sexta-feira, 27 de novembro de 2015

GRATIDÃO OU MURMURAÇÃO?



”Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo
Jesus para convosco”. 1 Tess. 5:18

Todos os dias somos bombardeados por notícias negativas, quer sejam por pessoas a nossa volta ou pelos meios de comunicação. O problema maior que vejo é que estas podem interferir no modo como olhamos para as circunstâncias da vida e relacionamentos.  Nesta semana ouvi uma frase que reflete bem isso:  “É possível que 5% de aspectos negativos superem 95% das concepções positivas nas diversas situações em nossa volta”.
Você já percebeu que as questões negativas na maioria das vezes pesam mais que as positivas? Sem percebermos, tornamo-nos gradativamente murmuradores. A murmuração, aliás, foi um dos pecados que mais o povo de Israel praticou contra o Senhor no deserto. Ele enviava o maná todos os dias, mas o povo não agradecia; pelo contrário, reclamava até das bênçãos de Deus.
Não estou dizendo que devemos menosprezar os nossos problemas e dizer por aí que está tudo bem, mesmo quando não está; mas temos que ter maturidade suficiente para lidar com eles, não permitindo que o nosso coração se torne amargo e contaminado pela ingratidão e constante insatisfação.
Creio que a exortação de Paulo em 1 Tessalonicenses 5:18 é um grande desafio para todos nós. O texto diz: “Em tudo dai graças..” Em tudo envolve amplamente a vida, em toda e qualquer situação. A gratidão não pode ser encarada como uma reação ocasional a uma experiência positiva apenas, mas uma conduta cristã permanente.
Diante de nós temos a escolha: Gratidão ou Murmuração? Nestes dias recebi uma reflexão bem interessante que nos leva a imaginar se Deus realizasse tudo o que nos dizemos. Ela dizia assim:
Pense que a partir de hoje, tudo o que você murmurar e reclamar sejam tirados de sua vida:
- “Ai! Eu não aguento minha mãe!” Pronto, morreu!
- “Ai! Meu cabelo é horrível!” Pronto careca!
- “Não dá pra engolir meu emprego!” Pronto desempregado!
- “Meu marido é uma praga!” Pronto, viúva!
- “Não suporto mais este calor!” Pronto, à partir de agora, só neve e frio!
Como seria assustador se isso fosse assim. A verdade é irmãos que precisamos como cristãos que somos agradecer a Deus o tempo todo, dar valor as pessoas ao nosso redor e amar mais.
Não podemos mudar as circunstâncias ao nosso redor, mas podemos mudar a nossa maneira de reagir a elas. Sejamos agradecidos!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja metodista em Catalão-GO



Nenhum comentário:

Postar um comentário