quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O SOFRIMENTO DO CRENTE FIEL


“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”. Fp 4:11-13

Um dos maiores enganos de Satanás é fazer as pessoas acreditarem que se servirem a Deus nunca mais passarão por sofrimentos ou jamais terão qualquer tipo de adversidade. Isso é uma grande mentira! E muitos não terminam sua jornada firmes na fé por que entram em conflito quando se deparam com o sofrimento.
A grande verdade da Palavra é que temos que estar preparados para todo e qualquer tipo de situação em que venhamos a ser provados.
O testemunho do apóstolo Paulo é de que ele aprendeu a viver contente em qualquer circunstância, na necessidade e na abundância!
Muitos usam a sua afirmação “Tudo posso naquele que me fortalece” como uma garantia de que podemos “conquistar tudo”, mas o contexto da afirmação de Paulo revela que ele podia “suportar tudo”.
Paulo relata também que sofria com “espinho na carne” que o afligia em todo tempo. Não se pode afirmar com certeza o que era o “espinho na carne”, se era uma enfermidade, um problema de visão, perseguições ou algum tipo de tentação que ele tinha que suportar. Há muitas especulações sobre isso, mas é certo que era algo que lhe impunha um grande sofrimento.
No seu próprio entendimento, este sofrimento tinha o propósito de conservá-lo em uma postura de humildade diante da obra grandiosa que Deus fazia em sua vida e da forma como o usava.  “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar”. 2 Coríntios 12:7
Fato é irmãos que a maioria dos crentes priorizam a prosperidade e o conforto, enquanto que Deus priorizará sempre a nossa fidelidade e a vida eterna! Afinal, Ele nos quer parecidos com Jesus e vivendo eternamente com Ele, ainda que isso custe momentaneamente a perda do nosso conforto e tranquilidade!
Não defendo a tese de que o cristão precisa buscar o sofrimento, mas sim de que deve estar pronto para ele! Pessoalmente creio que estamos bem próximo do arrebatamento da igreja (veja: I Coríntios 15:50-54I Tessalonicenses 4:16-17) e que ele se dará antes da grande tribulação. Mas há quem acredite que passaremos por parte desta tribulação; pelo menos a metade dos sete anos.
A minha pergunta então é: Se passarmos pela tribulação, quantos suportarão? Quantos sustentarão a profissão de sua fé?
Temos visto, já nos nossos dias, irmãos nossos sendo executados, decapitados, queimados vivos por declararem sua fé em Jesus!
Em contrapartida vemos outros tantos negarem a fé e abandonarem a Igreja por coisas tão pequenas! Pulam do barco porque não gostou do jeito que o pastor falou; porque não concorda com isso ou com aquilo; porque não gosta do irmão tal; porque a bênção que esperava não veio...O que acontecerá quando a provação vier pra valer?
Que nossa decisão seja a de permanecermos fiéis até as últimas consequências!  

“...Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Apocalipse 2:10


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista em Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário