segunda-feira, 14 de novembro de 2011

QUANDO DEUS SE MANIFESTA!


“Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles. Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!” 1 Reis 18:37-39

Deus se manifesta de maneira que a Sua presença pode ser percebida e compreendida pelos homens. Deus deseja ser achado e reconhecido. Jeremias 29.14 “Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio”.
Este texto que acabamos de ler nos fala da manifestação de Deus através do fogo. E esta manifestação acontece em meio a um contexto de apostasia. A nação de Israel (o povo eleito de Deus) havia abandonado o Senhor e agora eles estavam cultuando a Baal – conhecido como Deus da Fertilidade. Influenciados por Jezabel- da Sidônia (esposa do Rei Acabe), eles começaram a acreditar que Baal era poderoso para auxiliar nas colheitas.
 Deus então levanta o profeta Elias para se manifestar contra este reino e lhe dá uma palavra de juízo divino: 1 Rs 17:1 “"Ora, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho, nem chuva haverá nestes anos senão segundo a minha palavra."
À partir daí, houve seca, e fome em Samaria. Mas, mesmo diante do juízo divino, o Rei Acabe, Jezabel e a maioria do povo não abandonaram a Baal. Pelo contrário:  
JEZABEL PASSOU A PERSEGUIR OS PROFETAS DO SENHOR E A MATÁ-LOS. E O POVO AINDA ESTAVA DIVIDIDO ENTRE O SENHOR E BAAL: 
1 Reis 18.21   “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu”.
Após três anos (1 Rs 18:1ss), Elias aparece novamente diante de Acabe,e lhe faz um desafio: dois sacrifícios seriam oferecidos, sendo que um ao Senhor Deus, e o outro ao deus Baal. O sacrifício deveria ser consumido com fogo, só que não ateado por homens e sim, pelo ser divino que fosse verdadeiro, isto é, seria reconhecido como Deus, aquele que enviasse o fogo sobre o altar (ou o Senhor Deus ou o deus Baal).

O que Elias fez para atrair a manifestação do fogo de Deus? O que nós devemos fazer para que Deus se manifeste em nossas vidas?


1- RESTAUROU O ALTAR DO SENHOR !
“Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas”.(VS 30)

Saiba da importância do altar:
- O altar é uma palavra que vem do latim “Altus” e quer dizer “Elevado”- onde Deus é exaltado (lugar de honra)
- Altar é também o lugar do sacrifício de morte. É ali que nossa vida é colocada como um sacrifício para Deus. No altar nós morremos para as nossas próprias convicções, vontades, desejos, expectativas, etc... No altar morremos para a nossa vida a fim de podermos viver uma nova vida para com Deus. No altar tem fim o velho homem!
O que significa restaurar o altar em ruinas?
- Significa restaurar a comunhão com Deus e com o seu povo (representado pelas 12 pedras – 12 tribos de Israel) .
- Significa restaurar aquilo que um dia cremos (nossa doutrina), e vivemos (nossa prática), mas que por alguma razão abandonamos ao total desprezo.
- Portanto a restauração do altar é uma recuperação daquilo qu foi esquecido, obscurecido e arruinado A restauração repara nossa vida espiritual. Restaura o nosso fervor, nosso ânimo e nossa paixão pelo Senhor e pelas coisas do Reino.

2- PREPAROU O SACRIFÍCIO CORRETAMENTE!
18.33   “Então, armou a lenha, dividiu o novilho em pedaços, pô-lo sobre a lenha.”

Sacrifício, significa: Dádiva ou oferta a DEUS (Êx. 12:27). Algo oferecido a DEUS em expiação pelo pecado. JESUS é o derradeiro e definitivo sacrifício que aplaca a ira de DEUS contra a espécie humana. (I Jo 4:10). “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”. Este sacrifício Jesus já ofereceu e é suficiente para a nossa salvação. Mas há um sacrifício que devemos fazer:

Os crentes devem levar a vida oferecendo-se ao Senhor como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Romanos 12.1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.

O sacrifício que oferecemos a Deus é uma vida dedicada e consagrada ao Deus. Devemos oferecer a Deus o nosso melhor!

Não podemos apresentar o nosso sacrifício a Deus de qualquer maneira.  Elias não jogou o novilho sobre o altar. Vemos no verso 33 que Elias preparou com carinho e riquezas de detalhes, fazendo assim o melhor para Deus.

Malaquias 1.6-9   “O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? — diz o SENHOR dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome. Vós dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome? Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto, que pensais: A mesa do SENHOR é desprezível. Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? — diz o SENHOR dos Exércitos. Agora, pois, suplicai o favor de Deus, que nos conceda a sua graça; mas, com tais ofertas nas vossas mãos, aceitará ele a vossa pessoa? — diz o SENHOR dos Exércitos.”
O que temos oferecido ao Senhor?

3- LAVOU O ALTAR COM MUITA ÁGUA.
(18.34)   “e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: Fazei-o segunda vez; e o fizeram. Disse mais: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez. (18.35)  De maneira que a água corria ao redor do altar; ele encheu também de água o rego”.

No verso 34, Elias lava o altar várias vezes com muita água, o que é contrário à resposta esperada de Deus: FOGO. É contraditório lavar com água em abundancia, molhando tudo, quando se espera fogo.

Sabemos que a água nos fala da Palavra de Deus e Elias usou muita água sobre o sacrifício a Deus. Quanto mais temos a Palavra de Deus em nossas atitudes, mais somos limpos para Deus agir e Ele age com fogo – Quanto mais Palavra de Deus, mais Deus age.

Em João 15.3, Jesus usa a expressão: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;”
 A Palavra tem que falar comigo. Temos um exemplo maravilhoso quando Jesus foi junto com dois discípulos para Emaús e no final quando eles reconheceram o Mestre, um comentou um com o outro: “Quando Ele falava, ardeu em nosso coração”. A Palavra de Deus tem que mexer contigo e causar transformação em minha vida!

4- CLAMOU AO SENHOR COM CONVICÇÃO.
18.36   "No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas. 18.37   Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles."

Ao clamarmos ao Senhor temos que ter a convicção de quem DEUS é , quem nós somos e o que devemos fazer.

Elias tinha uma forte convicção de quem é Deus – é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Isto é um Deus que escolheu um povo e fez um pacto com este povo por várias gerações.
Elias tinha uma forte convicção de que ele era: eu sou o teu servo
Elias tinha uma forte convicção do que deveria fazer: e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas.

Estas convicções nos fará orar com ousadia!! “Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles.”

Conclusão:

“Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!”

Deuteronômio 10.21   “Ele é o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e temíveis coisas que os teus olhos têm visto”.

A Manifestação de Deus em nossa vida tem uma finalidade. Para que as pessoas ao nosso redor também creiam no Senhor e o reconheçam como único Deus!

Pr. Gilbert O. Rehder
Ministração Culto I.M.Catalão: 14/11/2011

Um comentário: