terça-feira, 28 de julho de 2015

O JUÍZO COMEÇA PELA CASA DE DEUS


Texto: 1 Pedro 4:17-19
4.17 “Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?”
4.18  “E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?”
4.19 “Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem”.

INTRODUÇÃO:
Eu gostaria de ministrar nesta noite algo que tem ardido em meu coração que tem haver com a casa de Deus. Toda vez que você houve este termo (casa de Deus) na bíblia saiba que ela se refere aos filhos de Deus, ao Povo de Deus e não a uma estrutura física ou ao templo.

1 Pedro 2.5   “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”.

Pedro está dizendo neste texto que nós somos: pedras vivas e estamos sendo edificados como casas espirituais para sermos um sacerdócio santo, com a finalidade de oferecermos a Deus sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por meio de Jesus Cristo.

Isso significa irmãos que a CASA DE DEUS que somos nós, tem uma marca que a distingue de outras pessoas que não servem a Deus. E esta marca é a marca da SANTIDADE.

(1 Pedro 1:14,15)
1.14 “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância”;
1.15 “pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento”

Afinal, o que é santidade?

A palavra hebraica geralmente traduzida por santo é a palavra “kadosh”, que corresponde à palavra grega “agios” que na origem significavam simplesmente ser separado por Deus e para Deus.

Todos os cristãos são separados para Deus em Jesus Cristo; e dessa separação surge a nossa responsabilidade de viver para ele. Essa separação deve continuar diariamente: o crente deve esforçar-se sempre para andar neste mundo como Cristo andou. 

1 João 2.6  “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”.

O grande problema amados é que a CASA DE DEUS (que são todos aqueles que professam seguir a Jesus) tem a cada dia mais se distanciado deste propósito de Deus.

ASSIM COMO A NOSSA CASA PRECISA DE UMA LIMPESA QUASE QUE DIÁRIA, A CASA DE DEUS (que somos nós) TAMBÉM PRECISA DE UMA FAXINA.

(Charles Swindol)  “Deus se recusa a permitir que varramos a sujeira debaixo do tapete.”

O pecado tem levado alguns cristãos à derrota espiritual e consequentemente a macular o seu testemunho na terra.

Paulo chega até a dizer: 1 Coríntios 15.34  

“Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa”.

MAS O QUE É O JUÍZO DE DEUS?

Uma definição de Juízo de Deus: é uma sentença ou ordem de Deus que traz disciplina e limites precisos. O Juízo de Deus pela sua casa visa correção e a restauração do crente que está caído pelo seu pecado.

Hebreus 12:6,7   “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?”

O JUÍZO DE DEUS COMEÇA PELA CASA DE DEUS- 1 Pd 4:17 “Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?”

Provérbios 11.31   “Se o justo é punido na terra, quanto mais o perverso e o pecador!”

Se você não deseja experimentar o Juízo de Deus (a sua correção), peça ao Espírito Santo te convença do pecado, da justiça e do juízo.

João 16.8   “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”

Deus há de julgar a sua casa. Deus não tolera o pecado. Não podemos brincar com a nossa salvação. Não podemos viver o evangelho de qualquer forma.

(Gálatas 6:7,8) - “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna”.

EM QUAIS SITUAÇÕES O JUÍZO DE DEUS É VEM SOBRE A SUA CASA?

O juízo de Deus vem sobre a sua casa quando:
1- QUANDO HÁ UMA INVERSÃO DE VALORES.

O pecado tem cegado algumas pessoas de tal forma (até mesmo entre os crentes) que os seus valores acabam se invertendo.

Isaías 5.20  “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!”

Algumas pessoas chamam a luz de trevas e trevas de luz; o doce de amargo e o amargo de doce.

CREIO AMADOS QUE ESTA INVERSÃO DE VALORES EM NOSSOS DIAS TEM ACONTECIDO POR CONTA DE UMA IDEOLOGIA RELATIVISTA.

Primeiramente devemos saber o que é relativismo. Segundo o dicionário Aurélio seria: “teoria filosófica que se baseia na relatividade do conhecimento.”

Já ouvimos por diversas vezes frases como esta: “Ah isto é relativo!”. “Ah não tem nada a ver” Ou seja, as pessoas deste século são em grande parte relativistas, acreditam que não existem verdades absolutas!

Penso que o principal campo de batalha de Satanás hoje é o ideológico. Isso porque o objetivo principal dentro da estratégia de Satanás em nossa época é confundir, negar, distorcer, corromper a verdade, e isso significa que a batalha é muito mais grave do que imaginamos.

O relativismo altera os valores. Isso pode resultar numa perigosa anarquia intelectual, moral e sobretudo espiritual.

·         É por isso que temos adolescentes e jovens solteiros que embora fossem criados na igreja têm uma vida sexual ativa mesmo sem se casar.

2 Timóteo 2.22   “Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor”.

Outro exemplo é a prática do homossexualismo. Algumas leis estão já foram mudadas não só para favorecer essa prática, mas para reconhecer como casamento a união entre pessoas do mesmo sexo.

Lv 18.22- “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação”.

Rm 1.25-27 “pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!  Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro”.

1 Co 6:9-11 “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus”.


O juízo de Deus vem sobre a sua casa quando:
2- QUANDO HÁ UM ENDURECIMENTO DO CORAÇÃO
“Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado”. Hebreus 3:12,13

TODO O PROCESSO DE ENDURECIMENTO DO CORAÇÃO COMEÇA COM A INCREDULIDADE E TEM O SEU PONTO CULMINANTE COM O ENGANO DO PECADO.

É por isso que o autor de Hebreus nos diz para termos o cuidado a fim de não termos um coração perverso e incrédulo, pois este coração nos afastará do Deus Vivo!

- Incredulidade é não crer naquilo que Deus falou ou no que está escrito na Sua Palavra.

- Incredulidade é duvidar dos pensamentos e das promessas de Deus.

Em Hebreus 3:7,8 diz:  “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração...”

Neste texto percebemos que Deus fala ao homem, amém? Mas o vínculo, a conexão para se ouvir a Deus é o coração. O coração sempre ocupou um lugar central na relação entre Deus e o homem.

Precisamos receber a Palavra de Deus, ouvir a voz de Deus no coração!!

A Dureza de coração acontece quando uma pessoa ouve a voz do Espírito Santo e de alguma forma a negligencia, desconsidera e não leva em conta ou faz de conta que não ouviu nada.

- A pessoa se distancia cada vez mais de Deus, do povo de Deus, da Igreja. Ela se fecha e assim perde a sensibilidade para as coisas espirituais, não sente vontade de ouvir o que Deus tem a dizer e a cultura e o mundo acabam falando mais forte do que Deus no seu coração.

Jeremias 7.23-26  
7.23 Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem.
7.24   Mas não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante.
7.25   Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias; começando de madrugada, eu os enviei.
7.26   Mas não me destes ouvidos, nem me atendestes; endurecestes a cerviz e fizestes pior do que vossos pais.

A dureza de coração se consolida pelo engano do pecado.

E é por isso que muitas vezes somos disciplinados pelo Senhor!


O juízo de Deus vem sobre a sua casa quando:
3- QUANDO HÁ PECADOS OCULTOS.

Disse Jesus “Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.” Lucas 12:2.

Às vezes somos capazes de ocultar nosso pecado das pessoas à nossa volta, mas nada está “…oculto aos olhos [de Deus]” Ele vê cada uma das nossas falhas, pensamentos e motivações.

Salmo 90.8  “Diante de ti puseste as nossas iniquidades e, sob a luz do teu rosto, os nossos pecados ocultos”.

Davi quando pecou tentou ocultar o seu pecado por um tempo, mas isso só trouxe mal a si próprio.

 “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio”. Salmo 32:3-4.

O QUE SÃO PECADOS OCULTOS? Pecados ocultos são aqueles pecados que ninguém sabe; ele é guardado a sete chaves como um segredo de estado. Pode ser um adultério, uma fornicação, um aborto um roubo, uma mentira, etc. Davi pecou e escondeu o seu pecado por algum tempo e por isso experimentou a dor e o sofrimento de um pecado não confessado. No Salmo 32 ele descreve as consequências que ele teve por esconder seu pecado.

(1) Envelheceram os seus ossos ( dor física)
(2) Constantes gemidos todo dia ( peso de culpa na consciência)
(3) Perda de seu vigor (fraqueza – ou depressão)

Só depois de ter confessado ao Senhor com sinceridade o seu pecado é que ele sentiu-se perdoado.

1 Timóteo 5.24   “Os pecados de alguns homens são notórios e levam a juízo, ao passo que os de outros só mais tarde se manifestam”.

Existe o juízo que é quase imediato e o juízo que leva um tempo para acontecer. 

O pecado oculto, camuflado, escondido, não revelado, não tratado causa a retenção de bênçãos de Deus, os fracassos e a derrota na vida espiritual do crente e da Igreja.

(Pv 28.13) “Quem esconde (encobre) os seus pecados (as suas transgressões) jamais prosperará, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia”.

O pecado oculto é sinal de que a pessoa não quer se arrepender..

4- QUANDO HÁ PECADOS DE REBELIÃO.
 “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei”. 1 Samuel 15.23  

O Senhor nos ensina que a rebelião não é uma violação simples. Não é um simples pecado ou desobediência. A rebelião envolve uma atuação demoníaca, bem como a obstinação (birra, oposição, insubordinação) é comparada a idolatria e culto aos ídolos.

REBELIÃO - "Pesha" - Palavra hebraica que significa "rebelião deliberada e premeditada contra DEUS”.

Foi justamente isso que aconteceu com o rei Saul.  O Rei Saul, da Tribo de Benjamim, foi o primeiro rei ungido sobre o Povo de Israel. Por desobediência deliberada e clara à ordem de Deus através do Profeta Samuel, Saul foi rejeitado como rei e o seu trono foi dado pelo próprio Deus de Israel a Davi, da Tribo de Judá.
Tendo sido rejeitado pelo Senhor Deus de Israel, Saul procura respostas na feitiçaria, para travar suas batalhas. A Palavra de Deus na boca do Profeta, que fora dada a Saul estava se cumprindo: "Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei." 1ª Samuel 15:23.

Assim Saul que se rebelara contra a Palavra de Deus já havia se tornado um feiticeiro e busca conselhos de uma feiticeira e come com ela.

Daí a trajetória de Saul foi cada vez mais triste, como é triste a trajetória de todo aquele que se rebela contra a Palavra de Deus.

Finalmente a confusão mental e o pavor diante do inimigo o levou ao suicídio, e naquele dia caíram Saul e seus filhos nas Montanhas de Gilboa. (1 Crônicas 10:4)

1 Crônicas 10: 13,14

10.13  Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante.
10.14   e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.


Outro aspecto: O pecado de rebelião é comparado ao pecado de feitiçaria pelo simples fato de no AT o feiticeiro ser chamado de Pitonisa (aquele que encanta, que seduz, que hipnotiza); sendo assim, o rebelde ele consegue arrastar após si alguns que vão como que encantados por suas ideias subversivas contra as autoridades levantadas por Deus.



ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE REBELDIA E DESOBEDIÊNCIA

1. A desobediência, às vezes, pode ser praticada na “melhor das intenções”, ou até mesmo acreditando não ter problema; A rebeldia é praticada com uma intenção ruim, que geralmente é provocar seu superior;

2. O desobediente geralmente é influenciado; O rebelde influencia;

3. O desobediente pode não saber as consequências do que ele está fazendo; O rebelde sabe as consequências, mas faz assim mesmo;

4. O desobediente geralmente peca escondido, para não ser repreendido; O rebelde peca em público, porque quer provocar seu superior;

5. Nem todo desobediente é um rebelde ainda, mas pode se tornar um se não mudar; Todo rebelde é um desobediente piorado, pois tem consciência dos seus atos e não quer mudança.

(Lucas 12:47,48)
12.47   Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites.

12.48   Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.

CONCLUSÃO:

(1) O juízo de Deus ocorre quando há uma inversão de valores.
(2) O juízo de Deus ocorre quando há um endurecimento do coração.
(3) O juízo de Deus ocorre quando há pecados ocultos.
(4) O juízo de Deus ocorre quando há pecados de rebelião.

O Juízo de Deus para o seu povo não é condenatório, mas sim corretivo. O Pai corrige o filho a quem ama.

O juízo de Deus sobre a sua casa tem como finalidade impedir que nós como filhos amados de Deus, apostatemos de nossa fé em Cristo.

Só existe uma maneira de não sofrermos este juízo; é pelo arrependimento sincero!


2 Pedro 3.9  “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Ei, desce do muro agora... Vem pra cá!


“Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha”.
Mateus 12.30

            Jesus disse: “Quem não é comigo é contra mim”; e quem comigo não ajunta espalha” (Mt12.30). Não se pode estar ao lado de Cristo e, ao mesmo tempo, fazer o que o diabo gosta; não se pode atender aos apelos do mundo e, ao mesmo tempo, fazer a vontade de Deus. É impossível; ou se é a favor de Cristo, ou contra Ele.             Alguém, diz que isto é radicalismo. Se isso é verdade, Jesus é radical em sua exigência de lealdade, compromisso e fidelidade a seus ensinos. Quem com Ele não ajunta, espalha. A igreja de Jesus é desafiada, nesses últimos tempos, a estar radicalmente do lado de Cristo na doutrina e na prática da vida diária. Infelizmente, muitos ainda estão divididos. Querem ser amigos do mundo e também de Deus. A advertência bíblica não deixa dúvida: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. Tiago 4.4. A palavra mundo (cosmos) que Tiago se refere significa um sistema organizado e liderado por Satanás que exclui e se opõe a Deus. Nosso Senhor reconheceu isso quando o chamou de o “príncipe deste mundo”(João 12:31,16:11) e não o desmentiu quando Satanás ofereceu-lhe os “reinos deste mundo” durante a tentação ( Mateus 4:8,9). É por isso que o apóstolo João disse enfaticamente: “ o mundo inteiro jaz no maligno” (1 João 5:19). Se você acha que pode se manter neutro diante das ofertas deste sistema pecaminoso estás muito enganado! Para ilustrar essa verdade, li uma metáfora interessante sobre um jovem que estava em cima do muro na neutralidade.
            Havia um grande muro separando dois grandes grupos. De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus. Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus. E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo. O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele:
            - Ei, desce do muro agora… Vem pra cá!
            Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada. Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:
            - O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês? Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:
            - É porque o muro é MEU…
            A minha oração nestes dias é para que você não venha ceder a este sistema. Faça a escolha certa dizendo: “Eu escolho Deus”


            Pr. Gilberto Oliveira Rehder