quinta-feira, 27 de julho de 2023

A CURA COMPLETA


2 Reis 5:1-19
¹ Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o Senhor dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso.
² Ora, tropas da Síria haviam atacado Israel e levado cativa uma menina, que passou a servir à mulher de Naamã.
³ Um dia ela disse à sua senhora: "Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra".
⁴ Naamã foi contar ao seu senhor o que a menina israelita dissera.
⁵ O rei da Síria respondeu: "Vá. Eu lhe darei uma carta que você entregará ao rei de Israel". Então Naamã partiu, levando consigo trezentos e cinqüenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupas finas.
⁶ A carta que levou ao rei de Israel dizia: "Junto com esta carta estou te enviando meu oficial Naamã, para que o cures da lepra".
⁷ Assim que o rei de Israel leu a carta, rasgou as vestes e disse: "Por acaso sou Deus, capaz de conceder vida ou morte? Por que este homem me envia alguém para que eu o cure da lepra? Vejam como ele procura um motivo para se desentender comigo! "
⁸ Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado suas vestes, mandou-lhe esta mensagem: "Por que rasgaste tuas vestes? Envia o homem a mim, e ele saberá que há profeta em Israel".
⁹ Então, Naamã foi com seus cavalos e carros e parou à porta da casa de Eliseu.
¹⁰ Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: "Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado".
¹¹ Mas Naamã ficou indignado e saiu dizendo: "Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria de pé o nome do Senhor seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra.
¹² Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Será que não poderia lavar-me neles e ser purificado? " Então, foi embora dali furioso.
¹³ Mas os seus servos lhe disseram: "Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais, quando ele apenas lhe diz para que se lave e seja purificado! "
¹⁴ Assim ele desceu ao Jordão e mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus; ele foi purificado e sua pele tornou-se como a de uma criança.
¹⁵ Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram à casa do homem de Deus. Ao chegar diante do profeta, Naamã lhe disse: "Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel. Por favor, aceita um presente de teu servo".
¹⁶ O profeta respondeu: "Juro pelo nome do Senhor, a quem sirvo, que nada aceitarei". Embora Naamã insistisse, ele recusou.
¹⁷ E disse Naamã: "Já que não aceitas o presente, ao menos permite que eu leve duas mulas carregadas de terra, pois teu servo nunca mais fará holocaustos e sacrifícios a nenhum outro deus senão ao Senhor.
¹⁸ Mas que o Senhor me perdoe por uma única coisa: quando meu senhor vai adorar no templo de Rimom, eu também tenho que me ajoelhar ali pois ele se apóia em meu braço. Que o Senhor perdoe o teu servo por isso".
¹⁹ Disse Eliseu: "Vá em paz". Quando Naamã já estava a certa distância,

Introdução: Graça e Paz irmãos. Hoje é o último dia de nossa campanha de oração “Pelas Suas Pisaduras fomos sarados” baseada no texto de Isaías 53:4-6. Devemos entender que a obra redentora de Cristo na cruz foi uma obra completa. Jesus levou sobre si as nossas enfermidades espirituais, emocionais e físicas.
 
Isso significa que não ficamos mais doentes porque somos cristãos?
 
- Não amados, pois as enfermidades fazem parte da vida humana como resultado do pecado original. No entanto, cremos no poder do nome de Jesus para curar qualquer tipo de enfermidade hoje e que na ressurreição dos mortos, seremos definitivamente saudáveis.
 
Na ressurreição teremos um corpo novo, sem pecado, e aí sim não teremos nenhuma possibilidade de ficarmos doentes. Dizer que o cristão não está mais sujeito à doença é asseverar que a ressurreição já ocorreu, pois isso só pode acontecer com um corpo perfeito, que não envelhece e não morre.
 
Quando recebemos uma cura hoje pela manifestação do poder de Deus, creio que temos apenas uma amostra do que será definitivo na glória eterna. Por isso a nossa salvação em Cristo é incomparavelmente a bênção mais importante que recebemos, pois não adianta nada ser curado momentaneamente e ficar eternamente separado da presença de Deus.  
 
Voltando ao nosso texto...
 
Naamã era um homem rico e herói de guerra, mas sua condição física exigia um tipo de cura sobrenatural que nem todo dinheiro que possuía podia pagar.
 
Ainda hoje pessoas como Naamã não são difíceis de encontrar. Pessoas com riqueza e fama, mas sujeitas a problemas mortais que o dinheiro não pode resolver.
 
Certamente a enfermidade física de Naamã desencadeou também uma enfermidade emocional; pois sendo leproso não podia ter uma vida normal nem como marido ou como pai.
 
E espiritualmente falando Naamã também era enfermo, pois ele era idólatra. O deus que ele adorava conforme 2 Rs 5:18 era Rimom a principal divindade de Damasco conhecido como o deus da tempestade.
 
A esposa de Naamã tinha uma serva, nascida em Israel, que se compadeceu da condição de seu mestre e disse: “Quem dera meu senhor estivesse com o profeta que está em Samaria! Ele o curaria de sua lepra” (2 Reis 5:3).
 
Naamã foi até seu rei e contou-lhe o que a jovem israelita havia dito. O rei disse a Naamã para ir a Israel, enviando com ele uma carta ao rei de Israel para pedir a sua cura.
 
Naamã partiu para Israel com a carta e uma grande quantidade de prata, ouro e roupas para comprar sua cura.
 
Quando o rei de Israel recebeu a carta, rasgou as suas vestes e exclamou:Acaso sou eu Deus, para matar e vivificar, para que este homem me mande curar um homem da sua lepra? procura contenda comigo” (2 Reis 5:7)
 
No versículo 8 diz que “Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado suas vestes, mandou-lhe esta mensagem: "Por que rasgaste tuas vestes? Envia o homem a mim, e ele saberá que há profeta em Israel".
 
É nesta altura do relato que eu quero destacar algumas condições para recebermos a cura completa.
 
1 - PARA TERMOS CURA COMPLETA PRECISAMOS ABRIR
MÃO DO NOSSO ORGULHO.
 
Nos versículos 9 a 11 diz que Naamã chegou à casa de Eliseu e, em vez de ser saudado pessoalmente, um mensageiro saiu para cumprimentá-lo, dizendo para Naamã se lavar no rio Jordão sete vezes e ele ficaria limpo.
 
Naamã ficou com raiva. Naamã ficou ofendido porque esperava ser saudado por Eliseu e curado apenas por uma oração e um toque de suas mãos.
 
Ele também considerava os rios de Damasco muito melhores do que as águas de Israel e sentia-se humilhado por ter que mergulhar 7 vezes no Jordão.
 
¹² “Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Será que não poderia lavar-me neles e ser purificado? " Então, foi embora dali furioso”.
 
 “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.” 1 Pedro 5:6
 
Mas seus servos o chamaram para se humilhar e receber a cura. Disseram-lhe: “Meu pai, se o profeta tivesse dito a você para fazer algo grande, você não o teria feito? Quanto mais, quando ele disser a você: ‘Lave-se e fique limpo’?” (2 Reis 5:13)
 
2- PARA TERMOS CURA COMPLETA PRECISAMOS OBEDECER
À DIREÇÃO DE DEUS.
 
¹⁴ Assim ele desceu ao Jordão e mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus; ele foi purificado e sua pele tornou-se como a de uma criança.
 
O profeta era o portador da Palavra de Deus naquela época. A bíblia diz que ele só foi purificado após mergulhar 7 vezes conforme a ordem do homem de Deus.
 
A obediência fez com que cada mergulho aquele homem fosse quebrantado de todo orgulho que ele sempre carregava.
 
A oferta que Deus queria de Naamã era diferente da que ele queria oferecer. Ele queria oferecer prata, ouro e roupas de luxo (versículo 5). Mas o profeta não quis nada disso.
 
A oferta que Naamã devia oferecer era a sua obediência!
 
“Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros”. 1 Samuel 15:22
 
“A obediência custa caro, mas a desobediência custa mais caro ainda” Humberto Queiroz
 
3- PARA TERMOS CURA COMPLETA PRECISAMOS RECONHECER
O SENHOR EM NOSSAS VIDAS.
 
¹⁴ Assim ele desceu ao Jordão e mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus; ele foi purificado e sua pele tornou-se como a de uma criança.
¹⁵ Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram à casa do homem de Deus. Ao chegar diante do profeta, Naamã lhe disse: "Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel. Por favor, aceita um presente de teu servo".
¹⁶ O profeta respondeu: "Juro pelo nome do Senhor, a quem sirvo, que nada aceitarei". Embora Naamã insistisse, ele recusou.
¹⁷ E disse Naamã: "Já que não aceitas o presente, ao menos permite que eu leve duas mulas carregadas de terra, POIS TEU SERVO nunca mais fará holocaustos e sacrifícios a nenhum outro deus senão ao Senhor.
 
1- (vs. 15) Naamã assumiu publicamente sua fé no Deus de Israel. Pediu uma carga de terra para ter simbolicamente um lugar da terra santa para buscar ao Senhor. Além disso, prometeu abandonar os outros deuses de sua nação.
 
2- (vs. 17a) Naamã chegou em Israel como um general, mas, retornou como um servo. Naamã não somente deixou sua lepra no Jordão, deixou também seu orgulho e sua altivez.
 
3- (vs. 17b) Naamã abandonou a idolatria. O foco da cura de Naamã estava não somente na quebra de seu orgulho, mas em como sua conversão se tornou notória a todos.
 
CONCLUSÃO: Como vimos no texto, claramente a cura de Naamã aconteceu porque Deus tinha um propósito para isso. Entendo com isso que nem todos serão curados aqui se esse não for um propósito divino. Naamã chegou leproso e voltou curado. Chegou perdido e voltou salvo. Chegou idólatra e voltou adorando ao Deus vivo. Hoje, Deus quer fazer esse milagre em sua vida.
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário