quinta-feira, 21 de março de 2013

A DIETA DE JOÃO BATISTA


"Usava João vestes de pelos de camelo e um cinto de couro; a sua alimentação eram gafanhotos e mel silvestre". Mateus 3.4  

Quando se é um adolescente ou jovem não pensamos muito sobre a nossa saúde e cometemos uma série de abusos alimentares. Lembro-me como se fosse ontem, das nossas incursões aos grandes rodízios de pizzas ou carnes com amigos e irmãos da Igreja Metodista em Santo Amaro-SP; ali chegávamos até disputar quem conseguia comer mais. Até hoje costumo brincar dizendo que nós metodistas somos o "povo do coração aquecido" e do "estômago dilatado". Por conta desta "dieta" cheio de carboidratos, gorduras e açucares adoecemos e adquirimos aquela barriguinha que por mais "charmosa" que possa ser, nos limita até para amarrar um sapato. À partir daí passamos a cuidar mais de nossa alimentação e seguimos uma dieta prescrita por uma nutricionista em busca da saúde e da boa forma.
Com certeza você já ouviu falar de vários tipos de dieta; a dieta da sopa,a dieta do mediterrâneo, a dieta do tipo sanguíneo, a dieta da combinação de alimentos...mas você já ouviu falar da dieta de João Batista?
A bíblia nos revela que a alimentação do profeta João Batista era de gafanhotos e mel silvestre. Podemos extrair deste texto algumas lições interessantes sobre esta estranha dieta.
A primeira é que a nossa vida é cheia de contradições. Gafanhotos nos remete a coisas ruins, tristes e amargas, enquanto o mel, a coisas doces, alegres, felizes e boas. Quando vemos na bíblia que João comia gafanhotos e mel, podemos aprender que nossa existência será de altos e baixos, alegrias e tristezas, fé e dúvidas, conquistas e derrotas, acertos e erros, vida e morte. Todos os servos de Deus experimentaram essas contradições, e nem o próprio Cristo ficou isento dessa realidade. Em um momento, Jesus estava nas águas do Jordão; em outro, no deserto; uma hora, Ele ouvia a voz do Pai; outra, era confrontado pelo diabo. Quando Jesus foi apresentado por seus pais no templo, o sacerdote Simeão previu esta contradição: "Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição". Lucas 2.34
A segunda é: quando alguém lhe oferecer "gafanhotos", aprenda a retribuir com "mel"  A Bíblia diz: " Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem". Romanos 12.21. Em nossas vidas surgirão pessoas para nos servir inveja, ódio, calúnia, difamação, perseguição, fofoca. Porém, se queremos ser parecidos com Cristo na terra, devemos oferecer “favos de mel”, e responder com amor. Esse é o nosso grande diferencial neste mundo. Quando alguém nos oferecer gafanhotos, vamos oferecer o mel da graça divina. Como disse o apóstolo Paulo:    "Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça". Rom.12.20
A terceira lição é que devemos aprender a saborear e a valorizar mais o mel que Deus nos dá. Conheço pessoas que supervalorizam tanto suas lutas e problemas que se esquecem facilmente de desfrutar das coisas boas da vida que Deus nos dá. Essas pessoas se tornam amargas, insatisfeitas e suas vidas acabam ficando sem sabor. Porque será que valorizamos mais as coisas "indigestas da vida" do que as coisas que nos fazem bem? Não deveria ser ao contrário? Isso me faz lembrar de quando Moisés enviou os doze espias para Canaã. Todos eles relataram que a terra era rica em leite e mel (Nm 13:26-32); eles até trouxeram provas da abundância daquela terra (vs 26). Mas dez deles disseram que aquela terra era uma "terra que devora os seus moradores" e desanimaram todo o povo. (veja Num 13:31-33).
Se a vida nos oferece uma dieta de gafanhotos e mel, olhemos para Jesus o autor e consumador de nossa fé sem desanimar. Em Cristo e Por Cristo!
Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Nenhum comentário:

Postar um comentário