sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

DUAS CONVERSÕES, DOIS BATISMOS.


 ATOS 16:13-15:

 
13 No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido.
14 Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.
15 Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso.
 
..................................................................................................................
 
Atos 16:25-34
 
25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.
26 De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.
27 O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido.
28 Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!
29 Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas.
30 Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo?
31 Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
32 E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa.
33 Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus.
34 Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus.
 
 
Introdução: No texto de Atos 16, encontramos duas narrativas de conversões: De uma mulher e de um homem. Uma mulher piedosa e um homem carrasco. Uma frequentadora da reunião de oração e um carcereiro que era acostumado a açoitar prisioneiros.  
 
(a) Lídia era o nome dessa mulher. Ela representa a todas as pessoas religiosas e de boa moral, mas que ainda não receberam o dom da salvação em Cristo.
 
Ela era temente a Deus, mas, não era convertida. Não basta frequentar a igreja, ler a bíblia e orar. É preciso nascer de novo, conforme as palavras do Senhor Jesus: “Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” – João 3:3.
 
Nascer de novo é a verdadeira conversão que Deus requer de cada um de nós.
 
Perceba que Jesus ao falar sobre o Novo Nascimento se dirige a um religioso, doutor na lei, o mestre Nicodemos. Há quem pense que pessoas como Nicodemos e Lídia não precisam se converter, pois já são boas demais e até mesmo um exemplo para muitos.
 
No entanto, a bíblia é clara em afirmar: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Romanos 3:23
 
A Salvação não é adquirida pela moralidade ou bondade humana. Qualquer obra que façamos pela nossa salvação é insuficiente! É por isso que Jesus veio ao mundo e morreu numa cruz pelos nossos pecados. 
 
A Salvação é por meio da graça mediante a fé. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” Efésios 2:8
 
Ao recebermos a salvação, no mesmo instante nos tornamos novas criaturas!
 
 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”2 Coríntios 5:17
 
Deus abriu o coração de Lídia – ela ouviu, e atendeu ao chamado para a salvação. A parte de Deus é abrir seu coração. A sua parte é ouvir e atender!
 
(b) O homem de quem o texto também se refere não o conhecemos pelo seu nome; mas pela sua profissão ou função. O Carcereiro.
 
O Carcereiro de Filipos representa as pessoas mais improváveis de se converter. Pessoas que talvez nunca entrariam em um templo ou frequentariam uma reunião de oração.  
 
O carcereiro era uma pessoa acostumada com a violência e a brutalidade. Fazia parte de seu ofício, açoitar aqueles que estavam presos sob os seus cuidados.
 
No entanto este “improvável” teve a sua vida impactada por Deus por meio de dois presos que estavam ali aos “seus cuidados”: Silas e Paulo.    Eles oravam e cantavam louvores ao Senhor, quando “De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos”. Atos 16:26
 
Naquele momento o carcereiro despeitou de seu sono e achava que era o fim, mas era apenas o começo da obra que Deus faria em sua vida!
 
Destes dois personagem podemos tirar algumas lições para todos os que desejam pela conversão e batismo.
 
 
1- A conversão de Lídia aconteceu num lugar favorável: Em uma reunião de oração, mas a conversão do carcereiro ocorreu em um lugar inapropriado, no presídio.
 
Isso significa que Deus não está limitado em apenas um lugar. Ele está disposto a salvar e habitar naqueles que têm um coração arrependido!
 
“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.” Isaías 57:15
 
2- Lídia buscava a Deus. Ela tinha um anseio por Deus! Por isso ela estava orando e Deus se manifestou a ela. O carcereiro por sua vez não o procurava e estava à beira do suicídio.
 
Deus se revela a Lídia, pois o buscava de todo o seu coração.
 
“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte....”Jeremias 29:13,14b
 
Mas Deus também buscou aquele que não tinham um anseio por Ele. Alguém que era muito improvável de fazer parte do Povo de Deus.  Não é isso que diz a Palavra de Deus?
 
“Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus”. 1 Coríntios 1:26-29
 
 
Deus repetidamente abriu a porta do evangelho para as pessoas mais improváveis. E o carcereiro era um desses!
 
 
3- Lídia teve o seu coração aberto por Deus de maneira calma e tranquila. O Carcereiro por sua vez foi despertado do sono para a conversão por meio de um terremoto.
 
A conversão do carcereiro nos ensina que há pessoas que só convertem depois de um terremoto, só depois de um abalo sísmico.
Há aqueles que não ouvem a voz suave. Não buscam uma reunião de oração. Não procuram ouvir a Palavra de Deus. Para estes, Deus produz um terremoto, um acidente, uma enfermidade, algo radical!
 
Podemos afirmar que o mesmo Deus que abriu o coração de Lídia abriu as portas da prisão!
 
4- Tanto Lídia como o Carcereiro tiveram que reconhecer:
 
 
a) Que estavam perdidos!
 
“Que farei para ser salvo?”
 
Não há esperança para você a menos que reconheça que está perdido. Sem Cristo você cambaleia sobre um abismo de trevas eternas.
 
Se você não se converter sua vida é vã, sua fé é vã, sua religião é vã, sua esperança é falsa.
 
Lídia embora tivesse uma vida “certinha” precisou também reconhecer que precisava de Jesus!
 
 
b) Que é preciso crer no Senhor Jesus!
 
 “Crê no Senhor e serás salvo tu e a tua casa”
 
O carcereiro fez a pergunta mais importante da vida: “Que farei para ser salvo?”  e obteve a resposta mais importante também”
 
“Crê no Senhor Jesus e será salvo..”
 
Lídia teve que aprender também que não há outro caminho senão Jesus. Que não bastava ser religiosa.
 
- Não é suficiente ter pais crentes. Não importa também religioso você é. Você precisa crer para ser salvo.
 
- Não importa o qual distante esteja de Deus ou da moral, Ele quer salvar você!
 
A Graça de Deus se manifestou salvadora a todos! Tito 2:11
 
 
4- Através destes dois personagens aprendemos que é preciso dar provas de transformação, pois a conversão implica em mudança da nossa vida:
 
NENHUM IMPROVÁVEL NO REINO DE DEUS PERMANECE NA SUA FRAQUEZA. A ÚLTIMA PALAVRA DE DEUS PARA SUA VIDA É TRANSFORMAÇÃO.
 
 
33 Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus.
34 Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus.
 
 
1- O carcereiro rude deixa de ser carrasco para ser hospitaleiro. Deixa de açoitar, para lavar os vergões de Paulo. Deixa de agir com crueldade para agir com amor.
 
Todo discípulo é reconhecido pelo amor!
 
 
2- Aprendemos também que a nossa conversão traz esperança para as nossas famílias.
 
Foi o que experimentou tanto a Lídia quanto o carcereiro da cidade de Filipos “...alegrou-se muito com toda a sua casa, por ter crido em Deus” – At 16:34.
 
3- Como resultado da obra de Deus em suas vidas, Lídia e o Carcereiro foram batizados, assumindo uma aliança pública com Jesus.
 
Há dez registros de batismos no Novo Testamento e seis se referem a batismos de casas inteiras.
 
A ênfase de Paulo é que quando uma pessoa é alcançada pelo evangelho, toda a família é atingida pela graça de Deus. O plano de Deus é salvar não apenas você, mas salvar também a sua família.
 
Você pode ser “o primeiro” da sua família. Venha hoje para Jesus e experimente a bênção de ver também sua família sendo liberta e salva por Ele. 
 
Conclusão:
 
Não importa quem é você, de onde você vem, qual é a sua classe social, sua cultura ou sua religião. Não importa se você é uma pessoa de vida bonita ou se está mergulhado na mais profunda crise espiritual.
 
Jesus hoje pode “abrir o seu coração”. Ele pode quebrar suas cadeias. Ele pode mudar sua vida. Venha a Jesus! O mesmo Jesus que abriu o caminho para Paulo até à Europa, abriu o coração de Lídia e abriu as portas da prisão.
 
Igreja Metodista Catalão-GO
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário