segunda-feira, 8 de agosto de 2022

A IGREJA VENCEDORA DE CRISTO 2ª PARTE


 Mateus 16:13-19
13 Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?
14 E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas.
15 Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?
16 Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17 Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.
18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19 Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.
 
Introdução: No domingo passado o Senhor colocou em meu coração uma palavra para encorajar a igreja neste tempo de tantas aflições e batalhas espirituais a fim de que não esmoreçamos em meio às lutas.
 
Estamos falando sobre a Igreja Vencedora baseado no diálogo que Jesus teve com os seus discípulos perguntando: ”Quem diz o povo ser o Filho do Homem?”
 
Através deste diálogo se desenrola uma revelação dada pelo Espírito Santo a Pedro, mostrando a verdadeira identidade de Jesus.
 
16 “Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.
 
Vers. 17 “Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus”.
 
“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
 
A partir desta palavra de Jesus a Pedro, nós vimos às três primeiras características da Igreja que prevalece. Vamos lembrar?
 
1) A IGREJA VENCEDORA É AQUELA QUE
TEM A REVELAÇÃO DE QUEM É JESUS CRISTO
Mt:16:16 “Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo,
o Filho do Deus vivo”.
 
 
2)- A IGREJA VENCEDORA ESTÁ FIRMADA
 NA ROCHA QUE É CRISTO.
 
Mt. 16:18a “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja..”
 
1 Pedro 2:4 “Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa”
 
3- A IGREJA VENCEDORA É AQUELA
QUE SE OPÕE ÀS PORTAS DO INFERNO
Mt. 16:18b “....e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
 
Jesus está nos afirmando claramente que a sua Igreja não ficará acuada timidamente ou covardemente por trás de seus "muros" e "portas", enquanto o "inferno" lhe ataca.
 
Pelo contrário, a Igreja de Jesus, no poder e na unção do Espírito, toma a ofensiva, avança para atacar as portas do inferno (poder simbólico das forças espirituais que atuam neste mundo).
 
Hoje veremos mais três características da igreja vencedora de Cristo:
 
4- A IGREJA VENCEDORA DE CRISTO USA
AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS
19 “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus”.
 
A Pedro seriam dadas inicialmente as "chaves do Reino dos céus". Isto não quer dizer que Pedro tinha autoridade para admitir pessoas no céu, como se vê nas anedotas.
 
As chaves do Reino dos céus foram dadas inicialmente a Pedro para abrir e permitir o acesso ao Reino de Deus por meio da pregação do evangelho.
 
Pedro deu início à pregação do evangelho em Atos cap. 2 após a descida do Espírito Santo e através dele milhares de pessoas foram salvas e batizadas:
 
37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?  
38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.  
39 Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar.  
40 E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa.  
41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;  
 
Pedro aqui representa os apóstolos de Cristo. Todos eles foram comissionados por Jesus e receberam a bênção de usar essas “chaves”.
 
É por isso que está registrado em Atos 2:42 que os primeiros convertidos da igreja “perseveravam na doutrina dos apóstolos.”
 
E essa ordem não foi dada somente a Pedro e aos demais apóstolos, mas a todos nós como Seus discípulos.
 
Todo crente tem a mensagem salvadora do Evangelho e deve estar apto a transmiti-la. Nenhum homem ou instituição tem propriedade ou direito exclusivo sobre o evangelho.
 
Jesus dirigiu-se aos seus discípulos lhes deu a ordem: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16. 15).
 
Será que sabemos o que significa evangelho?
 
O evangelho trata das boas novas de salvação num mundo imerso na mais completa perdição.
 
Os pregadores de hoje, estão querendo dizer o que o povo quer ouvir, e não o que o povo precisa ouvir.
 
Precisamos pregar o evangelho que confronta direto com o pecador com os seus pecados, que faz o homem reconhecer o seu estado original, de pecador, se arrepender entregar sua vida a CRISTO.
 
 “Daquele momento em diante Jesus passou a pregar e dizer: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus!” Mateus 4:17
 
"Vivemos num tempo em que os cristãos estão começando a mudar sua teologia porque estão envergonhados das palavras de Jesus Cristo, simplesmente porque elas não são mais 'populares" pastor Francis Cha
 
Não retenha o evangelho só para você!  Ao retermos o Evangelho só para nós, sem transmiti-lo, fechando a porta do acesso dos pecadores ao evangelho. 
 
Mas se o anunciarmos, abrimos a possibilidade de salvação de vidas.
 
E que responsabilidade a nossa, pois esse é o único meio de salvar os pecadores.
 
Por isso Paulo disse: “Ai de mim se não pregar o evangelho”
 
As chaves do reino são uma herança sagrada de Cristo à sua igreja. Ele colocou a igreja no mundo e ordenou que proclamemos o evangelho.
 
5- A IGREJA VENCEDORA DE CRISTO
SE REÚNE EM NOME DE JESUS.
 
Jesus disse: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Mateus 18:20.
 
Este reunir em “seu nome” precisamos entender bem!
 
Você sozinho não é uma Igreja.
 
Jesus não se refere aqui a um amontoado de pessoas que se reúnem semanalmente para cultuar a Deus. Por muitos anos eu pensava assim!
 
Nós nos reunimos em nome de Jesus também por outros motivos.
 
“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia,” Hebreus 10:25
 
O mandamento de congregar está em conexão com o ver. 24 que diz:   “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras”.
 
Nós cristãos devemos congregar com o propósito de estimular uns aos outros ao amor e às boas obras.
 
Embora devamos sim congregar e frequentar as reuniões da igreja, o Senhor está enfatizando aqui o nosso relacionamento como corpo de Cristo; a nossa unidade em torno Dele.
 
“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”. (1 Coríntios 12:12-13).
 
Embora a nossa Salvação seja pessoal, o Senhor Jesus nos chama de Igreja. Isso significa que o individualismo nunca foi a proposta de Jesus para o Seu povo. A proposta para a Igreja vencedora é comunhão!
 
A Igreja se reunia constantemente no templo e nas casas. “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração” Atos 2.46.
 
O discipulado de Jesus sempre acontecia no contexto da convivência!
 
6- A IGREJA VENCEDORA DE CRISTO VIVE EM SANTIDADE.
5 “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”. 1 Pedro 2:5
 
Hoje em dia é muito comum as pessoas quererem estar com Jesus e com o pecado ao mesmo tempo. Só que isso não é possível! Deus nos chama para a santificação (1 Ts 4:3) Jesus disse que “Ninguém pode servir a dois senhores”
 
Existe um estilo, uma escolha, uma decisão de vida que agrada a Deus, e este estilo é o da santidade. Ser santo é ser separado para Deus. É viver de acordo com os mandamentos estabelecidos por Deus.
 
Pedro nos diz neste texto que todos nós somos edificados casa espiritual para sermos um sacerdócio santo...
 
“Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”. 1° Pedro 1:14-16  
 
 “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14
 
O famoso escrito A. W. Tozer disse: "Santos sem santidade são a tragédia do cristianismo".
 
E isso explica porque o Brasil é um país cristão, mas está entre os mais corruptos e imorais de todos.
 
Jesus voltará para buscar uma Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, mas santa e irrepreensível.
 
“Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.”  Efésios 5:27
 
Isso significa que a Igreja VENCEDORA não se acomoda ao pecado!
 
É verdade que o joio estará na igreja até o fim, mas devemos  nos lembrar de que o joio é a parte da igreja como instituição, que não herdará a salvação e que será sacudida para fora da igreja como organismo vivo pouco antes de Jesus voltar. No final os salvos serão aqueles que farão parte da igreja triunfante, da Igreja Vencedora!!!
 
Uma igreja composta por homens e mulheres purificadas pelo sangue de Jesus. Uma Igreja Santa! Deus seja louvado!
 
CONCLUSÃO: Eu quero te desafiar neste momento a ser a Igreja que o Senhor Jesus planejou! Uma igreja vencedora porque é edificada por Jesus e sobre Jesus! Uma Igreja que enfrenta a oposição das Portas do Inferno e vence! Uma Igreja que prega o Evangelho e faz discípulos de todas as nações! Uma Igreja que se reúne em Nome de Jesus e que vive uma vida santa!
 
 
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário