sexta-feira, 26 de outubro de 2012

UM CORAÇÃO QUEBRANTADO!



“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra".Salmo 34.18,19

Nestes dias em nossa igreja, o Senhor tem nos motivado a buscar um coração quebrantado . Muitos crentes ainda não perceberam que o critério que Deus utiliza para medir as pessoas é totalmente diferente do que o ser humano pensa e utiliza.     O profeta Samuel ao usar o seu critério pessoal jamais pensou que Davi poderia ser o sucessor do trono de Saul. Em 1 Samuel 16.7 , confirma de forma clara que o critério de escolha de Deus começa pelo coração. “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração”. Mas que tipo de coração o Senhor procura? Certamente um coração quebrantado!
A palavra quebrantado tem haver com aquilo que foi quebrado. Normalmente não damos valor às coisas quebradas e algumas delas descartamos totalmente. Sabe por quê? Porque quando algo é quebrado o seu valor diminui ou desaparece completamente. Para que serviria um espelho ou um vaso quebrado? Entretanto, no mundo espiritual, Deus dá um grande valor às coisas quebradas. Nada move mais o coração de Deus que um coração quebrantado.
Ter um coração quebrantado é estar totalmente quebrado diante do Senhor; é a atitude de prostração diante do Senhor onde abrimos mão de fazer a nossa vontade para fazer a Sua vontade. O ser humano na busca da felicidade tem procurado satisfazer a todos os desejos de seu coração ainda que este desejo o afaste de Deus e o leve a pecar. Um dia desses, me deparei com uma frase de Bob Marley que reflete bem este pensamento: “Nada é errado se te faz feliz.” Grande engano do coração do homem! Ser feliz segundo a Bíblia é temer ao Senhor e ter prazer nos seus mandamentos. Salmo 112.1 “Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos.” Conheço várias pessoas que na busca de uma falsa felicidade, se puseram a satisfazer todos os seus desejos. O que não contaram é com as consequências desastrosas destas escolhas. “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.” Prov.14.12
Ter um coração quebrantado é abrir mão de todo orgulho e soberba. Um coração endurecido pelo orgulho, pela vaidade intelectual, pelos valores deste mundo e pelo falso senso de justiça própria jamais chamará a atenção de Deus. Como é difícil para uma pessoa incrédula e orgulhosa admitir a necessidade de se quebrar diante de Deus e confessar: “Eu sou um pecador e careço da graça e misericórdia de Deus”.
Muitos ainda não se atinaram para o fato de que Deus sempre resistirá ao soberbo e abençoará o humilde.. É justamente isso que disse o apóstolo Tiago: “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” Tiago4.6.
Ter um coração quebrantado é viver na dependência de Deus. E viver na dependência de Deus é deixar que Ele dirija a nossa vida totalmente. Todas as nossas atitudes e decisões agora, são pautadas pela Sua Palavra e não pelos nossos sentimentos ou razão. Antes de conhecer o Senhor eu gostava de dizer: “Ninguém manda em mim” “Sou dono do meu nariz”; mas aprendi que um cristão é alguém onde Cristo vive. Sou de Jesus e não pertenço mais a mim mesmo ou a este mundo. Um dos primeiros textos que conheci em minha nova vida fala justamente sobre isso. “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gálatas 2.20
Eu poderia seguir falando muitos mais sobre este tema. Mas, encerro este texto dizendo que ter um coração quebrantado pode ser doloroso, mas vale a pena. O quebrantamento nos levará a experimentar o melhor que Deus tem para nós. E o melhor que Deus tem para nós é estarmos no centro de Sua vontade. (Rom. 12:1,2)

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário