terça-feira, 5 de dezembro de 2023

LEVANTADOS PARA ESTE TEMPO


"
pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?.” Ester 4:14.
 
Introdução: Quero compartilhar com os irmãos uma Palavra que tem como objetivo nos despertar a fim de que nos levantemos para o tempo de hoje a fim de cumprirmos o propósito de Deus. Para falarmos desse assunto vamos usar um personagem feminino; a rainha Ester.
 
O livro de Ester narra a história dos judeus que permaneceram na Média e na Pérsia em vez de voltarem para Jerusalém. No meio de uma grande crise, surge um decreto do rei da Pérsia, arquitetado por Hamã, trazendo uma decisão de que todo judeu fosse exterminado num único dia. É nesse contexto que Ester surge com uma missão, um propósito.
 
Quem era Ester? Ester era uma jovem deportada entre os judeus que ficou órfã quando criança, e seu primo, Mardoqueu, cuidou dela. Trazida para a corte real do rei Assuero ela foi escolhida para ser a rainha da Pérsia.
 
No conforto do palácio, Ester recebe a notícia através de Mordecai de que todos os judeus seriam exterminados em um só dia por conta de um decreto do rei.
 
Diante do decreto do rei os judeus estavam desesperados. “Em todas as províncias aonde chegava a palavra do rei e a sua lei, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos se deitavam em pano de saco e em cinza”. Ester 4:3
 
Neste momento, Ester recebe uma palavra de Mardoqueu: “Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?.” Ester 4:14.
 
Aquele era um momento difícil, um momento conturbado, mas o momento do chamado de Deus se manifestar na vida de Ester.
 
Nós também vivemos tempos conturbados. Os sinais da volta de Jesus apontados por exemplo em Mt. 24 estão extremamente visíveis.
 
De forma especial destaco o massacre aos cristãos, que através dos vídeos amplamente divulgados, nos trazem grande tristeza. As guerras por todos os lados, as ações terroristas do Hamas para exterminar os judeus novamente, terremotos, o crescimento da imoralidade, a apostasia.
 
Sem contar o caos que vivemos no Brasil. Escândalos em cima de escândalos.
 
Mas, quem sabe não foi para um momento como esse que Deus nos chamou?
 
Precisamos entender que o propósito de Deus para nós nesta hora é que fará toda diferença.
 
Precisamos nos alinhar aos propósitos de Deus para as nossas vidas para romper com as nossas limitações.
 
Através deste texto vamos aprender quais os benefícios de se viver nos propósitos que Deus tem pra nós.
 
1.  O PROPÓSITO NOS REVELA ESTRATÉGIAS.
No verso 16 Ester traça os passos, o caminho para chegar ao Rei.
 
"Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei". Ester 4:16
 
Antes de tomarmos qualquer decisão importante devemos começar com oração e jejum. A oração e o jejum têm o poder de desfazer os intentos do maligno com certeza.
 
Em Marcos 9:29, falando sobre o menino possesso do qual os discípulos não puderam expulsar o espírito maligno. Quando eles perguntam a razão de não terem conseguido libertar o jovem, Jesus diz aos discípulos que "esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum".
 
Ester tinha plena consciência de que por meio destas estratégias espirituais o decreto do rei poderia ser mudado.
 
Existe um caminho para vencermos os desafios que estão diante de nós. Existe uma estratégia que nos conduzirá à vitória. E essa estratégia, esse caminho nos é revelado à medida que nos alinhamos ao propósito!
 
2. O PROPÓSITO NOS FAZ SUPERAR O MEDO
Quando Ester entende que estava ali para uma missão, o medo da morte, o medo da atitude do Rei é vencido e ela avança no projeto. No final do verso 16, a antes apavorada Ester declara: “se eu tiver que morrer, morrerei”.
 
Ester entende que vale a pena se arriscar pelo propósito de Deus a ponto de morrer por ele.
 
Constantemente enfrentamos situações que nos fazem sentir medo. A clareza do propósito nos encorajará.
 
Assim como Josué e Calebe, que diante do pavor dominante dos outros espias, evocam o propósito para dizer as tribos que chegariam sim a terra prometida.
 
3. O PROPÓSITO NOS TRAZ UNÇÃO.
 
Achamos que unção está relacionada somente a aplicação do óleo aos enfermos nas reuniões de oração.
 
Mas a unção de Deus tem a ver com a capacitação que Deus dá a todo crente para servir.
 
“Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.” 1 João 2:27
 
Unção é “uma capacitação sobrenatural para realizar aquilo que, no natural, você não consegue”. O ministério que Deus nos confiou não pode ser exercido na força do nosso braço, mas sim na unção do Espírito!
 
Ester era uma personagem improvável para a realização dessa missão. Embora fosse formosa era de um povo “inimigo”. Mas ainda assim, virou rainha. E depois, viu-se incapaz diante do desafio, mas o realizou.
 
4. O PROPÓSITO TRAZ OS RECURSOS.
 
No capítulo 6 de Ester lemos que numa noite, o rei perde o sono, e pede que lhe tragam o livro das crônicas do seu reinado. Ali ele encontra a história de fidelidade de Mardoqueu e a partir dali o plano vai se realizar...
 
A insônia do rei não foi uma mera coincidência, mas o recurso, a forma como Deus moveria para realizar o propósito.
 
Para que os sonhos que Deus tem gerado em nós se realizem, certamente precisaremos de muitas coisas. Recursos humanos, recursos financeiros, portas que se abram.
 
“Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus”. Fp. 4:19  
 
Pr, Marcelo Oliveira: “Deus só responderá às orações dentro da esfera do propósito profético para o qual o chamou. Nesse campo peça o que quiser e no contexto certo tudo virá à sua mão.”
 
“Se por outro lado você pedir coisas que estão fora do projeto de Deus para a sua vida, será inútil tentar mudar a vontade deste Senhor soberano”.
 
 
CONCLUSÃO: A conclusão da história é que os judeus não são mortos. Nessa ocasião surge a festa de Purim, que os judeus celebram até hoje fazendo em público a leitura do Livro de Ester.
 
-Ester não se calou, não se omitiu.. Ela se alinhou ao propósito de Deus!
- Ester expôs sua vida para salvar o povo Judeu. Jesus deu a sua vida na cruz para salvar-nos e nos dar uma nova vida.
E NÓS.vamos nos omitir?
 
Ester 8.16 “Para os judeus houve felicidade, alegria, regozijo e honra”.
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Um comentário:

  1. Obrigado amado colega e amigo pela lembrança de que estou aqui para um propósito sublime de Deus!

    ResponderExcluir