segunda-feira, 20 de maio de 2019

PROCURA-SE DISCÍPULOS PARA TRANSTORNAR O MUNDO



Atos 17:1-6

1 Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.
2 Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras,
3 expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio.
4 Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres.
5 Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para o meio do povo.
6 Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui,

Introdução: Eu quero compartilhar uma palavra que fala muito comigo no que se refere ao meu chamado por Deus para ser um instrumento de transformação aonde o Senhor me enviar.

Desde que eu conheci ao Senhor eu aprendi através do processo do discipulado que eu deveria ser transformado pelo poder da Palavra de Deus e permitir que o Espírito Santo me usa-se como um instrumento de transformação. 

Esse é o verdadeiro propósito de qualquer discípulo (a) de Jesus Cristo: deixar-se ser transformado pelo poder da Palavra de Deus; e deixar-se ser usado (a) por Deus, como instrumento de transformação, onde estiver, para que o propósito de Deus de salvar vidas se cumpra.

Com certeza podemos afirmar que é impossível salvar ou transformar o mundo inteiro, mas eu quero te dizer nesta noite que Deus quer nos usar para transformar o mundo de muitas pessoas!

Era uma vez um escritor que morava em uma tranquila praia, junto de uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele caminhava à beira do mar para se inspirar, e à tarde ficava em casa escrevendo. Certo dia, caminhando na praia, ele viu um vulto que parecia dançar. Ao chegar perto, ele reparou que se tratava de um jovem que recolhia estrelas-do-mar da areia para, uma por uma, jogá-las novamente de volta ao oceano.

"Por que está fazendo isso?"- perguntou o escritor.

“Você não vê”! --explicou o jovem-- A maré está baixa e o sol está brilhando.

“Elas irão secar e morrer se ficarem aqui na areia”.

O escritor espantou-se.

"Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora, e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas pela praia. Que diferença faz? Você joga umas poucas de volta ao oceano. A maioria vai perecer de qualquer forma".

O jovem pegou mais uma estrela na praia, jogou de volta ao oceano e olhou para o escritor.

"Para essa aqui eu fiz a diferença..".

Naquela noite o escritor não conseguiu escrever, sequer dormir. Pela manhã, voltou à praia, procurou o jovem, uniu-se a ele e, juntos, começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao oceano.

Sejamos, portanto, mais um dos que querem fazer do mundo um lugar melhor.

Sejamos aqueles que através do Poder do Espírito Santo possam transformar o mundo levando vidas ao conhecimento de Jesus!

Sejamos a diferença!  

- Este texto do livro de Atos se refere a segunda viagem missionária de Paulo.  

Em Tessalônica Paulo e Silas pregaram o evangelho durante três sábados na sinagoga dos judeus. Houve ali a conversão de vários judeus, gregos e também algumas mulheres da sociedade.

Mas ao mesmo tempo em que houve festa no céu, houve também um tumulto enorme na terra.

Isso ocorre porque quando você agrada a Deus você desagrada ao inferno!

Mas vale a pena correr o risco...

Nem todos abraçaram a fé. Mobilizando tumultuadores, uma multidão cercou a casa de Jasom, anfitrião de Paulo e Silas. Como não encontraram  Paulo e Silas , arrastaram Jasom diante das autoridades romanas  e fizeram a acusação: “…Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui”. (outra versão bíblica diz: alvoroçado)

Perceba que aquilo que é motivo de honra para Deus se torna um motivo de acusação: “…Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui”.

A palavra transtornar do verbo transitivo direto significa: alterar a colocação ou a ordem; fazer mudar de vida; de caminho; de posição.

Na visão destes judeus, os discípulos de Cristo estavam mudando a ordem natural das coisas, colocando tudo de ponta cabeça.

O que na realidade estava acontecendo era a ação transformadora do evangelho.

E estes discípulos eram apenas instrumentos nas mãos de Deus para trazer transformação.

Esta é a proposta do evangelho! Somos transformados para transformar. Somos chamados para promover uma verdadeira revolução espiritual.

Como podemos transformar ou revolucionar a nossa geração? Quais as características daqueles que pelo poder de Deus transtornam o mundo?

1- OS QUE TRANSTORNAM O MUNDO NÃO SE CONFORMAM
COM O ESTADO ATUAL DAS COISAS.
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2)

O que vamos tratar aqui é algo muito sério e muito imperceptível na igreja:

O CONFORMISMO - Atitude de quem se conforma com todas as situações. Quando me refiro a conformismo espiritual; estou me referindo à tendência de se cruzar os braços, quando na verdade devemos agir.

Deus quer que saiamos de alguns conformismos:

1.1- Deus quer que saiamos do conformismo com o pecado e com o mundo. (Daniel 1:8)

“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se”.

1.2- Deus quer que saiamos do conformismo do silêncio. (Atos 4:18-20)
18 Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus.
19 Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus;
20 pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.

1.3- Deus quer que saiamos do conformismo das desculpas. (Romanos 2:1)
“Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas”.

1.3- Deus quer que saiamos do conformismo do menor esforço. (Mateus 11:12)

“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele”.

2- OS QUE TRANSTORNAM O MUNDO TÊM VISÃO
ESPIRITUAL AMPLA.
 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo...” Mateus 28.19,20

A visão de Deus para a sua igreja inclui o fazer discípulos de TODAS AS NAÇÕES!

DEUS É UM DEUS GRANDE QUE VALORIZA AS COISAS PEQUENAS, MAS A SUA VISÃO É GRANDE!

A Bíblia diz (Isaías 55:8 ) que “Seus pensamentos e os seus caminhos são mais altos que os nossos..”, por isso precisamos ampliar a nossa visão espiritual.

Quando Abraão foi chamado por Deus (Gn 12 ), ele disse: de “ti farei uma grande nação e em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

"Ter uma grande visão não é privilégio dos grandes, mas dos que olham na direção certa”.

PARA QUÊ PRECISAMOS TER UMA AMPLA VISÃO ESPIRITUAL?
a- Para ver as pessoas como Jesus as vê. ( Mateus 9:36)
“Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor”.

b- Para obedecermos a visão celestial (Atos 26:19)
“Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial”,

“ O mundo é a minha paróquia.” J. Wesley

Deus deu a Paulo visão espiritual com o propósito de fazer dele testemunha e ministro do evangelho aos gentios. (Atos 26:16-19)

Uma visão pode permanecer apenas como algo “visionário”. Isto significa que ela nunca se torna uma realidade, porque você nunca age para realizá-la.

c- Para experimentar os milagres de Deus em nós e através de nós. (Atos 3:6)
“Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!”

Atos16:17,18   “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.”

SE QUISERMOS SER USADOS POR DEUS PARA TRANSFORMAR VIDAS PRECISAMOS AMPLIAR A NOSSA VISÃO ESPIRITUAL

EXISTE NA IGREJA QUATRO CATEGORIAS DE PESSSOAS:

1- As que não têm Visão Espiritual= cegueira espiritual
2- As que têm uma Visão Limitada= miopia espiritual
3- As que têm uma Visão Espiritual, mas não sabem como cumpri-la ou nunca tentaram= sem atitude.
4- As que têm uma Visão Espiritual , sabem o que Deus quer para suas vidas (propósito) e como alcançar seus objetivos (estratégias)

“As pessoas bem sucedidas são muito focadas. Trabalham muito para conseguirem o que querem”.


3- OS QUE TRANSTORNAM O MUNDO SÃO CHEIOS DO
ESPÍRITO SANTO.
“Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da Terra. “ Atos 1:8

Os Discípulos Antes do Pentecostes eram vacilantes, indecisos, impotentes, incapazes, egoístas, tímidos e medrosos. (João 20:19).

Eram tanto assim que, dias após a ressurreição de Jesus, Ele os encontrou dentro de uma casa com as portas trancadas, com medo dos judeus. Assim não poderiam testemunhar. Não poderiam revolucionar o mundo. Impossível!

Depois do Pentecostes tudo mudou. Com a vinda do Espírito Santo, os Céus abriram e Espírito Santo inundou os discípulos com nova vida e poder. O Espírito Santo mudou-lhes os motivos, o estilo de vida, a conduta, os métodos e os conceitos de como realizar um serviço verdadeiro e eficaz para Deus.

Quem são aquelas pessoas Cheias do Espírito Santo?

a- São aquelas que glorificam a Deus entre os homens. ( Atos 2:4,11) 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
11 tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?

Glorificar a Deus entre os homens é bem diferente de louvá-lo entre as quatro paredes de um templo. Glorificar a Deus entre os homens é ter um estilo de vida de adoração e testemunho.

b- São aquelas que manifestam coragem e ousadia em Deus. (Atos 2:14-16; Atos 4:31)
14 Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras.
15 Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia.
16 Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel:

Atos 4:31 “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus”.

Ousadia não é sinônimo de valentia carnal. Não! Ousadia, nos domínios de Deus, é o efeito de uma vida cheia do Espírito Santo!

c- São aquelas que produzem o Fruto do Espírito Santo.( Gálatas 5:22-24; João 15:5)
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

João 15:5 “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.

Deus está mais preocupado com o seu caráter do que com os seus carismas.

CONCLUSÃO:

Creio firmemente que podemos fazer a diferença para muitas vidas se realmente levarmos a sério o chamado que o Senhor fez a cada um de nós.

Temos que crer e investir a nossa vida, talentos e tempo para que seja possível revolucionar este mundo.

“…Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui em Catalão”. Atos 17:6.



Pr Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário