quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém”. 2 Pedro 3:18

A dádiva da graça é uma iniciativa do Senhor. O crescimento na graça e no conhecimento do Senhor Jesus é uma responsabilidade do crente.  Há cristãos que aceitam o primeiro passo da graça divina, aceitando a salvação dada por Jesus Cristo. Aceitam o primeiro passo e... permanecem no primeiro passo. Nasceram de novo e permaneceram recém nascidos. Acham que ser cristão é simplesmente freqüentar uma igreja no domingo a noite.  O que significa crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo?
Quando se formou a primeira Comunidade Cristã, os seus membros tiveram muita atenção para com o crescimento espiritual. O crescimento espiritual consistia em 4 atitudes. Lemos no livro de Atos 2.42: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações".
Crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor significa aprender constantemente a Palavra de Deus. Se nossos corações e mentes não são regados diariamente pela Palavra, também não há crescimento na fé e na prática do amor e do perdão. Pois como diz o Apóstolo Paulo em Romanos 10.17: "... a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo".
Crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo significa buscar e viver a comunhão. A fé vivida em isolamento atrofia. Muitas vezes ouço pessoas que dizem: "Pastor, eu não preciso ir à igreja. Eu faço minhas orações em casa.” O salmista nos diz: "Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido..” (Sl. 133.1). Pois é na comunhão e no convívio com os irmãos que dores e problemas são mais facilmente superados e o amor, a
solidariedade, e o perdão vividos.
Crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor significa partilhar o pão. E não existe partir do pão sem comunhão. No partir do pão e no beber do cálice somos lembrados de que a morte de Jesus por nós não foi em vão. Além disso, olhamos para o futuro que nos aguarda com a esperança de que Cristo vai voltar. “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.”1 Cor.11:26
Crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor significa viver uma vida dedicada à oração. Em Londres, no atual museu do Metodismo, há no andar superior um pequeno cômodo, com móveis simples e uma lanterna de óleo para iluminar o ambiente, onde está um pequeno genuflexório onde Wesley costumava se ajoelhar para passar horas em oração. Era seu costume subir a aquele lugar por volta das duas horas da madrugada e ficar até amanhecer o dia. Não é de espantar que esse homem tenha conseguido realizar, em nome de Jesus, uma obra tão extraordinária a favor do Reino. Em Mateus 6.5 diz “...e quando orares...” Jesus deixa claro que oração deve ser um estilo de vida do cristão. Ele não disse: Se orares, mas quando. Baseado nisso, compartilhou, ministrou, ensinou e incitou seus discípulos a orar. Crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor significa, portanto, perseverar na Palavra de Deus, na comunhão, no partir do pão e na oração.                                                                                         
 Pr. Gilberto Oliveira Rehder


3 comentários:

  1. Ótima palavra Pr. Gilberto. Pretendo um dia ministrá-la aqui em nossa comunidade. Como vão as coisas por ai? Espero que tudo bem assim como esta conosco aqui! Que Deus continue abençoando este povo de coração aquecido, em nome de Jesus.

    Pr. Téo ;)

    ResponderExcluir
  2. Farei um estudo sobre crescimento e desenvolvimento cristãos e seguirei estes mesmos passos. Bela síntese pastor Gilberto. Deus o conduza nessa direção sempre. Pastore Professor Tiago Esteves.

    ResponderExcluir