segunda-feira, 8 de junho de 2020

CORRENDO COM OS CAVALOS



“Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?” Jeremias 12:5 (ARA)

“Se correr com homens o deixa cansado, como poderá competir com cavalos? Se tropeça e cai em campo aberto, o que fará nas matas junto ao Jordão? Jeremias 12:5 (N.V.T)

“Jeremias, se você se cansa apostando corrida com os homens, como é que vai correr mais do que os cavalos? Se você não se sente seguro numa terra de paz, como é que vai conseguir viver nas matas do rio Jordão?” ( NTLH)

Introdução: Graça e Paz irmãos e irmãs, eu quero compartilhar com vocês um texto que tem me chamado a atenção nestes dias, principalmente por se tratar de uma resposta que Deus dá a um desabafo e a vários questionamentos do Profeta Jeremias.

Jeremias é um profeta atípico. É certamente um profeta que desafia o senso comum sobre o agir de Deus. Sem dúvida alguma, o tratar de Deus em sua vida em muito se assemelha ao da vida de Jó.

Por isso ele é conhecido como o profeta chorão não apenas por profetizar um juízo de Deus para um povo de coração duro e que se recusava a se arrepender, mas também por ser o mais rejeitado de todos os profetas do antigo testamento!

Por ter uma pregação que não agradava a seus ouvintes o seu ministério foi o mais contestado de todos os ministérios proféticos da bíblia.

Por isso, Jeremias como um ser humano como nós, tem algumas crises tão severas aponto de sentir vontade de desistir de seu chamado.

No capítulo 20:7-9 ele diz:

7 Ó Senhor, tu me constrangeste, e eu me deixei constranger. És mais forte que eu e prevaleceste. Agora, sou motivo de zombaria todos os dias; todos riem de mim.
8 Pois, sempre que abro a boca, é para gritar: “Violência e destruição!”. Essas mensagens do Senhor me transformaram em alvo constante de piadas.
9 Mas, se digo que nunca mais mencionarei o Senhor, nem falarei em seu nome, sua palavra arde como fogo em meu coração; é como fogo em meus ossos. Estou cansado de tentar contê-la; é impossível!
É interessante aqui que Jeremias tenta fugir deste chamado, mas a Palavra de Deus arde como fogo em seu coração e ele chega a conclusão que não pode contê-la; é impossível!

Voltando então ao capítulo 12, Jeremias está em meio a uma de suas crises, mas agora ele chega a questionar a Deus em duas situações:

O primeiro questionamento que ele faz é: “... Por que prospera o caminho dos perversos, e vivem em paz todos os que procedem perfidamente?” Jeremias 12:1

E ao fazer este questionamento ele deseja realmente a morte destes homens injustos e cruéis (Versículos 2,3)

O segundo questionamento que ele faz está no versículo 4: “Até quando estará de luto a terra, e se secará a erva de todo o campo.” Jeremias 12:4

Neste segundo questionamento ele não atribui diretamente a Deus a causa destas desgraças, mas O coloca como um Deus indiferente à dor humana.   

No verso 4 ele diz:Por causa da maldade dos que habitam nela, perecem os animais e as aves; porquanto dizem: Ele não verá o nosso fim”. Jeremias 12:4

A resposta do Senhor à angústia de Jeremias foi bastante chocante: Ao invés de simpatizar com sua situação e confortá-lo, o Senhor censurou-o e desafiou-o, dizendo:
“Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?” Jeremias 12:5 (ARA)

O que podemos aprender a respeito desta resposta de Deus a Jeremias?

1- PRECISAMOS SABER QUE ESTAMOS EM UMA CORRIDA.

Deus fez o profeta saber que ele estava em no meio de uma corrida e por isso não podemos parar ou retroceder. Alguns textos sugere que Jeremias estava em uma competição.

“ Jeremias, se você se cansa apostando corrida com os homens, como é que vai correr mais do que os cavalos?”

A grande verdade é que nossa vida também é uma corrida, uma competição. (Hebreus 12:1,2)

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.”.

É assim que nós, que fomos chamados, devemos correr a carreira que Deus propôs para nós… sem embaraços, sem peso, sem pecado, sem atrasos, sem mágoas, sem olhar para as circunstâncias, sem ressentimentos, ou qualquer outra coisa do tipo.

O Senhor fala agora a Jeremias que ele está em uma competição com homens que vão a pé, mas que ele também iria competir contra  homens que vão a cavalo.

Muitas vezes li este texto e não compreendi. É normal uma competição, de homens contra homens. Mas competir, apostar uma corrida entre um homem e um cavalo?

Será que isto é possível? Será que não é uma competição desigual?

Sabe o que eu descobri amados? Que este tipo de competição já existe e possivelmente existia na antiga Babilônia.

A Maratona entre HOMENS CONTRA CAVALOS é uma corrida anual de 22 milhas (35 km) realizada no País de Gales, onde homens competem contra cavalos montados por jóqueis.

Esta competição galesa acontece anualmente desde 1980 e surgiu de uma discussão entre dois homens, onde um sugeriu que, ao longo de uma distância significativa, o homem era igual a qualquer cavalo.

Até 2004 os cavalos pareciam invencíveis, no entanto, nesse mesmo ano, um homem chamado Huw Lobb ganhou a corrida e levou consigo o prêmio de quase três mil euros (a premiação em caso de vitória humana tem o valor acumulado ano após ano, sempre que um cavalo ganha. Lobb terminou a prova em 2h 05 minutos e 19 segundos, sob forte calor, superando o cavalo Kay Bee Jay por pouco mais de 2 minutos.

De início, pode parecer uma competição injusta. Um cavalo consegue atingir mais de 80 km/h correndo. Para efeito de comparação, Usain Bolt teve velocidade média de 45 km/h para estabelecer o recorde mundial dos 100 metros rasos. Mas o trajeto em meio a obstáculos e os 35 quilômetros até a linha de chegada acabam equilibrando a disputa. MAS MESMO ASSIM, ESTA PARECE SER UMA DISPUTA DESIGUAL E QUE EXIGE MUITO TREINAMENTO E DISCIPLINA DE UM MARATONISTA.

- Competir com homens que vão a pé, nos fala de uma dimensão terrena desta corrida. De um nível de corrida.

- Competir com homens que vão a cavalo nos fala de uma dimensão sobrenatural. Aí é outro nível de corrida. 

“Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?” Jeremias 12:5 (ARA)

“Se tropeça e cai em campo aberto, o que fará nas matas junto ao Jordão? Jeremias 12:5 (N.V.T)

É interessante saber queridos que Deus sempre nos levará a um nível sobrenatural de conquistas!

Isaías 40:28-31

28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.
29 Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
30 Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem,
31 mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

O que Deus estava dizendo a Jeremias é que se ele não conseguisse vencer a corrida com os homens (um nível básico de corrida) ele não poderia estar preparado para enfrentar o nível mais difícil que é correr com cavalos.

É preciso entender que aqueles que possuíam cavalos para tanto para a corrida como para a guerra, não eram qualquer pessoa.

Somente os reis e generais possuíam esses recursos. Por isso confiavam sobremaneira em sua força, pois, facilmente subjugavam outros exércitos que simplesmente não possuíam este aparato militar.

Por isso no Salmo 20:7 Davi diz:

“Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus”. Salmos 20:7

Confiar em carros e cavalos em nossos dias significa tão somente confiar na sua própria força, recursos, sabedoria e habilidades deixando de depender e atribuir a Deus a razão de nossas conquistas.

Embora dependemos de Deus para vencer esta corrida, nós precisamos também fazer a nosso parte!

a- A corrida é intensa e exige treinamento. 

O desfio de Deus para Jeremias é de uma vida acima da média (acida da mediocridade) Deus estava dizendo ao profeta: “Você está cansado de competir com os homens que vão a pé?” “Prepare-se para correr com cavalos!”

Na verdade o Senhor o estava treinando!!!

Salmos 18:31-34

31 Pois quem é Deus, senão o Senhor? E quem é rochedo, senão o nosso Deus?
32 O Deus que me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho,
33 ele deu a meus pés a ligeireza das corças e me firmou nas minhas alturas.
34 Ele adestrou as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços vergaram um arco de bronze.

d) A corrida é dura, mas a recompensa é certa!

A Bíblia diz em 1 Coríntios 9.24-25: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para a alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível”.


2- PRECISAMOS APRENDER A LIDAR COM O NOSSO CANSAÇO.

“Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo?”

Às vezes em momentos de pressão dizemos “estou cansado (a), não aguento mais e etc...”.

Tal colocação não teria nenhum problema se ela expressasse apenas uma fadiga de um momento, mas o trágico é que muitas vezes o cansaço é pode nos levar a vários retrocessos em minha vida.

a- O Cansaço pode nos levar ao retrocesso das dúvidas.

Começamos a questionar a fidelidade de Deus e o cumprimento de suas promessas.

Mateus 14:30-31 temos a narrativa de quando os discípulos estavam no barco e enfrentavam uma tempestade. Pedro vê Jesus andando sobre as águas e quer também ir até ele. Jesus disse: Vem Pedro. E ele começou a andar também sobre as águas.

30 Reparando, porém, na força do vento, TEVE MEDO; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!
31 E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, POR QUE DUVIDASTE?

Observe que o foco de Jesus não foi no medo de Pedro, e sim na dúvida, porque era a raiz do problema.

 “Quando um Cristão para de acreditar no que a Palavra do Senhor diz, provavelmente passará a acreditar no que o Diabo está dizendo. É nesse ponto que a dúvida chega e abre a porta para o medo.” 

b- O Cansaço pode nos levar ao retrocesso da desistência

O nosso cansaço pode se tornar extremamente perigoso principalmente quando me leva a desistir de um propósito que Deus tem pra mim.

No caso do profeta Jeremias o seu cansaço poderia leva-lo a abrir mão de seu chamado profético.

Todos os dias somos tentados a desistir. Não deixe que as mentiras do inimigo te paralisem. Não permita que a tua insegurança tenham a palavra final.

“Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?”

CONCLUSÃO: “Vencedores nunca desistem, desistentes nunca vencem”



Um homem estava andando por uma floresta quando viu uma luz bem no horizonte e que vinha em sua direção. Ficou meio preocupado, mas ao mesmo tempo curioso em saber o que ela aquilo. Quando a luz chegou bem perto dele, ouviu uma voz grave, forte, que lhe causava arrepios. Então aquela voz se identificou:

Eu sou Deus! E tenho uma missão para você.

– Missão? Que missão, Senhor? Respondeu o homem apavorado.

Sabe aquela rocha que fica perto da sua cabana?

– Sei sim, Deus, é uma grande rocha!

Sua missão é empurrar aquela rocha todos os dias faça chuva ou faça sol. Você aceita essa missão?

– Claro, Senhor, eu farei conforme o Senhor manda.

Aquele homem, então, ao chegar perto de sua cabana fez conforme o Senhor havia dito a Ele. Empurrou a rocha com toda a sua força. Assim que se cansou de empurrar voltou para a cabana para descansar.

E dia após dia ele fazia a mesma coisa: empurrava a rocha com toda a sua força, enfrentando sol e chuva e as dores em seu corpo.

Após algum tempo o homem ficou muito aborrecido, pois empurrava e empurrava a rocha e ela nunca saia do lugar. Ele sentia que seu trabalho era em vão. Não entendia porque Deus havia dado a ele aquela missão.

Com isso o Diabo entrou em cena e decidiu colocar em sua mente pensamentos desencorajadores e desanimadores para ele abandonar a missão que Deus lhe deu.

Certo dia enquanto empurrava a rocha como o Senhor tinha dito, o Diabo sussurrou aos seus ouvidos:

Faz tanto tempo que você empurra essa rocha e ela nunca se moveu um milímetro, não é? Deus não está com você! Você é um inútil! Esse trabalho é vão!

Então o homem começou a dar ouvidos as palavras que o Diabo dizia e, rapidamente, outros pensamentos se multiplicaram em sua mente. O homem começou a refletir consigo mesmo:

– Por que me matar empurrando essa rocha? Deus deve ter se equivocado! Não vou mais empurrar com toda a força como Deus mandou. Vou me esforçar menos, vou ficar menos tempo aqui empurrando essa rocha. E quando não tiver vontade não vou empurrar nada! Estou cansado de tanto empurrar e não ver nada acontecer!

Então, o homem, angustiado com tudo isso, resolveu orar ao Senhor, pois seu coração estava dividido entre o que Deus mandou fazer e todos aqueles pensamentos:

– Senhor, por tanto tempo tenho empurrado a rocha com toda a minha força e ela nunca se moveu! Estou desanimado com isso, com essa missão! Onde tenho falhado? Por que as coisas têm acontecido assim? Por que não consigo ver os frutos do meu trabalho? Por quê?

Então, Deus lhe respondeu a oração:

– Filho, quando conversei com você na floresta e te dei essa missão, eu lhe disse que você deveria empurrar a rocha com toda a sua força, não é? Nunca mencionei que você deveria mover a rocha, correto?

– É verdade, Senhor!

– Você vem a mim achando que falhou por não ter conseguido empurrar a rocha, mas isso não é a verdade! O inimigo colocou coisas em sua cabeça e te contagiou. Você acha que você falhou em sua missão de empurrar a rocha?

– Acho que sim, Senhor, pois não sinto que fiz um bom trabalho!

Não, você não falhou! Veja seus braços! Estão mais musculosos desde que começou a empurrar a rocha. Olhe para suas pernas, suas costas, suas mãos! Você hoje é um homem mais forte do que antes e isso só aconteceu porque você me obedeceu, empurrou a rocha e cumpriu a missão que eu te dei. O meu propósito era te fazer mais forte e não fazer você mover aquela rocha! Quando for preciso mover a rocha eu a moverei!

Quando Deus nos dá uma missão, ela sempre será a melhor missão a cumprir, ainda que não vejamos nada acontecer por não olharmos com o foco certo. A nossa missão é empurrar a rocha!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO



7 comentários:

  1. Que palavra abençoada! Pastor Gilberto, esteja certo que Deus o usou poderosamente para falar ao meu coração hoje. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus!! Palavra abençoada!😊🙏🏾🙌🏾

    ResponderExcluir
  3. Lendo agora em 2023 devido ter voltado ao texto de Jeremias e ao livro Corra com os cavalos. O estudo enriqueceu demais, obrigada

    ResponderExcluir