quarta-feira, 22 de novembro de 2023

PASSANDO PELO VALE COM O PASTOR

 

Salmo 23 (Salmo de Davi).
1 O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara (bordão) e o teu cajado me consolam.
5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.

Introdução: Eu quero compartilhar contigo uma palavra que não é nova. Pelo contrário, o Salmo 23 com certeza é um dos Salmos mais conhecidos de cristãos e também dos não cristãos.
 
Escolhi este salmo para ministrar porque estamos vivendo um tempo muito difícil mesmo, principalmente para aqueles que são mais idosos ou os que têm alguma limitação ou enfermidade crônica.
 
E isso me levou a pensar neste salmo que tem como objetivo nos mostrar que dependemos de Deus, como uma ovelha depende de seu pastor. Essa dependência do pastor não se dá apenas nos momentos de provisão, mas, também de proteção quando a nossa vida é ameaçada por predadores.       
 
A ovelha como um animal não consegue lutar. Falta-lhe habilidade, agilidade, garras, presas, força… falta-lhe tudo para lutar.
 
Por isso a ovelha é o animal mais inofensivo do mundo doméstico. Elas não têm nenhum mecanismo de defesa que possamos citar. Além disso, uma ovelha não consegue fazer nada sozinha.
 
As ovelhas têm necessidade constante de cuidado e atenção. Por isso ela depende totalmente dos cuidados do pastor. Elas são tão distraídas e medrosas que no desespero pode sair correndo do aprisco e se tornar presa fácil dos predadores.  
 
É por isso que há um ditado que diz: “Uma ovelha fora do aprisco se torna petisco de lobo”
 
O profeta Isaías ao se referir ao ser humano disse em Isaías 53:6a “todos nós, assim como as ovelhas, nos desviamos e cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho..".
 
Por isso, se há qualquer coisa de que a ovelha mais necessite é de direção e coragem!  E isso só o pastor Jesus Cristo pode lhe dar!
 
Mas eu quero focar a Palavra nesta noite sobre a coragem que precisamos ter como ovelhas, porém esta coragem não é a coragem de lutar, mas de confiar no pastor!
 
A ovelha não precisa de coragem para lutar contra um lobo, mas para confiar no pastor. A vida passa e nos aproxima a cada dia do Vale da sombra da morte.
 
- Eu tenho percebido que as pessoas, na medida em que vão perdendo força e saúde, capacidade e dinheiro, vigor e virilidade; à medida que elas envelhecem, vão ficando cada vez mais desencorajadas, mais amedrontadas.
 
E nestas condições nos parece mais difícil confiar em Deus e entregar-se totalmente aos seus cuidados.
 
Por isso eu quero focar esta mensagem na primeira parte do versículo 4 do nosso texto diz assim:
 
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara (bordão) e o teu cajado me consolam”.
 
Davi sabia por experiência própria as ovelhas estão expostas a todo tipo de perigos, mas ele sabia também que o Pastor está sempre conosco tanto nas montanhas como no vale. E se ele não se encarregasse de nos proteger estaríamos massacrados. Não suportaríamos a luta
 
O que Deus requer de nós, ovelhas de seu pasto, é tão-somente coragem para confiar e dizer: “Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás comigo”.
 
Hoje nós vamos aprender algo extraordinário através deste versículo: A verdade é que o vale da sobra da morte, por mais paradoxal que pareça, é prova do amor do pastor pela vida de suas ovelhas.
 
Sabe por quê? Três motivos porque Deus nos faz passar pelos vales:
 
1- O VALE É O CAMINHO QUE NOS CONDUZ PARA AS MONTES.
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte...”
“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte...” NVI
 
“Ainda que eu ande ou Quando eu andar” indica uma verdade. O Vale é um lugar onde todos nós passamos!  
 
O vale não é uma opção, mas uma certeza na vida do crente. Por isso Jesus disse: “No mundo tereis aflições...” Jo 16.33
 
O texto não diz: ”Se eu passar, mas quando eu passar.”
 
O vale nos fala daquele momento crítico da vida:
 
- Ele se refere aquele dia, que mais tarde Paulo chamou de “dia mau”.
- Aquele momento que parece que nada dá certo. Parece que todos estão contra nós.
- Aquele momento que parece que não vamos aguentar, porém, ao passarmos pelo vale tomamos a consciência da presença do pastor!
 
Quando passarmos pelos vales, devemos permanecer bem perto do pastor de nossas almas, pois Ele nos conduzirá aos montes de Sua Presença!
 
Pelo “vale da sombra da morte” todos passaremos, mas a pergunta fundamental é: Será que nós permanecemos perto do pastor?
 
Na vida cristã, falamos muitas vezes em “entrar na presença de Deus”, “buscar a presença de Deus” e assim por diante.
 
O que tudo isso significa, se não “subir para o monte do Senhor?”.
 
- Jesus se retirava para os montes para orar
- Jesus chamou Pedro,Tiago e João para o monte e ali eles viram a glória de Deus
- Jesus pregou o seu maior sermão no monte. Conhecido como o sermão da montanha.
 
Nascemos para viver na presença de Deus. O coração sofre quando lá nós não estamos. Para tanto, precisamos subir, figurada e espiritualmente falando, precisamos buscar as coisas do alto. Paulo colocou da seguinte forma:
 
Colossenses 3.1-3
1  Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
 
Agora, devemos notar que esse verso afirma o seguinte: “Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte”. O texto não diz que o vale é o fim da viagem, que eu morro nele; nem que eu paro nele, mas, sim, que eu o atravesso.
 
É comum usar-se este texto para consolar aqueles que estão passando pelo vale escuro da morte.
 
Mas, mesmo nesta situação, para o filho de Deus, a morte não é um fim, mas a porta de acesso a uma vida mais elevada, a uma vida superior de íntimo contato com Cristo.
 
“A morte é apenas um vale escuro que dá acesso ao monte da alegria eterna com Deus”.
 
Toda montanha tem seus vales. Não há atalhos. O acesso aos lugares altos da presença de Deus passa, inevitavelmente, pelo vale de dores e de tribulações.
 
2. O VALE É O CAMINHO QUE NOS CONDUZ PARA AS ÁGUAS
 
Quando Davi escreveu o Salmo 23, sabia que o ser humano precisa de água refrescante.
 
Por isso ele diz na segunda parte do versículo 2:” Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma.”
 
Em termos gerais, a água para o rebanho provinha de três fontes principais: do orvalho da relva, de poços cavados e riachos ou nascentes.
 
Os vales não são apenas os caminhos de subidas mais gradativas até o topo, mas também os que apresentam melhor suprimento de água. É nos montes onde se localiza os melhores riachos e nascentes.  
 
Neles encontramos água fresca por todo o percurso. Há rios, regatos, fontes e lagunas calmas nas valas mais profundas do caminho.
 
Durante os meses quentes de verão, a caminho dos pastos dos picos dos montes, as longas caminhadas podem ser cansativas. Os rebanhos sentem sede intensa. No entanto, como eles se alegram pelos frequentes bebedouros encontrados ao longo da estrada pelo vale, nos quais podem se refrescar e matar a sede.
 
Essas águas simbolizam o refrigério pela presença do Espírito Santo em nós! 
 
“Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem...”.João 7:38,39
 
A FONTE DE ÁGUA VIVA É O SENHOR E ÁGUA É O CONSOLADOR!!!
 
“aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”. João 4:14
 
Por isso queridos, precisamos buscar nos saciar nas águas do Espírito Santo!
 
O Espírito Santo é comparado à água viva vinda de um córrego constante. Ele é de todas as formas superior aos poços estagnados deste mundo.  
 
O Espirito de Deus continua sendo uma fonte interior de vida e alegria!  
 
Como crentes, descobrimos, mais sedo ou mais tarde, que é nos vales da vida que encontramos as melhores águas da parte de Deus.
 
É caminhando com ele através dos profundos vales das dificuldades que aprendemos a encontrar nele, em doce comunhão com ele, na Palavra dele, o refrigério para a alma ressecada.
 
 
3. O VALE É O CAMINHO QUE NOS CONDUZ AOS PASTOS VERDES
 
A terceira razão pela qual o criador prefere levar o rebanho para a montanha, passando pelo vale, é que, geralmente, lá se encontram, ao longo da rota, as mais ricas fontes de alimento e a melhor forragem.
 
Vs.2 “Ele me faz repousar em pastos verdejantes.”
 
Para o rebanho de ovelhas pastos verdejantes era sinônimo de comida farta, de alimento,de provisão.
 
Salmo 37:15: “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão”.
 
"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6:34)
 
"O pão nosso de cada dia nos dá hoje”. (Mateus 6:11)
 
Apesar de todos os perigos dos vales que são: tempestades súbitas, inundações bruscas, avalanches de pedras, deslizamento de neve ou de terra, animais felinos e serpentes, esse ainda é o melhor caminho para conduzir o rebanho ao monte, pois é nesse vale que a relva cresce melhor, é nesse vale que não falta provisão.  
 
Os vales são frutíferos. Nos vales o crente se fortalece espiritualmente.
 
CONCLUSÃO: Algumas lições você precisa levar consigo hoje:
 
1) Não se espante quando você chegar ao vale:  Contar os vales como certos poupará você de muitas surpresas ou “decepções” com Deus.
 
2) Faça do vale um curso intensivo de intimidade com Deus. Note os pronomes de tratamento na primeira e na segunda pessoa: “eu andar” e “tu estás”. Até aqui, até o verso 4, Davi falou de Deus para a sua própria alma ou para outras pessoas – Davi professou fé.
 
Todos os pronomes estavam na terceira pessoa: “ele” – “ele faz isso”, “ele faz aquilo”.
 
Agora, porém, chegando ao vale, o salmista para de falar de Deus para falar com Deus: “Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás ao meu lado”. Davi agora ora e fala com Deus.
 
Quando nós aprendemos com os vales e crescemos na intimidade com Deus, da próxima vez que chegarmos a um vale – e sempre chegaremos lá, teremos água para beber – estaremos mais maduros e mais fortes para a próxima batalha e a próxima e a próxima, até chegarmos no céu.
 
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário