quarta-feira, 10 de setembro de 2014

NÃO CAIA NAS ASTUTAS CILADAS DO DIABO! 2ª Parte

"Tomai pois toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo" Efésios 6.11





Introdução: No domingo passado começamos uma série de ministrações sobre as astutas ciladas do diabo.

Só para lembrarmos, aprendemos que: Uma cilada é uma armadilha bem planejada com a finalidade de nos fazer errar, cair, perecer.

Aprendemos que Satanás é um perito em preparar ciladas para o povo de Deus. Se nós não estivermos vigilantes e em oração cairemos em suas armadilhas.

A primeira cilada que satanás utiliza para nos fazer cair é a CILADA DA PRECIPITAÇÃO.

Aprendemos que a palavra precipitação vem do termo:  precipício que significa: abismo, perdição, ruína.

- A precipitação é o sinônimo de pressa que significa: velocidade, ligeireza, rapidez. Necessidade intensa de atingir um objetivo, de apressar-se.

- A precipitação é uma pressa irrefletida. Reagir sem a devida reflexão ou cautela.

Aprendemos também que para não cairmos nas ciladas da precipitação precisamos:

1-Descansar em Deus.
2-Deixar o Espírito Santo guiar a nossa vida.
3-Buscar conselhos.
4-Não agir sobre pressão.


Hoje vamos refletir sobre a segunda cilada que Satanás usa para nos fazer cair.

 (Tiago 1:5-8)
1.5 “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida”.
1.6 “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento”.
1.7 “Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa”;
1.8  “homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”.

Introdução: O apóstolo Tiago nesta epístola tem como tema principal, o Cristianismo Prático. E no texto que acabamos de ler, somos desafiados a pedir sabedoria a Deus e crermos sem sombra de dúvida que Ele nos dará.
É importante entendermos aqui que sabedoria é bem diferente do conhecimento.
Conhecimento tem haver com a informação, enquanto que a sabedoria tem haver com a vivência.
Sabedoria é você viver a vida de acordo com a vontade de Deus.

Entenda uma coisa amados! Satanás fará de tudo o que for possível para te levar bem longe do centro da vontade de Deus para a sua vida. E uma das ciladas que ele usará para te afastar dos planos de Deus para você é a DUPLICIDADE.

A segunda cilada preparada para nos fazer cair é a:

2º CILADA DA DUPLICIDADE.

Falando sobre duplicidade, o apóstolo Tiago no vs.7 e 8 faz referência a uma pessoa de ânimo dobre. “Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa”; “homem de ânimo dobre, (duplo ânimo) inconstante em todos os seus caminhos”.

Ânimo dobre: Disposição para agir de duas maneiras, em se tratando das Escrituras (BÍBLIA), é agir como espiritual e ao mesmo tempo como carnal.

Duplicidade: De duplo ânimo, hipocrisia, falsidade.

Duplicidade: Significa não escolher um "lado".  Uma pessoa indecisa, que prefere não se manifestar a respeito de determinada situação. Ficar em cima do muro significa não ter opinião, não querer se comprometer, tentar agradar todo mundo.

A duplicidade é uma criatividade mundana, uma maneira de querer adulterar as leis naturais de Deus. Querer estabelecer o falso no lugar do verdadeiro. Portanto, a duplicidade não é recomendada em nenhum aspecto da vida.  Vamos tomar como exemplo a lei da semeadura:

Deuteronômio 22.9 diz: “Não semearás a tua vinha com duas espécies de semente, para que não degenere o fruto da semente que semeaste e a messe da vinha”.

Se usarmos de sinceridade este é um dos desafios mais difíceis da vida: “não semear duas espécies de sementes”.

Na prática, como se pegássemos sementes de soja, milho, feijão, abóbora e semeássemos todas na mesma cova. Qual dessas sementes sobreviveria? R: Provavelmente nenhuma delas.

É o que muitas pessoas fazem com suas vidas.  Semeiam muitas coisas na vida, algumas desnecessárias, outras falsas, ocupando o lugar daquelas que são necessárias e verdadeiras.

A duplicidade se manifesta de diversas maneiras:



A- A DUPLICIDADE SE MANIFESTA NA MENTE.

Tiago 4.8 “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração”. (R.A)

“Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração”. (NVI)

Este texto bíblico nos promete que se nos aproximarmos de Deus, Ele se aproximará de nós. Você quer ser mais próximo a Deus?

- Quem define a proximidade entre você e Deus é você. Se você está longe de Deus, hoje, é porque você não O busca como deveria. Porém, para estreitar seu relacionamento com Deus é preciso ter duas atitudes.

1ª O que significa Limpar as mãos?  Princípio de santidade.

2ª O que significa ter “a mente dividida”?  Se você comparar este texto com outras traduções das Escrituras ficará um pouco mais fácil de entender. A expressão “mente dividida” é também traduzida por “espírito vacilante”, “ânimo dobre” e “duplo ânimo”.  Tudo isto para descrever uma pessoa inconstante: uma hora quer, outra não; um dia busca, outro deixa; um dia crê, noutro desacredita. Se você quer realmente se aproximar de Deus é preciso eliminar do seu coração toda inconstância.

(Época de Elias) Na época do profeta Elias o povo de Israel estava dividido devido à influência de Jezabel e Acabe. Eles  se envolveram numa mistura entre o culto a Baal e o culto a Jeová, eles não escolheram um deles claramente, mas misturavam o culto a ambos, foi por isso que o profeta Elias foi levado por Deus a confronta-los e exigir-lhes uma decisão.

1 Reis 18:21 “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu”.

A pergunta feita por Elias se faz presente no lar, na sociedade e na igreja. Quem ainda não ouviu ou fez esta pergunta:
- “Até quando?”. A mesma foi feita por Elias num momento de decadência espiritual do povo de Deus

“Coxeando entre dois pensamentos” Coxear aqui significa não andar direito nem para um lado nem para o outro. É andar “mancando” ora em direção ao mundo, ora em direção a Deus.

COXEAR Significa mancar como um coxo, capengar. Quem coxeia dá um passo e se inclina para a direita e no próximo passo se inclina para a esquerda. É por isso que "coxear" tem um sentido figurado de hesitar, vacilar.

Por parte do povo ainda havia UM SILÊNCIO COMPROMETEDOR

A BÍBLIA DIZ: Porém o povo nada lhe respondeu....
Quem cala, consente. O silêncio tem o seu valor. O povo de Deus não quis romper com o silêncio. Se acomodou, não reagiu. Ficou comprometido com quem não deveria ficar.

B- DUPLICIDADE SE MANIFESTA NAS PALAVRAS.

Provérbios 17.20   “O perverso de coração jamais achará o bem; e o que tem a língua dobre vem a cair no mal”.

Todos nós sabemos que é errado mentir. Se é pecado mentir, torna-se óbvio que devemos cumprir a nossa palavra. É importante sermos pessoas honestas, conhecidas pela seriedade e determinação de cumprir a nossa palavra.

Quando assumimos uma dívida ou assinamos um cheque, devemos pagar o valor devido. Quando assinamos um contrato, devemos cumpri-lo. Quando marcamos um compromisso, devemos aparecer na hora marcada. A nossa palavra deve ser confiável.

Mateus 5.37  “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno”.

Antigamente, a "palavra de alguém" significava tudo para as pessoas, ela era usada como a principal fonte de credibilidade, ou seja, de confiança, para negócios, para dar a mão da filha em casamento. Somente uma frase: "Eu dou a minha palavra!" era o suficiente para se estabelecer um relacionamento baseado na confiança mútua.

Outro aspecto importante de nossas palavras são os votos que fazemos para Deus.

Eclesiastes 5:4,5 - “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor é que não votes do que votes e não cumpras”.

O mundo ímpio, promete, promete, e quantas promessas ficam sem ser cumpridas. Nas campanhas políticas, ouvimos os homens assumirem compromissos publicamente e quando eleitos, grande parte daquilo que falaram, nunca farão.

O que dizer dos votos feitos a Deus que logo caem no esquecimento?


C- DUPLICIDADE SE MANIFESTA NO PROCEDIMENTO
Mateus 6.24   “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”.

O Senhor declarara a existência de dois senhores, sendo impossível servir aos dois ao mesmo tempo.

- Mas que senhores são esses e como operam em nossa vida?

Primeiramente Cristo refere-se ao Senhor Deus e Pai, Deus forte, Poderoso, infinitamente misericordioso, íntegro, santo, puro, o qual não nos deixa desamparado na angústia, e pelo seu infinito amor ao homem deu Unigênito a morrer em sacrifício na cruz, para todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.

Jesus fala também de outro senhor, - mamon que é o príncipe deste mundo e “senhor” da avareza, luxúria e dos prazeres deste mundo. Esse “deus” inspira o homem a ambição e avareza, e direciona o seu apenas para as coisas materiais, terrenas e malignas, as quais Deus abomina.

A primeira carta a Timóteo 6:9-19, afirma que: “os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muita concupiscência loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e na ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores”.

Devemos viver como o Salmista no Salmo 119.113.

“Aborreço a duplicidade, porém amo a tua lei”.

1 Pedro 1.15   “...segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento”

A santificação cristã está no plano do total e absoluto e não do parcial e relativo.

Não é possível ser meio santo. (leia Apocalipse 22:10-12)

22.10   “Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo”.
22.11   “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se”.
22.12   “E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”.

CONCLUSÃO:

Se você não quer cair na cilada da duplicidade é preciso buscar uma mudança profunda, constante e comprometida com os valores do Reino de Deus. É preciso sair do muro da neutralidade.

Ilustração: Saia de cima do muro!

Havia um grande muro separando dois grandes grupos.

1) De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus.

2) Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus.

3) E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo.

O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele:

- Ei, desce do muro agora… Vem pra cá!

Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada. Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:

- Ei Satanás, o grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês?

Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:


- É porque o muro é MEU……

Pr Gilberto Oliveira Rehder
Ministração na Igreja Metodista em Catalão
Culto de Celebração da Ceia do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário