quinta-feira, 4 de junho de 2015

AME A VIDA, NA FELICIDADE OU NA TRISTEZA SEM FAZER EXIGÊNCIAS!


Quem é o homem que ama a vida e quer longevidade para ver o bem?” Salmo 34:12

Enquanto escrevo esta pastoral, recebo a notícia de que mais uma jovem tirou a sua vida em Catalão. Parece que as gerações que nos antecederam estavam mais preparadas para enfrentar os reveses da vida. Eles sabiam, por experiência própria, que a vida era dura e, às vezes, cruel. Por isso, se preparavam psicológica e espiritualmente para as dificuldades que pudessem vir. Esta nova geração, por outro lado, espera que a vida seja sem dor, sem dificuldades; talvez por isso sejam mais propensos à depressão e ao desespero.  
Em 1908, na cidade de Berlim, um jovem pianista polonês, de 21 anos, chamado Arthur Rubinstein, estava sozinho, faminto, endividado, e sua carreira estava num impasse. Ele pensou que nada mais lhe restava a não ser o suicídio. O problema era como se matar. Ele não tinha arma, nem veneno, e a ideia de saltar pela janela lhe era repugnante. “Se fizer isso, talvez eu tenha de continuar vivendo com os braços e as pernas quebradas”, explicou ele.
Então resolveu enforcar-se com o cinto de seu roupão. Foi ao banheiro, subiu numa cadeira e amarrou uma ponta do cinto num gancho acima de sua cabeça. Daí amarrou a outra ponta em volta do pescoço e derrubou a cadeira com os pés. Mas o cinto, um tanto gasto, se rompeu e Rubinstein caiu pesadamente ao chão. Por algum tempo ele ficou ali caído, chorando. Depois foi ao piano e derramou seu coração na música. Mais tarde, na rua, ele viu o mundo como se tivesse nascido de novo. O famoso pianista jamais se esqueceu do que aquela experiência lhe ensinou: “Ame a vida”, disse ele, “na felicidade ou na tristeza, sem fazer exigências.”
Em nossa jornada neste mundo, como cristãos precisamos mostrar às pessoas ao nosso redor que em Cristo podemos ter vida em abundância (João 10:10); mas devemos também corrigir as distorções do tipo: “Venha a Cristo e pare de sofrer.” 
O fato de estarmos em Cristo e vivermos em obediência à sua Palavra, não nos tornará imunes ao sofrimento, enquanto estivermos deste lado da eternidade. Jesus nos disse em seu evangelho que “neste mundo teremos aflições”, mas que apesar de tudo, tenhamos bom ânimo, pois Ele venceu o mundo. (João 16:33)
Tenho como convicção que ter vida em abundância não é aquele que tem uma vida fácil, indolor e de sucesso o tempo todo; o vitorioso é aquele que aprendeu a viver por fé, confiando em Deus, mesmo em meio às crises e adversidades. O profeta Habacuque, por exemplo, recebeu de Deus como resposta à sua oração em meio à crise de seu povo: “...mas o justo viverá pela sua fé”.Hc 2:4
Quantas vezes nos mostramos abatidos, desanimados e pessimistas, por conta de rumores de que algo ruim pode nos acontecer. Dizemos coisas do tipo: “A situação da empresa onde trabalho não é nada boa e "se" me dispensarem, o que vai ser da minha vida?” “Eu estava contando com o fechamento daquele negócio para resolver grande parte dos meus problemas e "se" o negócio não acontecer o fracasso será inevitável”. “Estou precisando muito desse dinheiro e "se" o empréstimo não for aprovado...”.
Coloque sua vida hoje diante de Deus e descanse, mesmo diante dos momentos de tribulação. Creia firmemente que em Cristo você nunca está desamparado.
Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” Hebreus 13:5,6

Em Cristo e Por Cristo!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder


Nenhum comentário:

Postar um comentário