quinta-feira, 18 de julho de 2013

EM QUEM VOCÊ TEM SE APOIADO?

"Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas".Prov. 3:5,6


A alguns anos atrás tivemos uma triste notícia à respeito de um diagnostico médico sobre a minha sogra; chagas no intestino. À partir daí começou todo um tratamento pelo sistema único de saúde. No entanto, o problema foi piorando a cada dia e a indicação por uma cirurgia foi inevitável. Todos os exames foram feitos e agora era só aguardar a data da cirurgia pelo SUS. Passaram-se mais de dois anos e a cirurgia ainda não havia sido agendada agravando-se mais ainda sua situação.
Situações como essa fazem parte da grande maioria da população brasileira que não dispõe de um serviço público de saúde descente; e entre tantos assim, estamos nós que amamos e tememos a Deus. É como disse Jesus: "...porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos." Mateus 5:45.
Quem conhece minha sogra sabe que ela é uma mulher de Deus, zelosa pela família e de um testemunho de vida irrepreensível; todavia a sua fé em Cristo não a isentou de passar por este sofrimento.
Todos nós sofremos muito com a sua enfermidade, mas principalmente por esta espera absurda pela cirurgia. Depois de um longo tempo, finalmente neste mês de julho ela foi operada e tem se recuperado bem. Em toda esta situação aprendemos algumas lições para a nossa vida.
A primeira é sobre o valor do apoio do povo de Deus. Como foi precioso o apoio que recebemos de muitos irmãos e irmãs através de palavras e das orações. É muito bom saber que há centenas de pessoas orando por você e sua família porque se importam com a sua situação. Nestes momentos difíceis esse apoio do Corpo de Cristo é fundamental para nutrir a nossa fé e esperança. Em momentos como este, muitos irmãos acabam se isolando e escondendo suas lutas influenciados por uma teologia que afirma que o fiel não sofre enfermidades. É preciso deixar o orgulho de lado e procurar o apoio dos irmãos.
A outra lição que aprendemos é sobre o apoio que recebemos do nosso Deus. Ainda que nem sempre somos atendidos da forma como gostaríamos em nossas orações, jamais podemos duvidar de seu amor e amparo em nossas vidas. Enquanto naquele hospital muitos se desesperavam, podíamos descansar no Senhor sabendo que Ele cuida de nós. Gosto muito do Salmo 16:5 que diz: "O SENHOR é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo (amparo, apoio)da minha sorte". Quando o nosso relacionamento com o Senhor não é apenas circunstancial, ou seja, só quando estamos no aperto, temos a garantia de que aconteça o que acontecer, tudo cooperará para nosso bem ( Romanos 8:28)
Encerro este texto citando parte da última mensagem do Pastor David Wilkerson intitulada "Quando Tudo Falhar": "Amado, Deus nunca deixou de atuar em bondade e amor. Quando todos os recursos falham, Seu amor prevalece: Aferre-se a sua fé. Permaneça firme em Sua Palavra. Não há outra esperança nesse mundo"
Em Cristo e Por Cristo!


Pr. Gilberto Oliveira Rehder

2 comentários:

  1. A paz do Senhor, pastor. Fui apresentado ao seu blog pelo seu filho Filipe, com quem tenho a satisfação de trabalhar, e desde então tenho acompanhado suas postagens, que edificam e ampliam o conhecimento sobre a boa e perfeita palavra de Deus. No que tange a este assunto, relendo o drama vivido pela sua sogra, me veio à mente a passagem em Tiago 2:15-16 "E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?". Com isto vejo que a espera dela teria sido abreviada se as pessoas da própria igreja tivessem se unido em ofertas para o pagamento da cirurgia por vias particulares. Naturalmente, vê-se deste testemunho a misericordiosa mão do SENHOR que a guardou em vida até a liberação via SUS mas, com este comentário, gostaria apenas de incitar a quem ler que, em determinadas situações, além da oração é necessário também ação. Não estou, quero destacar, criticando nenhuma igreja, mas, sim, destacando que às vezes nós, como crentes, nos apegamos muito à oração e nos esquecemos das ações. Ação solidária faz parte do amor que nosso SENHOR JESUS CRISTO nos ensina todos os dias. Parabéns pelo blog, que o SENHOR seja contigo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ader, Saudações em Cristo! Obrigado pelo seu comentário. Muito rico e proveitoso. Concordo contigo que precisamos com Igreja de mais ação,solidariedade, engajamento social e etc...A Igreja de uma forma geral precisa se despertar para a realidade e buscar a verdadeira marca do cristão que é o amor. Infelizmente as pessoas tem buscado mais a prosperidade pessoal do que viver para o Reino.Um grande abraço! Em Cristo e Por Cristo

    ResponderExcluir