sábado, 20 de junho de 2015

NOSSA RESPONSABILIDADE PESSOAL


"A alma que pecar, esta certamente morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele." (Ez 18:20)

Uma das maiores dificuldades que temos como ser humano é de assumir responsabilidades. Temos vários exemplos na bíblia de pessoas que não assumiram, fugiram ou transferiram suas responsabilidades a outros; e a lista não é pequena: Adão transferiu suas culpas a Eva e também a Deus; Jonas fugiu da missão que Deus lhe confiou; Moisés pediu ao Senhor que mandasse outro em seu lugar...
Não querer assumir responsabilidades sempre foi um problema para os seres humanos. Se acomodar é fácil; o conforto é gostoso, mas chega um momento em que precisaremos aprender a nos virar, a termos iniciativas e obrigações.
É preciso também, assumir os nossos erros e parar de culpar nossos pais, avós, o vizinho, o irmão, o cachorro, a conjuntura e etc., pelos nossos fracassos. Afinal de contas, cada um vai prestar constas de si mesmo a Deus. (Rm 14:12)
Não somos responsáveis pelos pecados de nossos pais, mas, sim pelos nossos próprios pecados! Não importa se eles serviram a Deus ou não, se foram idólatras ou não; o que realmente importa é que hoje sirvamos a Deus com integridade e verdade.
No tempo do profeta Ezequiel, o próprio Deus corrigiu este pensamento dizendo: “Que tendes vós, vós que, acerca da terra de Israel, proferis este provérbio, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que se embotaram? Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, jamais direis este provérbio em Israel”. (vs 2 e 3)
É preciso então nos responsabilizar por nossas mudanças; pedir perdão, perdoar, liberar perdão, abandonar hábitos e vícios, pagar dívidas, confessar pecados, mudar de linguagem e mudar nossos hábitos. Ora, se nos entregamos a Jesus e fomos batizados, não podemos continuar da mesma maneira de antigamente. “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida”. Rm 6:4

Em Cristo e Por Cristo!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder



Nenhum comentário:

Postar um comentário