domingo, 1 de março de 2020

PODEMOS DIZER QUE TEMOS O ZELO DE DEUS?



Filipenses 3:7-10
7 Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.
8 Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo
9 e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé
10 para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte

Filipenses 3:7-10

Introdução: Deus é um Deus zeloso e todos os Seus verdadeiros filhos e filhas devem poder dizer o mesmo.

Paulo disse que quando ele viu a glória que ele poderia ganhar em Cristo Jesus, ele considerou tudo o que ele havia conquistado sem Deus como perda e lixo.

8 “Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo”

Paulo está nos dizendo que não existe nada mais importante do que conhecer a Jesus Cristo. Ele faz questão de dizer que Jesus Cristo é “Meu Senhor”.

Se você olhar os versículos anteriores ele abriu mão de algumas coisas que eram importantes para a ele:

- Ele abriu mão da sua religiosidade- deixou de confiar na circuncisão como garantia de aliança e passou a adorar a Deus no Espírito e se gloriar na cruz de Cristo

- Ele abriu mão de seu orgulho- De todo o orgulho que tinha por conta de seu vasto currículo religioso.

- Ele abriu mão de sua justiça própria – Ele desistiu de sua própria “justiça”, que era da lei, para receber a justiça de Cristo que é pela fé.

O conhecimento de Cristo como Senhor passou a ser, para Paulo, a sua verdadeira paixão.

É preciso perder para ganhar, ou seja, perder tudo aquilo que aos nossos olhos é importante ou essencial para nós, para que Deus possa nos dar e mostrar o que realmente deve ser importante, essencial e eterno em nossa própria vida. Isso nos lembra o que Jesus disse a seus discípulos:

“Quem quiser; pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvala-á”. Marcos 8:35

Quando abrimos mão de tudo por amor a Cristo estando dispostos a renunciar o nosso eu, Isso é zelo!

“Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus”. Atos 20:24

Definição: Podemos definir zelo como atenção excessiva que se demonstra por algo ou alguém; cuidado. Empenho extraordinário na execução de deveres ou de obrigações Afeição ardente e viva por alguém ou por alguma coisa; carinho.

Fazendo uma pesquisa sobre o zelo aprendi que ele pode ser tanto positivo quanto negativo.

O zelo negativo está relacionado ao fanatismo religioso que chega até a matar em nome de Deus.  

Como exemplo de zelo negativo eu quero citar aqui três situações:

1- A PRIMEIRA SITUAÇÃO, ESTÁ NO RELATO DA MULHER QUE FOI SURPREENDIDA EM ADULTÉRIO.

Em João 8:3-6, há uma história sobre Jesus que ilustra isso:

3 Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos,
4 disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.
5 E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?
6 Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo.

João não nos diz nada sobre o que ele escreveu, mas é bem provável que Jesus escreveu na areia o pecado que cada um deles cometia também.

(João 8:7-10)

7 Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.
8 E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
9 Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.
10 Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?

O zelo negativo concentrando-se no pecado e “ofensa” de outras pessoas usando um padrão ético e moral rigoroso sobre os outros, sem aplicá-lo a si mesmo.

Essa hipocrisia é o cerne do fanatismo.

Vemos que os fariseus estavam focados no pecador e na ofensa física e visível daquela mulher, mas, Jesus afastou os holofotes do pecador para a cobiça oculta de seus corações. 

Jesus não condenou a mulher, mas isso não significa que ele tolerou seu pecado. “Vá e não peques mais.” João 8:11.

2- A SEGUNDA SITUAÇÃO É DO APÓSTOLO PAULO QUE ANTES DE SE RENDER A CRISTO ERA UM HOMEM VIOLENTO E PERSEGUIDOR DA IGREJA.

“quanto ao zelo, perseguidor da igreja...” Filipenses 3:6 a

Paulo escrevendo aos romanos mais tarde afirma que os judeus têm zelo por Deus, porém não com entendimento (Romanos 10:1-2)

1 Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos.
2 Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento.

Assim como a maioria dos judeus. Paulo também não tinha zelo com entendimento.

Zelo sem entendimento nos faz tiranos como Saulo antes de sua conversão  e hipócritas como os fariseus que queriam apedrejar a mulher flagrada em adultério.

Depois de seu arrependimento, o foco de Paulo mudou e o seu zelo por Deus se tornou positivo levando-o a orar por aqueles que agora o perseguiam!   

Romanos 10:1

1 “Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos”.

Deus quer que sejamos zelosos, porque ele é zeloso. Mas esse zelo precisa ser o zelo dele e não o nosso, senão podemos agir com outro espírito.

3- A TERCEIRA SITUAÇÃO É DE JOSUÉ QUE PEDIU A MOISÉS PARA PROIBIR AQUELES QUE PROFETIZAVAM. (Números 11:24-29)

24 Saiu, pois, Moisés, e referiu ao povo as palavras do SENHOR, e ajuntou setenta homens dos anciãos do povo, e os pôs ao redor da tenda.
25 Então, o SENHOR desceu na nuvem e lhe falou; e, tirando do Espírito que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas, depois, nunca mais.
26 Porém, no arraial, ficaram dois homens; um se chamava Eldade, e o outro, Medade. Repousou sobre eles o Espírito, porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram à tenda; e profetizavam no arraial.
27 Então, correu um moço, e o anunciou a Moisés, e disse: Eldade e Medade profetizam no arraial.
28 Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus escolhidos, respondeu e disse: Moisés, meu senhor, proíbe-lho.
29 Porém Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Tomara todo o povo do SENHOR fosse profeta, que o SENHOR lhes desse o seu Espírito!

Josué era um servo de Deus muito zeloso. Ele era um discípulo de Moisés. Quando alguns homens começaram a profetizar no meio da congregação, ele pediu a Moisés para proibi-los.

Nesse caso, seu zelo se manifestou como um desejo para proteger a autoridade de Moisés de qualquer concorrência diante do povo.

Qual foi a resposta de Moisés? (vs. 29)

“Tens tu ciúmes por mim? (No hebraico a mesma palavra é usada para ciúmes e zelo). Tomara que todos fossem profetas…” (Nm 11.29).

Eu aprendo aqui irmãos que o meu zelo por Deus não pode me levar a desprezar as pessoas que Deus quer usar em sua obra!

CONCLUSÃO:

Podemos dizer nós que temos zelo de Deus? Principalmente um zelo positivo e sadio?

Características do Zelo de Deus

1- Aqueles que têm zelo de Deus estão dispostos a perder tudo por amor a Cristo. 


2- Aqueles que têm zelo de Deus amam a seu próximo da mesma maneira que é amado por Deus.


3- Aqueles que têm zelo de Deus valorizam o seu chamado sem desprezar o chamado e o dom de outros irmãos.



Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário