quinta-feira, 25 de julho de 2013

DO QUE SE QUEIXA O HOMEM?

"Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados". Lamentações 3.39

Existe uma tendência em todo ser humano para a queixa. Esteja certo disso! Somos especialistas em queixas e a nossa  lista não é pequena.  Existem aquelas queixas corriqueiras: Nos queixamos se está calor ou se está frio, nos queixamos se chove de mais ou se não chove; nos queixamos até da comida que não nos agradou; nos queixamos porque não dormimos o suficiente, nos queixamos do nosso trabalho, e por ai vai....
Nem todas as queixas são erradas. Existem aquelas que são necessárias para fazer valer o direito e a justiça e também para melhorar os serviços públicos e privados. Lembro-me de um tempo atrás estar em um grande supermercado de nossa cidade com  a intenção de comprar um pernilzinho em promoção. Chegando no açougue vi um pedaço lindo, mas com um detalhe indesejado: havia sobre ele uma grande mosca varejeira; mas era enorme mesmo! Fiquei com nojo na hora e mostrei aquela mosca para a açougueira que estava me atendendo dizendo: "Você não viu que entrou uma enorme mosca ai está grudada na carne?" Ela de pronto respondeu: "Ela entrou aí e não quer sair!...e ainda me perguntou: você não vai levar"? Claro que não, respondi...A queixa neste caso para a gerência do supermercado  era necessária para garantir mais cuidado com a higiene dos alimentos.
No entanto, biblicamente falando existem queixas que não ajudam em nada e nem acrescentam nada de bom ou construtivo para nós.
A queixa contra irmãos da igreja é uma delas. A grande maioria destas queixas não tem como objetivo de concertar ou de ajudar os "transgressores" a restaurar a sua vida com Deus; na realidade a maior parte delas é fruto de imaturidade, invejas, ciúmes e maldade no coração. Quem se queixa neste caso, nem quer se comprometer a solucionar o "problema"; a pessoa chega até a dizer: "Nem fala que fui eu que falei..." Por isso a apóstolo Tiago nos adverte: "Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas". Tiago 5.9. Infelizmente conheço pessoas que estão fora da comunhão da igreja porque "ouviram alguma queixa" de um irmão e tomaram uma decisão de se afastar dos cultos e reuniões sem ao menos averiguarem a veracidade dos fatos.
Outra queixa que não acrescenta nada de bom é a queixa contra Deus. Muitas vezes, quando a pessoa não acha ninguém a quem culpar, então culpa a Deus. E se queixa da sorte,  indignada: Por quê Deus permite isso? Por quê Deus me fez aquilo? Crendo de fato que Deus criou esse ou aquele problema. Essa era a queixa dos Israelitas que foram levados ao cativeiro. Através do profeta o Senhor os leva a olhar para a causa do sofrimento e não pela consequência em si; os seus próprios pecados. "Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados". Lamentações 3.39. Creio que o Espírito Santo quer levar-nos a olhar para dentro de nós e gerar em nossos corações o arrependimento de nossos pecados, inclusive o das queixas sem valor. Faça isso e peça ao Espírito Santo para mostrar-lhe aquilo que o tem afastado da comunhão com Deus e com os irmãos. Fez isso? Agora peça perdão  e o agradeça. Faça do Salmo 141:3 a sua oração: "Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios." Em Cristo e Por Cristo!
Pr. Gilberto Oliveira Rehder




Nenhum comentário:

Postar um comentário