sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

LUTA ESPIRITUAL


"E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco." Romanos 16:20

O tema sobre a luta espiritual (ou Batalha) é muito importante para a vida de qualquer cristão. A Bíblia diz que “... a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Ef 6:13). Por isso, estamos estudando este assunto tão importante em nossa Escola Dominical. Não podemos mais ignorar que estamos nesta batalha, quer gostemos ou não. Por isso, precisamos conhecer bem quem é nosso grande adversário e quais as estratégias por ele utilizadas. Além disso, precisamos conhecer também quais as armas que o Senhor nos dispôs para este enfrentamento. Assim, diz Paulo, devemos conhecer ao máximo a respeito das táticas e dos planos do inimigo: “para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios” (2 Coríntios 2:11).
O diabo não brinca de ser diabo e nós não devemos brincar de ser cristãos. A volta do Senhor está bem próxima e por isso, ele tem intensificado sua ação no mundo no campo religioso, ideológico e filosófico para destruir tudo aquilo que Deus criou.  
Sabemos pela bíblia que a primeira batalha espiritual ocorreu antes da criação do mundo, quando Lúcifer se insurgiu contra Deus e foi expulso de Sua presença. (Isaías 14:12-15; Ez. 28:1-19); e a segunda batalha espiritual ocorreu com a raça humana no Éden, quando Satanás transvertido em serpente enganou a Eva e Adão, levando-os a pecarem contra Deus. No momento da queda do homem, o pecado foi introduzido no mundo e no seu lastro, toda a maldade, doença e maldição acompanharam e se instalaram entre nós (Gn cap. 3 e 4)
É interessante lembramos que quando Jesus veio a este mundo, outra batalha espiritual se travou. Na verdade, a Bíblia diz: “Para isto o Filho de Deus Se manifestou: para desfazer as obras do diabo" (1 João 3:8). Logo após o nascimento de Jesus, o diabo tentou destruí-Lo. E seu instrumento foi o rei que governava a região, na época, Herodes, o Grande. Movido de ira, ordenou que todos os recém-nascidos em Belém fossem mortos, na esperança de acabar com esta ameaça ao seu poder. Porém um anjo avisou José para fugir para o Egito (Mateus 2:13). José obedeceu e, a tentativa de Herodes (e de Satanás) matar Jesus foi frustrada.
Ao longo da vida de Jesus, Satanás fez tudo o que pôde para detê-lo, mas não conseguiu. Como homem, Jesus venceu a Satanás na cruz, a cabeça da serpente foi ferida e a vitória já é uma realidade para aqueles que seguem a Cristo. A proclamação dessa vitória está em Colossenses 2:15. “Despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”.
Isso não significa, porém, que a guerra acabou, precisamos entrar para a batalha para tirar o maior número possível de vidas que estão sob seu domínio.
Chegará o dia em que não teremos mais esta luta. Satanás será esmagado pelo Senhor debaixo de nossos pés! Aleluia! Enquanto isso não acontece, vamos à luta!

Pr. Gilberto Oliveira Rehder



Nenhum comentário:

Postar um comentário