sexta-feira, 26 de setembro de 2014

DÍVIDAS E DÍVIDA

“A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” Romanos 13:8

Antes mesmo de me converter aprendi que uma pessoa justa e correta não deve deixar de pagar suas dívidas. E quando conheci a Jesus e me tornei um cristão, esta questão se tornou ainda mais importante para mim, pois temos que dar um bom testemunho ao mundo de nossa integridade e caráter.
Hoje estamos vivendo dias complicados, onde fazer a diferença tem sido muito difícil para aquele que se diz seguidor de Jesus. Ora, como discípulos de Cristo, temos por obrigação honrarmos os nossos compromissos.
No versículo 8, lemos: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma...”. Significa que, se tomamos algo emprestado, ou se compramos a crédito algum objeto, ou se contratamos um serviço com alguém, não devemos faltar com a nossa obrigação de honrar a nossa palavra, devolvendo o objeto no prazo prometido e, pagando as contas nas datas do vencimento. Crente inadimplente é coisa séria! É por isto que devemos ter bastante cuidado em só adquirir alguma coisa se tivermos condições financeiras de honrar o pagamento. A ordem do Senhor através do Apóstolo Paulo é: “Pagai a todos o que lhes é devido...”(vs7). É importante salientar que o pagamento não se refere apenas à parte monetária, ou devolução de algum objeto ou dinheiro que se pediu emprestado. Devemos também fazer o “pagamento” dando respeito a quem deve ser respeitado e honra a quem deve ser honrado.
A única dívida que o cristão possui e jamais conseguirá pagar, é a dívida do amor. Jamais chegará um momento em nossas vidas que já teremos dado amor suficiente a alguém. Se houvesse uma moeda do amor, não existiria calculadora no mundo que fosse capaz de calcular as dívidas de amor e os pagamentos de amor. Não haveria números suficientes que mostrassem o quanto precisamos receber amor e o quanto precisamos dar amor!
Além disso, diferente de nossa moeda comum, o amor não se dá apenas quando se recebe amor. O amor deve ser dado em qualquer situação. O problema é que na maioria das vezes cobramos o amor das pessoas em forma de atenção, afeto e cuidado, mas não estamos dispostos a fazer o mesmo com elas. Somos bons para cobrar das pessoas o que não estamos dispostos fazer. Pensemos nas palavras de Jesus e pratiquemos o amor verdadeiro de uns para com os outros. “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.” Lucas 6.31. 
O amor é a única dívida que uma vez reconhecida, irá gerar créditos neste mundo e no vindouro. 

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO


Nenhum comentário:

Postar um comentário