lugar, fomos salvos para a comunhão. Em 1 João 1:7 diz: "Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado". Conheço muitas pessoas que dizem amar a Deus, mas que evitam o seu povo a todo custo. As desculpas são as mais diversas. "Tem muita gente falsa na igreja", "A Igreja não salva", " Não concordo com os dízimos", "Não sou fanático" e por ai vai... Li uma frase esta semana que sintetiza bem esta incoerência: "Procurar perfeição dentro da Igreja,  é o mesmo que entrar dentro de um hospital e dizer: - Não admito ninguém doente  aqui!" A Bíblia denomina a igreja de o corpo de Cristo. Cada crente é parte desse corpo. É obvio que qualquer membro do corpo só poderá estar vivo e ativo se estiver ligado ao corpo; é indispensável estar conectado ao corpo. Por isso todo crente tem que estar ligado à igreja.                     
A igreja precisa de você e você precisa dela. Como diz a Bíblia:  "Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós ".1 Cor. 12.21  O que é que acontece quando uma parte é amputada do corpo? Ela logo morre e degenera. Se você disser ao corpo de Cristo:  Não preciso de você, posso passar muito bem sozinho ,logo sua alma se degenera. Para poder viver e crescer, você precisa ser uma parte integrada ao corpo.  Se não cumprirmos a finalidade estabelecida por Deus para a nossa vida, com certeza jamais vamos experimentar a alegria de sermos úteis. Pense nisto! Você tem cumprido a sua finalidade?     
Pr. Gilberto Oliveira Rehder