segunda-feira, 1 de abril de 2024

 


AS 4 LIÇÕES DA PÁSCOA

1 Pedro 1:18-21
¹⁸ Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,
¹⁹ mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,
²⁰ conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.
²¹ Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.
 
Introdução:
 
Pensando sobre a questão da páscoa entendo que existem pelo menos vertentes sobre o assunto.
 
1- A páscoa judaica que foi instituída lá em Êxodo 12 e celebra a libertação do povo Hebreu da escravidão do Egito
2- A páscoa cristã é a celebração da nossa libertação da escravidão pecado através do sacrifício de Jesus e Sua poderosa ressurreição.
3- A páscoa pagã que é cheia de misticismos e misturas. Também conhecida como Ostara, seu nome é a origem da palavra Páscoa em inglês, "Easter". As festas que ocorriam entre povos germânicos e celtas para essa deusa eram realizadas na mesma época da Páscoa.
4- A páscoa comercial criada para gerar lucros através da venda de chocolates.
 
Não é novidade que a páscoa cristã que comemoramos tem a sua origem na páscoa judaica. A primeira Páscoa aconteceu na noite em que os israelitas saíram do Egito. Depois de nove pragas, faraó ainda se recusava libertar o povo de Israel da escravidão. Por isso, Deus avisou que a décima praga seria a morte do primeiro filho de todas as famílias do Egito. Ninguém escaparia, nem mesmo a casa do faraó (Êxodo 11:4-6).
 
Para não sofrerem o castigo dos egípcios, cada família israelita deveria sacrificar um cordeiro, como um resgate do filho mais velho, e colocar o sangue do cordeiro na viga superior e nas laterais das portas das casas. Quando o anjo da morte visse o sangue na porta, passaria por cima da casa sem tirar uma vida (Êxodo 12:21-23). A palavra Páscoa, no original hebraico, significa “passar por cima”. Os israelitas fizeram o que Deus mandou e nessa noite comeram o cordeiro assado com ervas amargas e pães sem fermento, porque não tinham tempo para deixar o pão levedar. Todos jantaram com pressa, com calçados nos pés e prontos para partir em qualquer momento (Êxodo 12:8-11).
 
Deus cumpriu o que dissera. Todas as famílias egípcias perderam um filho, mas os israelitas não foram atingidos, devido ao sangue nas portas. Nessa mesma noite, faraó permitiu que os israelitas fossem embora e eles saíram vitoriosos!
 
4 verdades que podemos aprender sobre a páscoa
 
1- A PÁSCOA É UMA REUNIÃO DA FAMÍLIA (Êxodo 12:26,27)
 
Nesta reunião todas as gerações, começando pelas crianças deveriam saber que Deus é quem liberta o seu povo. (Êxodo 12:26,27)
 
²⁶ Quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘O que significa esta cerimônia?’,
²⁷ respondam-lhes: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando matou os egípcios". Então o povo curvou-se em adoração.
 
A celebração era realizada no seio da família com o objetivo pedagógico.
 
Não havia altares, santuários e sacerdotes ou qualquer influência do culto oficial. Era uma reunião familiar, um tipo de culto doméstico.  
 
Mais uma vez podemos notar o desejo de Deus em ser adorado, em primeiro lugar, no íntimo de cada casa, de cada lar, de cada família
 
Quando Jesus celebrou a Páscoa com seus discípulos, também o fez como uma família, foi numa casa (Mt 26.18)
 
¹⁸ “E ele disse: Ide à cidade a um certo homem e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos”.
 
Havia também um espírito de comunidade, de entrelaçamento das famílias, de comunhão. Caso uma família fosse pequena para comer um animal inteiro, a ordem era procurar a família mais próxima, e juntas, desfrutarem da comunhão (Ex 12.4).
 
⁴ Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; conforme o comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro. 
 
Deus, ao salientar esse detalhe, estava demonstrando o Seu desejo de que as famílias tivessem comunhão, que houvesse um espírito de solidariedade e de compartilhamento.
 
Ao sacrificarem o cordeiro, as famílias deveriam passar um pouco de sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas da casa (Ex 12.7).
 
⁷ “E tomarão do sangue e pô-lo-ão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem”. 
 
Neste texto, vemos o cuidado de Deus para com as famílias israelitas no Egito. Deus tinha um propósito em preservá-las
 
 
2- A PÁSCOA SEMPRE APONTA PARA UM CORDEIRO SEM DEFEITO.
 
“⁵ O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito”. Êxodo 12:5
 
Em 1 Pedro 1:18-20, o apóstolo Pedro destaca o cordeiro sem defeito na pessoa de Jesus Cristo
 
¹⁸ Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,
¹⁹ mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,
²⁰ conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.
 
Quando lemos o Êxodo vemos que o cordeiro da páscoa foi suficiente para resgatar cada família no Egito.
 
“³ Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa.” Êxodo 12:3
 
Mas o cordeiro de Deus revelado em Jesus Cristo foi suficiente para tirar o pecado do mundo inteiro.
 
Foi exatamente isso que João Batista disse quando viu a Jesus: 
 
“²⁹ No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.  João 1:29
 
O profeta Isaías já havia profetizado este momento!
 
⁷ “Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca”. Isaías 53:7
 
Segundo os estudiosos, o cordeiro era sacrificado sempre às sextas-feiras entre duas horas da tarde às 5 horas. Jesus exatamente às 3 horas da tarde (a hora nona) morreu por nós na cruz.
 
A morte do cordeiro de Deus na cruz não foi uma fatalidade, pois estava no plano de Deus antes da criação do mundo, como disse o apóstolo Pedro e revelado a nós nestes últimos tempos, Aleluia!!!
 
3- A PÁSCOA FOI RESSIGNIFICADA POR JESUS COMO UM MEMORIAL (Lucas 22:13-20)
 
¹³ E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a Páscoa.
¹⁴ E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e, com ele, os doze apóstolos.
¹⁵ E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta Páscoa, antes que padeça,
¹⁶ porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no Reino de Deus.
¹⁷ E, tomando o cálice e havendo dado graças, disse: Tomai-o e reparti-o entre vós,
¹⁸ porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o Reino de Deus.
¹⁹ E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de mim.
²⁰ Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós.
 
A primeira celebração da Páscoa ocorreu há 3.500 anos, quando cada família hebraica sacrificou um cordeiro e molhou os umbrais das portas com o sangue do animal, para que seus primogênitos não fossem mortos pela décima praga enviada ao Egito.
 
Já no Novo Testamento, Jesus deu um novo significado à refeição pascal durante a Última Ceia.
 
Ele identificou o pão como sendo seu próprio corpo, que logo seria sacrificado, e o vinho como sendo seu sangue, que seria derramado na cruz. Cristo se tornou o sacrifício do cordeiro pascal.
 
Jesus a ressignificou para torná-la símbolo de uma libertação mais ampla e espiritual.
 
A partir do Novo Testamento, já não seriam necessários sacrifícios anuais de animais. O Filho de Deus cumpriu tudo de uma vez por todas (Hebreus 9:28).
 
“²⁸ assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.”
 
É por isso que o cálice que tomamos é a nova aliança do seu sangue!
 
O sangue de Jesus é um sinal na vida de quem o ama, protegendo do castigo eterno. Ele liberta da escravidão do pecado e dá uma vida nova. Agora todos podemos fazer parte do povo de Deus e viver em liberdade!
 
 4- A PÁSCOA NOS REMETE A UMA VIVA ESPERANÇA. ( 1 Pedro 1:21)
 
“²¹ Por meio dele vocês creem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus”.
 
Muitos têm depositado a nossa esperança em tantas coisas: na tecnologia, na medicina, nos avanços sociais, na política. No entanto, a nossa esperança precisa estar firmada na vida eterna – na nossa ressurreição
 
As pessoas precisam saber que Jesus não é apenas um salvador sofredor, o cordeiro que tira o pecado do mundo, mas, é também o salvador vitorioso que detém o poder do da morte por toda a eternidade!
 
De um tumulo vazio surgiu a maior mensagem de esperança que o mundo já teve. A mensagem do poder da ressurreição. E esta mensagem pode afetar a nossa vida de maneira maravilhosa!
 
A sua ressurreição foi única, singular porque Jesus deixou a morte diferentemente de qualquer outro que voltou a vida!
 
- Nenhum profeta interveio para ressuscitar a Jesus
- Nenhum corpo havia sido tão cruelmente dilacerado e cruelmente espancado como foi o corpo de Jesus.
- Todos os que ressuscitaram, experimentaram posteriormente a morte, mas Jesus não!
 
Ele conquistou a morte para que nós não morrêssemos eternamente!
 
CONCLUSÃO: Que todos nós possamos ser impactados por esta palavra de real libertação e anunciarmos ao mundo que há em esperança em Jesus que ultrapassa os limites da nossa existência! Que hoje o teu coração esteja certo disso!
 
1 Coríntios 15:12-20
 
¹² Ora, se está sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos?
¹³ Se não há ressurreição dos mortos, então nem mesmo Cristo ressuscitou;
¹⁴ e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm.
¹⁵ Mais que isso, seremos considerados falsas testemunhas de Deus, pois contra ele testemunhamos que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Mas se de fato os mortos não ressuscitam, ele também não ressuscitou a Cristo.
¹⁶ Pois, se os mortos não ressuscitam, nem mesmo Cristo ressuscitou.
¹⁷ E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados.
¹⁸ Neste caso, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
¹⁹ Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão.
²⁰ Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram.
 
Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO
Manhã da Ressurreição- 31/03/2024

Um comentário: