quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

ACABE COM A MURMURAÇÃO EM SUA VIDA ANTES QUE ELA ACABE COM VOCÊ!


Texto: Números 14:1-30

Introdução: Graça e Paz, amados! Nesta semana os cristãos em várias partes do mundo comemoraram o Dia Internacional de Ação de Graças. Acho muito bom termos um dia especial para agradecermos a Deus por todas as bênçãos que Ele tem nos dado; mas, eu gostaria que você pensasse comigo que a nossa GRATIDÃO A DEUS não deve ser apenas neste dia especial, A NOSSA GRATIDÃO A DEUS DEVE SER CONSTANTE! ELA DEVE SER UM ESTILO DE VIDA PARA NÓS!

Amados, procuremos ser gratos a tudo e a todos o tempo todo. Temos que entender que tudo o que recebemos dos outros de bom ou de mau, sempre tem uma utilidade para nós.

Aqueles que nos dão o carinho, amizade, compreensão, bondade e o amor, nos dão a segurança, confiança e ânimo para prosseguirmos no nosso caminho.

Por outro lado, aqueles que nos ferem ou nos rejeitam, ao contrário do que pensamos, acabam da mesma forma nos fazendo um bem.  Esses que se apresentam como obstáculos em nossas vidas ensinam-nos a arte do perdão. Se não ficarmos lamentando a nossa sorte e alimentando a revolta aprenderemos a ser pacientes, tolerantes e fortes....

E para que isto seja realmente verdade em nossa vida precisamos ACABAR COM A MURMURAÇÃO EM NOSSA VIDA, ANTES QUE ELA ACABE CONOSCO!

No capítulo 10 da primeira Carta aos Coríntios, Paulo relembra alguns pecados cometidos por Israel, no deserto, e as tristes consequências da MURMURAÇÃO.

No versículo 10 ele faz a seguinte advertência: "Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador". Este versículo é uma referência ao episódio narrado no texto básico de hoje em Números 14 – quando os filhos de Israel foram duramente castigados pelo Senhor, por causa da murmuração.

Na realidade a palavra de Deus nos diz em Números 14:30 que nenhum murmurador tomou posse da promessa! Somente Josué e Calebe entraram na terra que o Senhor prometeu.

MAS O QUE É MURMURAÇÃO? "Murmuração", conforme o dicionário, é soltar queixumes, lastimar-se, queixar-se em voz baixa, falar mal, apontar faltas, formar mau juízo de alguém ou de alguma coisa.
Foi exatamente isto que aconteceu com o povo de Israel, após o relatório trazido pelos homens que foram espiar a terra.  

Em (Nm 13.32) diz o texto que eles infamaram (caluniaram, macularam, difamaram) a terra que haviam espiado, dizendo: “A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura”.

VOCÊ PODE IMAGINAR ISSO? – Eles murmuraram da bênção que receberam!

O Senhor indignou-se ante a atitude do povo: "Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim "(v. 27).

O SOFRIMENTO QUE ELES TERIAM DE PASSAR FOI GERADO PELA MURMURAÇÃO!

UMA PERGUNTA: QUAIS OS EFEITOS QUE A MURMURAÇÃO PODE CAUSAR EM NÓS?

Primeiro efeito:
1- A MURMURAÇÃO NOS PUXA PARA TRÁS. (vs. 1-4)
Ela nos leva a um retrocesso espiritual!

1 Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite.
2 Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!
3 E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito?
4 E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito.

Diante dos desafios da caminhada, o desespero tomou conta de toda a congregação (Diz a bíblia que eles gritaram e alta voz e choraram toda a noite) e o sonho a muito esperado de entrar em Canaã não se realizou para a grande maioria por conta da murmuração.
Os desejos de seus corações, em vez de estarem projetados para a terra da promessa, estavam fixados no deserto e no Egito. Em vez de olhar para frente, olhavam para trás e ficaram paralisados.

“O comodismo do passado e os obstáculos do presente sobrepunha-se aos riscos e possibilidades do futuro”. “..toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!” No final do verso 3 diziam: Não nos seria melhor voltarmos para o Egito?

Segundo efeito:
2- A MURMURAÇÃO É SEMPRE NEGATIVA (vs 6-10)
Ela não gera bênção, pelo contrário ela só faz estragos.

6 E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes
7 e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa.
8 Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.
9 Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.
10 Apesar disso, toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do SENHOR apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.
11 Disse o SENHOR a Moisés: Até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele?

(a) ELA TEM UM EFEITO NEGATIVO PORQUE ELA NOS CEGA PARA AS POSSIBILIDADES À NOSSA FRENTE.
O murmurador não consegue ver Deus agir, não vê cura, batismo com Espirito Santo, revelação da Palavra, porque sua visão esta comprometida apenas na esfera carnal.

Josué e Calebe mostram estas possibilidades: (1) A terra é muitíssimo boa, (2) O Senhor é conosco (3) não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar! (4) retirou-se deles o seu amparo

(b) ELA TEM UM EFEITO NEGATIVO PORQUE É CONTAGIOSA.
A murmuração é um mal que rapida­mente envolve a todos. De uma hora para outra, a liderança bem sucedida de Moisés e Arão se vê ameaçada: o dez espias influenciaram toda uma nação, ao ponto de quererem retornar para a escravidão do Egito.

(v.4)."E diziam uns aos ou­tros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito"

(vs10) “Apesar disso, toda a congregação disse que os apedrejassem.”


(c) ELA TEM UM EFEITO NEGATIVO PORQUE É FRUTO DE INCREDULIDADE.

(VS.11) “Disse o SENHOR a Moisés: Até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele?”

A murmuração é fruto da incredulidade, pois os murmuradores provocam a Deus quando não creem.

Terceiro efeito:
3. A MURMURAÇÃO TRAZ AMNÉSIA ESPIRITUAL.
O murmurador tem perda de memoria espiritual.

22 nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz,
23 nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá.
24 Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.
30 não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.

O versículo 22 diz claramente que este povo (1) viu a glória de Deus, (2) eles viram os prodígios do Senhor no Egito e no deserto (3) Eles tinham a promessa de Deus sob juramento...

No entanto eles esqueceram de todo agir do Senhor a seu favor, o livramento do julgo egípcio, a travessia em seco do mar vermelho e a providencia física e espiritual no deserto.

Quantas vezes temos estas perdas de memoria, basta entrarmos em um deserto da vida ou um vale, que esquecemos de onde Jesus nos tirou e damos inicio as lamentações e murmúrios 

A frase celebre de um murmurador é que "Deus se esqueceu de mim, vou largar tudo", esquecemos que Aquele que prometeu é fiel para cumprir, independente das circunstâncias.

Temos que buscar o ideal de Calebe: 24 Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.

A murmuração é uma tentação sempre presente diante de nós. Pode até tornar-se um hábito.

Aprender a ouvir, ou falar o que é certo, de maneira correta, na hora apropriada é uma arte que nem todos dominam.

"Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar" (Tg 1.19).

CONCLUSÃO: A murmuração é incompatível com uma vida cristã marcada por fidelidade, confiança e cooperação. A murmuração afasta a bênção e atrai o juízo de Deus. ACABE COM A MURMURAÇÃO, ANTES QUE ELA ACABE COM VOCÊ!

- Ela acaba com o seu bom ânimo
- Ela acaba com relacionamentos
- Ela acaba com a sua alegria
- Ela acaba com o seu testemunho
- Ela acaba com sua comunhão com Deus

"Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo…" (Fp 2.14-16).

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Culto de Ação de Graças - Nov/2015
Igreja Metodista em Catalão-GO




Nenhum comentário:

Postar um comentário