terça-feira, 14 de abril de 2020

A SINGULARIDADE DE JESUS



Colossenses.1:13-23
13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,
14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação
16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.
18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,
19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude
20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.
21 E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas,
22 agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis,
23 se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

INTRODUÇÃO:

Estava procurando uma Palavra para ministrar nesta páscoa e em minha mente comecei a refletir sobre a trajetória de Jesus neste mundo e em como Ele é singular; como Ele é único, raro, especial desde o seu nascimento até a sua morte, ressurreição e Assunção!

Antes de eu falar porque creio que Jesus Cristo é Singular, único e distinto é importante entendermos que doutrinariamente no mundo religioso há modos diferentes de ver a Jesus.

Muitos estão pregando um Jesus que não chega nem de perto do Jesus apresentado pela bíblia.

Para nós que cremos na Palavra de Deus, Jesus Cristo não é apenas um mestre ou espírito evoluído, nem tão pouco um curandeiro ou um revolucionário.

Podemos ver a singularidade de Jesus em todas as etapas de sua vida e obra. Mas quero destacar apenas em três etapas:

I  - EM SEU NASCIMENTO
Seu nascimento foi sobrenatural por meio do Espírito Santo. Não foi preciso haver uma junção do esperma e do óvulo.

Quando Jesus nasceu, Deus enviou um anjo aos pastores no campo que proclamando:

"Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo o Senhor" (Lc2.10-11)

O nascimento do Salvador foi profetizado e ansiosamente aguardado por todo o Antigo Testamento. Esse dia, para os antigos, foi tão sonhado, que todos os profetas o celebraram por antecipação.

Antes mesmo de nascer através do profeta Isaías Deus lhe deu alguns nomes que demostraram a sua divindade: 

“Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. [que quer dizer: Deus conosco].” (Isaías 7. 14)

 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9. 6)

É bom que deixar claro que Jesus não veio existir apenas quando nasceu como humano, Ele já existia na eternidade com o Pai e o Espírito Santo.

Em sua oração sacerdotal em João 17:4-5 Jesus disse:

“Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo”.

E em João 1:1-3 a Palavra diz: “Ele estava no principio com Deus criando o mundo”


II - EM SUA MORTE
Cristo não morreu assassinado, vitima de um acidente ou enfermidade. Ele se entregou por amor voluntariamente, no tempo, no local e do predeterminado por Deus.

Romanos 5:6-8
6 Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
7 Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer.
8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

A morte foi singular porque naquela cruz ele estava levando as transgressões de toda a humanidade.

Ali por meio de Jesus abriu-se a oportunidade a nós pecados de recebermos perdão e libertação dos nossos pecados e culpas!

Quando estava sendo crucificado, ele intercede ao Pai pela multidão que o crucificou dizendo: “pai perdoa-lhes, porque não sabe o que fazem....”

É por isso que a morte de Jesus na cruz é uma mensagem à humanidade do poder de salvação!

“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”. I Cor. 1:18.

 
III - EM SUA RESSURREIÇÃO.
A sua ressurreição foi única, singular porque Jesus deixou a morte diferentemente de qualquer outro que voltou a vida!

- Nenhum profeta interveio para ressuscitar a Jesus
- Nenhum corpo havia sido tão cruelmente dilacerado e cruelmente espancado como foi o corpo de Jesus.
- Todos os que ressuscitaram, experimentaram posteriormente a morte, mas Jesus não!

Ele conquistou a morte para que nós não morrêssemos eternamente!

É importante lembrarmos que a ressurreição de Jesus é singular porque Ele se apresenta vivo, mas, com as suas marcas da cruz!

Em João 20:27 Jesus disse a Tomé:

“Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente”.

O que eu acho mais tremendo é que as marcas no corpo de Jesus permanecerão para sempre como provas incontestáveis de seu amor por nós!

Em Apocalipse 5:6,9 o apóstolo João vê Jesus glorificado como o cordeiro que foi morto:

“Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra”. Apocalipse 5:6

“e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.” (vs. 9)

Até mesmo quando Jesus voltar as suas chagas serão apresentadas aos judeus que o rejeitaram:

“E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito”. Zacarías 12:10

CONCLUSÃO: Paulo escrevendo aos Filipenses 2:5-11 nos diz que “Deus lhe exaltou sobremaneira maneira e lhe deu um nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus, todo joelho se dobre e toda língua confesse que Cristo é o Senhor”.

Até os demônios do inferno, juntamente com o diabo a de se dobrar diante do nome de Jesus e confessa-lo como Senhor, para glória de Deus Pai.

“Alexandre foi grande; Napoleão foi grande; Simão Bolívar foi grande; mas Jesus não é grande. Ele é único. Não há ninguém como ele. Ele não tem rival nem sucessor”.

Jesus Cristo é o Deus que se fez homem! Seu destino foi a cruz! Ali se tornou o sacrifício perfeito pelos nossos pecados, mas ao terceiro dia ressuscitou e tem o Nome que é sobre Todo Nome!

Paulo ao escrever aos colossenses proclamou Cristo como Senhor.

- Ele é o nosso libertador! Ele nos tirou império das trevas e nos transportou para o seu Reino. Por isso Nele temos a redenção, a remissão de nossos pecados!

- Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação! Por isso você encontra Deus em Jesus Cristo!

-  Jesus é Senhor e cabeça de toda a criação; cabeça do corpo que é a Igreja; primogênito dentre os mortos; tem a primazia, a preeminência.

 - E por causa de quem ele é (imagem e plenitude de Deus), por causa do que ele faz (aquele que nos reconciliou com o Pai), Cristo tem dupla supremacia: Ele é o cabeça do universo e da Igreja. Ele é Senhor de ambas as criações.

Diante dessa descrição só nos resta nos entregar a Ele reconhecendo-o e adorando-o como o Senhor de nossas vidas!

“Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”.  Romanos 10:9-10



Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO


Nenhum comentário:

Postar um comentário