sexta-feira, 6 de março de 2015

ESPERANDO COM CONFIANÇA EM DEUS


“Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.” Salmo 27:14

Neste texto eu gostaria de falar algo que talvez seja a atitude mais difícil para aqueles que querem confiar em Deus. Trata-se de esperar em Deus com confiança. É justamente isso o que diz o Salmo 40:1 “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”.
Muitas vezes ficamos tristes e abatidos; parece que o tempo está passando e nada acontece, e isso gera sentimentos e insegurança no nosso coração. Corremos então atrás de respostas e as queremos de maneira rápida; mas precisamos entender que tudo tem um tempo determinado debaixo do céu. Deus soberanamente sabe o melhor tempo para trazer nossas respostas. Mesmo assim, queremos antecipar as promessas, tentando traze-las com as nossas próprias forças. Mas tal atitude pode ser um erro fatal.
A Bíblia diz em Provérbios 20:21 que "A posse antecipada de uma herança no fim não será abençoada.” Foi justamente isso que aconteceu com a vida do filho pródigo (Lucas 15) quando antecipou a sua herança; ele acabou perdendo tudo, até a sua dignidade.
Esperar com confiança em Deus revelará se a nossa fé é realmente alicerçada em Jesus. Precisamos entender que existem respostas imediatas, e outras que demorarão anos e nesse período precisamos perguntar ”nossos olhos estão em quê? ou quem?”.
Muitos crentes querem queimar etapas e buscar atalhos para aquilo que desejam. Por isso “esperar” não faz parte de seu vocabulário. Alguns chegam até mesmo a “determinar” a Deus inclusive afirmando que tem que ser “agora”. Devemos saber que Deus não se encurvará à nossa vontade porque exigimos, mas fará aquilo que for de Sua vontade.
Esperar com confiança em Deus nos levará ao amadurecimento e crescimento espiritual. Uma fruta só é saborosa no tempo certo, antes do tempo está verde e depois apodrecido. A bíblia relata que a oração de Daniel foi respondida imediatamente (Daniel 10:12,13), mas demorou 21 dias para chegar a ele, e enquanto isso ele permaneceu diante de Deus. Da mesma maneira que Daniel se o que pedimos tem demorado, devemos permanecer diante de Deus em oração e aquietar o nosso coração.
Esperar com confiança em Deus nos motivará a ter bom ânimo quando enfrentarmos as adversidades.Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.” Salmo 27:14. (Veja o que Jesus disse em João 16:33)
Durante o tempo de espera, muitos se desanimam. Uma coisa eu tenho aprendido: que o desânimo é um sentimento que não vem de Deus; além de ser um sentimento humano ele é também uma arma que o diabo se utiliza para impedir a obra que o Senhor está fazendo em nós.
Conta-se uma história na qual o diabo resolveu vender todas as armas que ele costumava usar. Lá estavam: o ódio, a malícia, a inveja, a enfermidade, e muitas outras usadas para enfraquecer e desviar as pessoas de Deus.
Jogado num canto estava uma arma aparentemente inofensiva chamada "desânimo". Parecia bem gasta, e era a mais caro de todas. Perguntaram ao diabo por que aquela arma custava tanto, e ele respondeu: "Bem, é porque essa é a mais fácil de usar, pois ninguém sabe que pertence a mim. Com esta arma, eu posso arrebentar a porta do coração com mais facilidade, do que qualquer outra. O desânimo faz com que as pessoas desistam e deixem o caminho de Deus".
Esta história ilustra uma verdade pouco reconhecida. Não se ganha nenhuma batalha com desânimo. Desânimo é sinônimo de fracasso.
Se você tem esperado com confiança em Deus creia que o melhor ele está preparando para você. O tempo de espera é um tempo de preparação, é um tempo em que Ele molda o nosso caráter, é um tempo de cuidado de Deus!
Em Cristo e Por Cristo,


Pr. Gilberto O. Rehder
Ministração no Culto da I.M.Catalão

2 comentários: