quarta-feira, 26 de março de 2014

QUANDO OFENDEMOS OU SOMOS OFENDIDOS

“O irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos de um castelo”. Provérbios 18.19

Em minha experiência ministerial tenho me deparado com algumas situações difíceis de tratar como pastor e conselheiro. Uma delas trata-se das ofensas entre irmãos na fé ou familiares. Nem sempre conseguimos atingir o alvo que é o perdão e a reconciliação entre as partes, pois a natureza humana com o seu orgulho e razão na maioria das vezes resiste fortemente aos conselhos da Palavra de Deus.  A bíblia diz justamente isso: “O irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza...” na Nova Tradução na Linguagem de Hoje trás o verso acima assim: "É mais difícil ganhar de novo a amizade de um amigo ofendido do que conquistar uma fortaleza; as discussões estragam as amizades."
A ofensa é capaz de colocar um irmão numa atitude de resistência permanente. O seu coração, se fecha e se tranca. Satanás sabe que mágoas guardadas no coração em decorrência das ofensas sofridas acabam se constituindo em verdadeiras muralhas de resistência, que se consolidam ainda mais com o passar do tempo. Por isso a bíblia diz: “Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados.” Hebreus 12:15. 
Esse sentimento de amargura se instala no solo do coração e lança suas raízes trazendo perturbação para a alma e contaminação para os que vivem ao redor.
Quando somos ofendidos precisamos expulsar de nossos corações toda mágoa, porque dão forças para satanás agir em nossas vidas ( 2 Cor. 2:10,11). Se uma pessoa te fez mal, conte para Deus, não peça punição, mas peça para Ele te livrar desses sentimentos. Assim como você não quer que os outros te odeiem, te tratem mal, te olhem com cara feia ou te julguem, peça a Deus para você não fazer isso com os outros. ( veja estes textos: Rom 12:14-21; Coloss. 3:13; Lc. 6:37)
Quando ofendemos alguém precisamos nos arrepender e pedir perdão a Deus e para a pessoa ofendida. Tratando-se de ofensas, todos nós já ofendemos alguém quer de forma consciente ou não. Ofender significa: Violar uma lei divina, pecar, causar constrangimento ou magoar; também desagradar ou aborrecer alguém. Por isso, como discípulos de Jesus temos que buscar a todo custo viver o maior mandamento do Senhor: O AMOR!
Se realmente amarmos uns aos outros como Jesus nos ensinou, haverá mais respeito, doação, edificação, comunhão, apoio, solidariedade, salvação e justiça; abriremos mão de atitudes que ferem e ofendem as pessoas como as insinuações, fofocas, julgamentos, brincadeiras sem graça, preconceitos, desonestidades, injustiças, desobediências e maledicências.
Seja qual for a situação que você estiver vivendo hoje, não permita que o teu coração se distancie da graça de Deus. Guarde (cuide, proteja, blinde) o teu coração como diz em Provérbios 4.23  "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida".


Pr. Gilberto Oliveira Rehder.

terça-feira, 18 de março de 2014

APRENDENDO A OUVIR A DEUS

Texto: 1 Samuel 3:-1- 12

3.1   O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do SENHOR era mui rara; as visões não eram frequentes.
3.2   Certo dia, estando deitado no lugar costumado o sacerdote Eli, cujos olhos já começavam a escurecer-se, a ponto de não poder ver,
3.3   e tendo-se deitado também Samuel, no templo do SENHOR, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse,
3.4   o SENHOR chamou o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui!
3.5   Correu a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei; torna a deitar-te. Ele se foi e se deitou.
3.6   Tornou o SENHOR a chamar: Samuel! Este se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te.
3.7   Porém Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR.
3.8   O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Então, entendeu Eli que era o SENHOR quem chamava o jovem.
3.9   Por isso, Eli disse a Samuel: Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. E foi Samuel para o seu lugar e se deitou.
3.10   Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve.
3.11   Disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que a ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.
3.12   Naquele dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado com respeito à sua casa; começarei e o cumprirei.

INTRODUÇÃO: O mês de março é um mês muito especial na agenda da Igreja Metodista. Além do Dia Internacional da Mulher comemoramos também o dia da Mocidade Metodista.
Em todo o Brasil o mês março é dedicado ao jovem metodista: Com o tema “TUDO OU NADA” o jovem metodista tem sido desafiado em três situações:
(1) Na oração comunitária
(2) Na consagração pessoal.
(3) Nas ações de serviço e missões.
Por essas razões eu gostaria nesta noite falar uma palavra específica à Mocidade. O Tema que eu quero abordar é: A importância de se ouvir a voz de Deus hoje.
O personagem escolhido para esta palavra é o juvenil Samuel. Quem era Samuel?
(1) Samuel era fruto de oração de sua mãe Ana. Ela insistentemente orou ao Senhor para que pudesse gerar um filho e esse filho nasceu como fruto de um milagre de Deus. (Samuel significa: "Pedido a Deus”.).
(2) Samuel nasceu em um contexto ruim. Os dias de Eli eram dias de apostasia, havia religiosidade intensa, mas sem nenhuma sinceridade. As atividades no templo estavam em dia, mas não havia vidas consagradas, não havia comprometimento com o Altíssimo. Havia palavras, mas não havia poder.

A verdade é que os filhos do Sacerdote Eli (Hofini e Finéias), que também eram chamados de sacerdotes estavam cometendo vários pecados e com isso Deus deixou de abençoá-los.
a-  Eram Filhos do Sacerdote- Mas eram chamados de filhos de Belial: Ímpios.
b-  Eles estavam no templo- Mas Não conheciam ao Senhor
c-  Desprezavam a oferta ao Senhor.
d-  Se deitavam com as prostitutas na casa do Senhor.

Os pior amados, é que Eli diante disso tudo nada fez para corrigir a seus filhos:

3.12   Naquele dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado com respeito à sua casa; começarei e o cumprirei.
3.13   Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu.

O resultado disso é que “a palavra do Senhor era mui rara”.

- Será que Deus não queria mais falar?
- Será que Deus não era mais como nos dias de Abraão e de Moisés, quando falava com Seus servos?

Creio que, na verdade, o que não tinha era gente que estivesse pronta e disposta a escutar.

Alguma coisa tinha que mudar, pois o povo não podia ficar sem ouvir a palavra de Deus. É nesse momento triste e frio da história de Israel que entra em cena Samuel, alguém que queria ouvir Deus falar, alguém que iria escutar, quando Deus falasse.

Nesse momento, cabe a nós refletir na seguinte pergunta:

- Será que os nossos dias são diferentes dos dias de Eli e de seus filhos.

Você precisa ser sincero ao responder essas perguntas:

- Quando Deus fala você escuta?

- Será que somos como os filhos de Eli, ou como Samuel?


Por que Samuel estava apto a escutar a voz de Deus?

1. O JOVEM SAMUEL SERVIA NO TEMPLO EM SUBMISSÃO.
3.1   O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do SENHOR era mui rara; as visões não eram frequentes.

Mesmo vendo os maus exemplos de seus líderes, desde menino Samuel servia ao Senhor no templo em submissão a Eli.

É importante dizer isso, porque Samuel não somente fazia uma obra, ele servia com integridade de espírito e submissão.

a) Samuel se tornou um grande líder; o último dos juízes e o primeiro dos profetas, porque aprendeu primeiro a servir.

Jesus redefiniu o conceito de liderança como aquele que SERVE:

"... quem quiser ser grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos."Marcos 10.43-45

Conheço mais servos que são líderes do que líderes que são servos. 

O jovem que quer ouvir realmente a voz de Deus é alguém disposto a servir.

Aprendi com os meus líderes (servos) no Seminário que fiz em Araçatuba que se eu quisesse ser um missionário ou um pastor de verdade eu deveria aprender a lavar o banheiro, a arrumar bem o meu quarto, a trabalhar duro...

Se você quer fazer diferença na sociedade, aprenda a servir!

b) Samuel se tornou um grande líder porque estava debaixo de um propósito e no lugar onde Deus queria que ele estivesse: No Templo.

- Apesar de ver no Templo toda a corrupção e imoralidade dos filhos de Eli ele não se revoltou e nem tão pouco se contaminou. Ele não perdeu o seu foco.

Eu fico imaginando se ele desistisse ou fosse influenciado por conta da hipocrisia dos filhos de Eli...

2. O JOVEM SAMUEL APRENDEU A NÃO CONFUNDIR A VOZ DE UM HOMEM COM A VOZ DE DEUS (4-10)
3.3   e tendo-se deitado também Samuel, no templo do SENHOR, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse,
3.4   o SENHOR chamou o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui!
3.5   Correu a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei; torna a deitar-te. Ele se foi e se deitou.
3.6   Tornou o SENHOR a chamar: Samuel! Este se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te.
3.7   Porém Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR.
3.8   O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Então, entendeu Eli que era o SENHOR quem chamava o jovem.
3.9   Por isso, Eli disse a Samuel: Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. E foi Samuel para o seu lugar e se deitou.
3.10   Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve.

Era preciso aprender essa lição importante: - não confundir a voz de homem com a voz de Deus; e ele aprendeu. E nós aprendemos?

Há muitos intitulados “profetas” que dizem “Assim diz o Senhor” quando o Senhor nada diz. (Veja Ezequiel cap. 13) Tais pessoas causam muitos estragos e confusão na igreja porque os crentes da atualidade desprezam a verdadeira revelação de Deus- a Bíblia.

a) Para não confundirmos o que é voz de Deus e voz dos homens, devemos estar dispostos a ouvir o que Deus quer falar conosco e não o que queremos ouvir.

Muitos têm buscado no ato de ouvir a Palavra uma satisfação pessoal e emocional. Querem ao ler a Bíblia ter uma sensação de degustação, admiração, que lhe provoque apenas conforto para seus problemas ou lhe traga alegria e emoções, como se estivessem lendo um romance. Deus fala sim para o nosso conforto e consolo espiritual, mas não é só isso!

- Em muitas situações o Senhor irá nos confrontar através de Sua Palavra. Seremos confrontados em nossa desobediência, em nosso comodismo, em nossa falta de fé e em muitas outras áreas de nossa vida.

Hebreus 3.15   “Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação”.


b) Para não confundirmos o que é voz de Deus e voz dos homens, devemos investir o nosso tempo em conhecer a Palavra de Deus. Não estou falando simplesmente de ouvir pregações, mas de estudar e examinar as Escrituras. Precisamos levar à sério todos os meios que dispomos para aprender: a Escola Dominical, os Grupos de Crescimento, Seminários...

Mateus 22.29  “Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”

c) Para nas confundirmos o que é voz de Deus e voz dos homens, precisamos ter uma vida devocional diária.
Isso é buscar intimidade com Deus todos os dias. É parar tudo para falar com Deus e também para ouvi-lo. 

Salmo 5: 3 "De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manha te apresento a minha oração e fico esperando."

- Esperando o que? R: Que o Senhor fale..


3- O JOVEM SAMUEL APRENDEU QUE A VOZ DE DEUS NOS DESPERTA DO SONO ESPIRITUAL.
3.3   e tendo-se deitado também Samuel, no templo do SENHOR, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse,
3.4   o SENHOR chamou o menino...”

Havia no Tabernáculo e depois no Templo, um castiçal de ouro puro (Ex 27.20,21), cujas lâmpadas eram ajustadas cada noite pelo sacerdote, de modo a queimar e iluminar o Lugar Santo até que nascesse um novo dia. Disto podemos concluir que:

a. Samuel foi despertado de madrugada, ou seja, nas primeiras horas da manhã;
b. Antes que a noite chegasse, a lâmpada devia receber azeite;
c. O azeite devia ser suficiente para durar a noite toda… devia ser cheio até a borda.

Aprendemos nesta verdade que:

Devemos ser despertados por Deus, para assumirmos a vocação que Ele nos dá;

Antes que a noite espiritual chegue, precisamos buscar azeite (unção do Espírito) em nossas vidas;

 A medida de azeite deve ser maior possível… a noite é longa e precisamos estar preparados para atravessá-la.

Talvez sejamos a última geração a pregar o evangelho antes do arrebatamento da Igreja.

Deus sempre chama alguém, antes que a lâmpada se apague.

a. Para um ministério eficaz
b. Para uma pregação contundente
c. Para uma conduta exemplar
d. Para enfrentar a frieza espiritual
e. Para conduzir as pessoas de volta a Deus.


CONCLUSÃO:

Que tipo de jovens queremos ser?

Como os filhos de Eli que não escutavam ao Senhor porque estavam tão distantes e contaminados pelo pecado?

Ou queremos ser como Samuel, que mesmo tão jovem ouviu a voz de Deus e marcou a sua geração?

Pr. Gilberto Oliveira Rehder 
Ministração na I.M.Catalão
Dia da Mocidade Metodista - 16/03/2014


quarta-feira, 5 de março de 2014

URGENTE VERSUS IMPORTANTE

“A maioria das coisas que são urgentes não são importantes e a maioria das coisas que são importantes não são urgentes”.   Dwight D. Eisenhower

                Quando você apenas dá sua atenção à questões urgentes, muitas outras questões urgentes irão surgir substituindo aquelas que já foram tratadas. Porém, quando você se concentra nas questões importantes, então você está fazendo um real progresso. Muitas das questões mais importantes não aparecem subitamente diante de você chamando sua atenção. Essa é a razão pela qual é fácil ignora-las em detrimento das questões urgentes.
                A realidade é que muitas das questões que chamamos de “urgentes” a médio e longo prazo se revelam como simplesmente triviais. Se você focaliza apenas naquilo que chama a sua atenção imediata, certamente que lá na frente você vai se arrepender dessa atitude. É apenas uma questão de tempo.
                A qualidade da sua vida depende e muito de onde você está colocando as suas prioridades. O mais importante e significativo aspecto da sua vida merece sua consideração e apoio numa base diária. Quanto mais atenção você der às coisas importantes menos você irá sentir a necessidade de ser controlado pelo urgente

Nélio Da Silva
www.encorajamento.com

Para Meditação:

“Para a pessoa que tem compreensão, tudo é claro; tudo é fácil de entender para quem é bem informado. Aceite os meus ensinamentos em vez de prata e o meu conhecimento, em lugar de ouro puro. Eu sou a Sabedoria; sou mais preciosa do que as joias. Tudo o que você deseja não pode se comparar comigo”. Provérbios 8:9-11