quinta-feira, 21 de julho de 2011

QUEM É RESPONSÁVEL?



"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue. E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas". Romanos 10:14 e 15 

Conta-se que numa aldeia, cortada por um rio turbulento, surgiu um alvoroço.
- "Socorro um menino está morrendo no rio!..."
As mães correndo em direção à voz, cheias de temores, pensavam: - "Será meu filho?
Um rapaz, ótimo nadador, amarrou a corda na cintura e jogando a outra extremidade em direção a multidão, gritou: - "Vou buscá-lo. Segurem a corda"
Mergulhando nas águas revoltas do rio, nadou em direção à criança, que já desaparecia levada pela correnteza. O povo observava apavorado.
Quando, afinal, o jovem conseguiu agarrar a criança nos braços, houve um grande alivio por parte da multidão.
- "Puxem a corda". Gritou o herói exausto.
Para horror de todos, viram que ninguém havia segurado a corda. Cada um pensou que o outro iria fazê-lo. Resultado: duas vidas pereceram nas águas turbulentas daquele rio.
Esta pequena estória ilustra o fato de que a obra missionária se faz com a participação de todo povo de Deus. Todos nós somos responsáveis pela missão de Deus de salvar vidas ; e devemos fazê-la, orando, contribuindo e indo.  Aliás, na declaração de nossa missão lemos: “A Igreja Metodista em Catalão tem como finalidade: Proclamar Jesus Cristo como Senhor e Salvador, levando as pessoas a assumirem o discipulado como um estilo de vida. É fortalecida pela Palavra, Oração, Comunhão e Adoração. É enviada ao mundo em serviço para ser testemunha da graça de Cristo e fazer discípulos e discípulas segundo as ênfases do metodismo histórico e brasileiro.
No trabalho missionário de nossa igreja há aqueles que são enviados para os campos missionários. Estes missionários estão se dedicando integralmente na missão. Eles dependem de nosso apoio em oração e contribuição. Temos os missionários em vários níveis: local, distrital, regional , nacional e também transcultural. Mas todos nós somos responsáveis.
O missionário pode se jogar neste rio turbulento e se expor a perigos e dificuldades, mas se não houver quem segure a corda, o resgate dos perdidos será muito difícil. Não importa se estamos dentro do rio, ou se estamos segurando a corda, importa que façamos bem aquilo que fomos chamados a fazer.
A pergunta que eu quero deixar ao finalizar esta pastoral é: Temos assumido esta responsabilidade?

Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário