terça-feira, 9 de abril de 2019

QUANDO A ORAÇÃO É A ÚNICA SAÍDA



Jonas 2:1-10
1 Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus,
2 e disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz.
3 Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim.
4 Então, eu disse: lançado estou de diante dos teus olhos; tornarei, porventura, a ver o teu santo templo?
5 As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça.
6 Desci até aos fundamentos dos montes, desci até à terra, cujos ferrolhos se correram sobre mim, para sempre; contudo, fizeste subir da sepultura a minha vida, ó SENHOR, meu Deus!
7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.
8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.
9 Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!
10 Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra.

Introdução: Eu quero conversar contigo hoje sobre a oração. E o personagem que vamos usar para falar deste assunto é o conhecido Profeta Jonas.

Jonas foi chamado por Deus para advertir a cidade de Nínive concernente ao juízo divino que estava prestes a se abater sobre ela como consequência de seus pecados.

Mas ao invés de Jonas atender ao chamado, ele resolve fugir da presença de Deus desobedecendo conscientemente a sua missão.

“Toda vez que o homem pensa em navegar para longe de Deus, o diabo tem sempre um barco pronto.” (Billy Graham)

Embora ele tome uma direção oposta, Deus não está disposto a deixar o profeta fugir. Ele envia uma grande tempestade sobre o mar Mediterrâneo a fim de persuadir a Jonas a obedecer à chamada divina.

O vento e o mar estavam a serviço de Deus, enquanto Jonas, o profeta, dormia um sono profundo no porão da embarcação.

Os marinheiros, acostumados com as tempestades do Mediterrâneo, sabiam que aquela não era uma tormenta comum, por isso passaram a invocar os seus deuses e a lançar a carga do navio ao mar para aliviar o peso e evitar o naufrágio.

Vendo que nada resolvia logo descobriram que o causador da tormenta estava dormindo no porão. Quando os marinheiros lhe perguntaram o que deviam fazer, Jonas prontamente os orientou a jogarem-no ao mar.

Ao ser lançado ao mar, Deus enviou um grande peixe que o engoliu. No ventre do peixe Jonas ficou por três dias e três noites.

Por mais que algumas pessoas zombem desta história e alguns céticos a considerem apenas uma “lenda” ou resultado de mitologia Judaica, creio plenamente na literalidade deste episódio.

Sabe por quê?

- Porque Jesus testemunhou de sua veracidade e até mesmo a usou em referência à Sua própria morte e ressurreição:

 “Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.” Mateus 12:40.

Esse episódio tem muito a nos ensinar sobre a oração; principalmente quando ela é a única saída para as situações que são impossíveis para nós como seres humanos.

Pessoalmente tenho entendido que o maior desafio da oração não é simplesmente buscar a Deus quando estamos em crise ou quando não vemos nenhuma saída.

O maior desafio da oração é torna-la um hábito constante de nossa vida! Isso significa que devo fazer da oração meu estilo de vida!

- Eu devo orar quando estou em paz, quando tudo está bem. Eu devo orar também antes de tomar qualquer decisão em minha vida e aprender a esperar a direção do Espírito Santo!

No entanto, tenho percebido que esta não é a nossa realidade! Na maioria das vezes nós oramos de fato quando as coisas estão bem feias pra nós.

E é exatamente isso que vemos ocorrendo com o profeta Jonas no capítulo 2 de seu livro. Vemos neste capítulo a oração de Jonas!

Se você reparar bem, quando Jonas foge da presença do Senhor ele deixa de orar. E esse é o primeiro sinal de um distanciamento de Deus: a negligencia na oração.

- Jonas não orou quando desceu a Jope.
- Não orou quando comprou sua passagem para Társis.
- Não orou quando se escondeu no porão do navio.
- Não orou quando a tempestade foi atrás dele no mar Mediterrâneo.
- Não orou quando os marinheiros pagãos oraram.
- Não orou quando foi atirado ao mar, mas ao ser engolido por um grande peixe, capturado nas profundezas do abismo, sentiu necessidade de orar.

JONAS OROU QUANDO A ÚNICA SAÍDA ERA ORAR.

Não espere para orar quando estiver no ventre do peixe".

Mas se porventura você estiver em uma situação desesperadora ou diante de uma crise avassaladora você precisa aprender a buscar a Deus com todas as tuas forças, pois só pode achar uma saída para a tua situação.

Ao ler o texto de Jonas podemos aprender algumas lições preciosas sobre a oração.

Estas lições nos ensinarão que a oração tem poder. Esse poder não vem de nós, mas de Deus!

1- O PODER DA ORAÇÃO É SEMPRE DIRECIONADO A DEUS.
1 Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus,

Parece estranho dizer isto, mas há muitos orando para tudo, menos para Deus. Jonas orou ao Senhor, seu Deus!

Jonas orou ao Senhor. Senhor é a tradução do nome pessoal de Deus, cuja pronuncia se perdeu na história, pois os homens tinham medo de toma-lo em vão e quebrar o mandamento.

No navio, os marinheiros oravam a muitos deuses. Jonas ora agora ao Deus verdadeiro. 

Nós que somos cristãos cremos que se pedirmos a Deus em nome de Jesus, este poder será ativado!

 “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”. João 14:13

De vez em quando tenho ouvido pessoas dizerem que há grandes homens de oração, mas eu prefiro dizer que não há grandes homens de oração, mas homens que oram a um Grande de Deus que faz maravilhas!

Gosto muito do Salmo 62:11 que diz: “Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus.”

Você não precisa correr atrás dos “ungidos” para que orem por você; você precisa mesmo é correr para Deus e busca-lo de todo o teu coração.

A oração só é poderosa porque Deus é Poderoso!

“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. Jeremias 29: 13


2- O PODER DA ORAÇÃO TEM INTENSIDADE.
2 e disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz.

Para que a oração tenha os seus efeitos, ela precisa ter intensidade. Não pode ser uma oração superficial, como aquelas que muitos de nós fazemos antes de comer ou dormir, só por desencargo de consciência.

Perceba que Jonas clamou ao Senhor. "Clamor" significa implorar com insistência em tom elevado de voz.

Eu imagino que o peixe não deve ter gostado de ter um homem gritando dentro do seu estômago, mas Jonas não estava nem aí. Ele queria ser salvo e liberto daquela prisão de qualquer maneira!

Clamar é reivindicar (e não exigir) o cumprimento de uma promessa com muita intensidade e certeza de que Deus está ouvindo. Esta certeza se chama fé.

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. Hebreus 11:6

Clamar também tem haver com o derramar do coração diante de Deus como fez Ana quando orou “sem palavras”.

3- O PODER DA ORAÇÃO NÃO DEPENDE DO
LUGAR EM QUE ESTAMOS.
3 Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim.

Deus ouve nossas orações onde quer que estejamos. Nosso texto diz que Jonas estava lá dentro do peixe.

Os originais falam “nas entranhas”, ou nos “intestinos”. Isto prova que não há lugar especial para orar.

Embora seja muito bom reservarmos um tempo e lugar de oração para desenvolvermos um habito e intimidade com Deus, haverá momentos em que oraremos em outros lugares.

Oramos no trabalho, na escola, na faculdade, no carro, no avião..

Todo lugar pode e deve ser lugar de oração. Oramos com a mente, e às vezes falando. Somente precisamos orar, falar com Deus.

É por isso que a bíblia nos estimula a orar em todo tempo!

Paulo escrevendo sobre a armadura de Deus inclui a oração incessante como uma grande arma espiritual.

 “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.” Efésios 6:18  

4- O PODER DA ORAÇÃO EXIGE DE NÓS RECONHECIMENTO.
4 Então, eu disse: lançado estou de diante dos teus olhos; tornarei, porventura, a ver o teu santo templo?
5 As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça.
6 Desci até aos fundamentos dos montes, desci até à terra, cujos ferrolhos se correram sobre mim, para sempre; contudo, fizeste subir da sepultura a minha vida, ó SENHOR, meu Deus!
7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.
8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.

a- Jonas reconheceu que precisava voltar seu coração para Deus:
"Então, eu disse: lançado estou de diante dos teus olhos; tornarei, porventura, a ver o teu santo templo? (v.4)

Essa volta para Deus se chama arrependimento. Um coração arrependido e quebrantado sempre chamará a atenção do Senhor!

b- Jonas reconheceu que estava preso e que não conseguia sair daquela situação sozinho:

" As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou; e as algas se enrolaram na minha cabeça." (v.5)

Precisamos aprender que sozinhos não poderemos vencer aquilo que nos prende e nos limita.

c- Jonas reconheceu que antes ele estava morto e que agora somente Deus poderia lhe dar a vida:

Desci até aos fundamentos dos montes, desci até à terra, cujos ferrolhos se correram sobre mim, para sempre; contudo, fizeste subir da sepultura a minha vida, ó SENHOR, meu Deus.”

d- Jonas reconheceu que ele necessitava da misericórdia de Deus como todos os pagãos que se entregavam a uma idolatria inútil. (vs. 7 e 8)

7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.
8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.

O que Deus precisa fazer para você reconhecer que é preciso buscá-Lo e obedecê-Lo? Volte seu coração hoje para Deus através de uma oração sincera!


5- O PODER DA ORAÇÃO REQUER DE NÓS UMA NOVA POSTURA.
9 Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!

Nós vimos que Jonas se angustiou, se viu preso e distante, porém, chegou um momento em que ele parou de se lamentar: Ele disse:

9 “Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!”

Jonas teve agora uma nova postura. O tom de sua oração mudou..

Ele começou a agradecer a Deus por tudo e decidiu obedecê-Lo.

Isso nos ensina que a oração que tem poder é aquela que transforma as nossas atitudes! Oração é mais que pedir ou clamar!

Oração é gratidão! Oração é consagração!

É esse o desejo de obediência que o Senhor espera de nós.

CONCLUSÃO:

10 “Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra”.

A oração de Jonas foi atendida não para que a vontade do Profeta fosse feita, mas, para que a vontade de Deus prevalece! E realmente prevaleceu!

Jonas foi vomitado na terra diz o texto e não na praia em Nínive como dizem alguns pregadores.

Jonas estava no ventre de um peixe no Mar Mediterrâneo, chamado pelos povos da Antigüidade bíblica de “Mar Grande”.

Nínive encontrava-se muitos quilômetros para o interior da Assíria, às margens do rio Tigre, o qual  não tem qualquer comunicação com o mar no qual Jonas e o peixe estavam.

E veio a palavra do Senhor segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, E VAI (quem vai ai a algum lugar é porque ainda não está no tal lugar) à grande cidade de Nínive (a descrição demonstra que Jonas ainda nem tinha visto a cidade) e prega contra ela a pregação que eu te disse. E levantou-se Jonas, e foi a Ninive (é claro que ainda não estava nela), segundo a palavra do Senhor…” Jonas 3:1-3.

Jonas teve de ir com as suas próprias pernas para Nínive para estar no centro da vontade de Deus! Ao orar pedindo uma saída para Deus esteja disposto também a fazer o que Deus lhe ordena. 


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO


Nenhum comentário:

Postar um comentário