quinta-feira, 30 de março de 2023

AS MARCAS DO AMOR DE CRISTO!


Texto:
“Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.” Gálatas 6:17 R.A
 
Introdução: Hoje é o último dia da nossa campanha de oração: Marcados pelo teu amor! No caso o amor aqui é o amor de Deus! Por isso eu quero falar nesta noite sobre as marcas do amor de Cristo que devemos trazer em nós!
 
Os legalistas religiosos judeus que perseguiam o apóstolo Paulo, gloriavam-se com a marca da circuncisão, seus rituais e cerimônias religiosas; Paulo gloriava-se tão somente na Cruz do nosso Senhor Jesus Cristo, nas marcas de Jesus em sua vida.
 
“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”. Gálatas 6:14  
 
Quando a gente lê este versículo nos dá a entender que Paulo estava bem aborrecido com estes religiosos que ele chega a dizer: “ninguém me moleste..”
 
A palavra grega para “marcas” é stigmata, donde surge a nossa palavra estigma.
 
A Igreja na idade média acreditava que essas marcas eram cicatrizes das mãos, dos pés e do lado de Jesus, e através que haviam aparecido no corpo do apóstolo devido a sua grande identificação com Cristo.
 
Mas, é muito pouco provável que as marcas de Jesus que Paulo levava fossem desse tipo.
 
No grego secular essa palavra relaciona-se com o verbo stizo, “ferrar”, “marcar com um instrumento pontiagudo”, e, quando se aplica a carne de homens e animais, “ferretear”, “tatuar”. Usava-se para a marcação de um escravo ou um criminoso.
 
Creio com isso que Paulo não estava querendo dizer que tinha o seu corpo tatuado com um símbolo cristão, como a cruz, ou o nome de Jesus.
 
Na verdade, as marcas que Paulo carregava em seu corpo era dos sofrimentos que ele enfrentou por amor a Cristo! Tanto é que em 2 Co 11.23-25 Paulo conta-nos dos açoites, apedrejamento, naufrágios, prisões.
 
Os ferimentos que seus perseguidores lhe infligiram e as cicatrizes que ficaram eram as marcas de Jesus. Na verdade Paulo estava confrontando os judaizantes legalistas mostrando que a circuncisão não era a autêntica MARCA cristã e sim a perseguição.
 
“Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” 2 Timóteo 3:12
 
Podemos então apresentar algumas marcas do amor de Cristo que devemos também trazer em nossa vida!
 
1- MARCA DA PIEDADE
A palavra piedade é muito repetida na escritura e em uma das passagens que chama atenção que é esta:
 
“Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que é piedoso; o SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele.” – Salmos 4:3.
 
Deus separa para si o piedoso, Deus o coloca em destaque e se alegra nele.
 
E por que Ele se alegra no piedoso? O que significa ser piedoso?
 
As palavras piedade, piedoso(a) e piedosamente são encontradas mais de 40 vezes no Novo Testamento (RA2), e frequentemente são mal-entendidas.
 
·         Piedade como compaixão, dó, sentir pena.
·         Piedade como devoção e consagração a Deus! (está mais ligada a essa)
 
Ser piedoso significa imitar a Deus. Uma pessoa piedosa imita a Deus e quer imitá-lo.
 
“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;” – Efésios 5:1
 
Gandhi, o mais famoso líder que existiu na Índia certa vez disse: “Eu seria cristão hoje, se não fosse o péssimo exemplo dos cristãos de ontem”
 
A Índia é um dos países mais populosos do mundo, onde a maioria está mergulhada na mais profunda das trevas e idolatria. O que seria se no tempo de Gandhi ele tivesse encontrado cristãos verdadeiramente consagrados?
 
2- MARCA DA OBEDIÊNCIA.
 
Filipenses 2:5-8
“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”.
 
Jesus foi obediente ao Pai em tudo.
 
Assim como a desobediência de Adão nos deu a natureza de pecador, a obediência de Cristo nos faz justos. Nós devemos tudo à obediência de Cristo.
 
“Assim, também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos” (Rm 5.19)
 
A desobediência é a raiz de todo pecado e miséria. O primeiro objetivo da sua obra salvadora foi cortar de vez a raiz do mal e restaurar o homem para o seu destino original: uma vida em obediência ao seu Deus.
Obediência é abrir mão da nossa vontade pessoal para fazer a vontade do Pai em nossa vida.
 
Obedecer é a maior prova de amor que podemos dar ao Senhor:
 
“Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele” (João 14:21).
 
Obedecer a Deus é amá-lo e amá-lo é obedecer.
 
3- MARCA DA ORAÇÃO
Jesus viveu intensamente em oração!
 
A- JESUS OROU QUANDO FOI BATIZADO. (Lucas 3:21,22)
“E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo”.
 
Quando Jesus orou naquele momento três coisas aconteceram:
a- O Céu se abriu
b- O Espírito Santo desceu
c- Deus o Pai falou
 
Podemos ter a certeza de que se orarmos o mesmo pode acontecer conosco. Os céus se abrirão para nós manifestando a glória do Senhor! O Espírito Santo descerá com poder e poderemos ouvir a voz do Pai.
 
B- JESUS OROU QUANDO FOI ESCOLHER OS SEUS DISCÍPULOS (Lucas  6:12,13) “Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:”
 
Detalhe: Ele orou uma noite inteira na escolha de seus discípulos.
“A liderança da Igreja precisa ser escolhida conforme a vontade de Deus e não conforme a vontade dos homens”.
 
C- JESUS OROU NO GTSÊMANI, NA HORA MAIS DECISIVA DA HISTÓRIA. (Lucas 22:40-44) 
40 Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação.
41 Ele, por sua vez, se afastou, cerca de um tiro de pedra, e, de joelhos, orava,
42 dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.
43 [Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava.
44 E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.]
 
Diante da batalha mais difícil da história, Jesus orou. Ele sabia que seus inimigos viriam prendê-lo. Ele sabia que estava destinado a ir para a cruz.
Mas ele não se defendeu, antes dobrou os seus joelhos e orou. Ele não usou as armas carnais para se defender, mas usou as armas espirituais.
 
D- JESUS OROU QUANDO FOI CRUCIFICADO ( Lucas 23:34)
“...Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem..” Lucas 23:34
 
Jesus mesmo ali na cruz poderia ter fulminado pelos seus algozes, mas antes decidiu orar por eles pedindo a Deus Pai que os perdoassem. Com Jesus aprendemos que antes de qualquer atitude que venhamos a tomar para com aqueles que nos ofenderam, devemos orar!
 
De todas as coisas que Jesus nos falou para fazer, orar por aqueles que nos perseguem é sem dúvida a mais complicada.
 
Seria mais fácil oramos para que eles sumam, nos larguem se esqueçam de nós; só que não parece que é isso que Jesus ensina.
 
A oração deve ser pela conversão deles, pelo arrependimento, para que eles sejam perdoados e para conhecerem a Deus.
 
Isso é o que Jesus fez enquanto esteve pendurado na cruz:
 
“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23.34).
 
E- JESUS OROU APÓS A SUA RESSURREIÇÃO. (Lucas 24:30)
“E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu;”
 
Jesus se apresenta ressurreto aos seus discípulos e abençoa o pão dando graças. Ele parte o pão e dá aos seus discípulos para reavivar neles a memória acerca de sua identidade.
 
O Jesus que eles e nós cremos é o vencedor da morte, o redentor de Seu povo, o Deus todo Poderoso!
 
F- JESUS CONTINUA ORANDO POR NÓS À DESTRA DO PAI. (Hb. 7:25)
“Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25
 
O autor de Hebreus diz que Jesus vive sempre para interceder por nós! Aleluia!
 
CONCLUSÃO: Ser marcado pelo amor de Cristo é trazer as suas marcas em nossa própria vida! Essas marcas nos lembram que a vida cristã não é uma vida de facilidades e glórias, mas de renúncia e cruz!
 
Igreja Metodista em Catalão
Campanha de Oração: Marcados por Teu Amor!
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário