segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

QUAL É A TUA MOTIVAÇÃO? 2ª PARTE


Gênesis 11:4 "Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra".

Introdução: No domingo passado compartilhei com os irmãos sobre o perigo de fazermos o certo com a motivação errada. Infelizmente não é raro encontrar ente aqueles que fazem a obra do Senhor, pessoas que fazem o certo com a motivação errada.

Confesso aos irmãos que eu mesmo já fiz a obra de Deus com motivações erradas. Tenho procurado vigiar o meu próprio coração quanto a isso!

Aprendemos através deste evento bíblico da Torre de Babel que fazer as coisas certas com a motivação errada é a raiz de muita confusão no Povo de Deus.

EM BABEL PRESENCIAMOS UMA COMUNIDADE QUE ESTAVA EDIFICANDO SOBRE UM ALICERCE FORMADO POR MOTIVAÇÕES REPROVADAS POR DEUS.

No domingo passado aprendemos sobre as duas motivações erradas que estavam instalados que estavam instaladas no coração daquele povo. São elas: (1) A MOTIVAÇÃO DA AUTO-EXALTAÇÃO e (2) A MOTIVAÇÃO DA MEGALOMANIA (Mania de Grandeza).

Hoje veremos mais duas motivações erradas.

3) A MOTIVAÇÃO DO CULTO À PERSONALIDADE.

“e façamo-nos um nome..” Em outras versões: “Façamos célebres o nosso nome” V4c

Você sabia que o ser humano é um adorador por natureza?

Cultuar é uma de suas atividades essenciais. É isso que estamos fazendo hoje. E se você veio assistir a um culto, tu estás no lugar errado.

Entretanto, ao longo da história, a adoração tem tomado caminhos tortuosos.

Desde os povos mais remotos e aldeias até ao frenesi das grandes metrópoles, adoradores podem ser encontrados aos bilhões, prostrando-se diante de uma vaca sagrada, de algum amuleto, diante de uma imagem, ou altar ou diante de algum líder religioso ou guru.

Nem os mortos escapam a esse culto....

O DELÍRIO DOS PRESLEYTERIANOS
Em Denver, no Colorado, funciona a Primeira Igreja Presleyteriana de Elvis, o Divino. Seu fundador, Karl Edwards, até propôs ao Congresso americano a instituição de um feriado nacional dedicado a Elvis.

Para alguns fãs de Elvis, a paixão pelo ídolo não conhece limites. Nos Estados Unidos, há fãs que creem que o astro não era somente humano, mas divino, por isso, eles cultuam a memória do mito e até mantêm templos em sua honra.

Quando o ser humano não adora em espírito e em verdade a Deus (Jo 4.23, 24), ele corre o risco de procurar ser adorado ou de adorar o que não deve ser adorado!

Infelizmente, a própria igreja tem criado e sustentado esses ídolos em seu meio! São eles, as celebridades da música e do púlpito!

Acho o cúmulo do absurdo o que se gasta com tais pessoas! O comércio da fé movimenta muito dinheiro!

Muitos evangélicos deixaram de investir os seus recursos em missões e na sua igreja local com uma obra séria e comprometida para gastar com entretenimento gospel e engordar a conta dos mega pregadores!

A Igreja se perdeu e precisa se arrepender deste CULTO À PERSONALIDADES!

O pastor Ubirajara Crespo: “O líder personalista abriu concorrência direta contra o próprio Senhor da Igreja. Ele disputa, com truculência, o lugar no qual somente Jesus tem o direito de estar”. 

Precisamos voltar a dizer o que o Salmista disse no Salmo 115:1: “Não a nós Senhor, mas ao teu nome dá glória

O apóstolo Paulo também dizia (Gl 6.14): “Longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz do nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo”.

João Batista é outro exemplo a ser seguido. Ele poderia ter bajulado a realeza, mas não o fez. Depois de anunciar a vinda do Messias, denunciou o pecado de Herodes e Herodias, e foi por isso preso e decapitado (Mc 6.17-29). Em lugar de buscar seu bem-estar e autopromoção, ele declarou a respeito de Jesus: “Convém que ele cresça e que eu diminua” (Jo 3.30).

Que Deus nos dê a mesma atitude de coração de João Batista e o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus (Fp 2.5).

1- O que estamos construindo? - Torre ou altar?

Torre é um memorial e um monumento a si mesmo ou para pessoas!

Altar é lugar de entrega total e exclusiva a Deus.

2- O que estamos construindo para Deus?

A Bíblia diz que o rei Saul construiu um monumento em sua própria honra.

“De madrugada Samuel foi ao encontro de Saul, mas lhe disseram: “Saul foi para o Carmelo, onde ergueu um monumento em sua própria honra e depois foi para Gilgal”. (1 Samuel 15:12 NVI)

Saul, como muitos, começou bem, mas foi se perdendo ao longo do caminho.

Seu sucesso, suas vitórias e crescimento o tornaram um homem segundo o coração dos homens e não um homem segundo o coração de Deus.

2 Coríntios 10.18   “Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva”.

4) A MOTIVAÇÃO DA KOINONITE (Palavra inventada)

4d “Para que não sejamos espalhados por toda a terra”

Sabemos que a palavra Koinonia (grego) é comunhão. É o que se via claramente na Igreja de Atos. Os cristãos comiam juntos, se reuniam de casa em casa, perseveravam na doutrina e viam muitos milagres acontecendo. Eles Eram todos uma grande família, tinham tudo em comum... Ficamos felizes quando nos sentimos assim. Sentimo-nos vitoriosos.

Mas há um perigo neste sentimento. O perigo de nossa comunhão se tornar uma doença chamada Koinonite.

Peter Wagner, em seu livro “A Igreja Saudável”, identifica esse problema chamando-o de KOINONITE, uma espécie de inflamação da Koinonia, isto é uma acomodação com o que se tem em detrimento daquilo que ainda está para ser conquistado.

O pastor Hernandes Dias Lopes: “A comunhão sem a evangelização deixa de ser koinonia para ser koinonite”.

Pedro no Monte da Transfiguração: “Senhor aqui está tão bom, deixe que façamos uma cabana para Ti, outra para Moisés e outra para Elias.” Só que não poderiam ficar ali, tinham que sair e fazer a vontade do Pai: “Ide por todo o mundo”.

Podemos dizer que a Koinonite é a doença de babel: A intenção daquela comunidade não era encher a terra.

A nossa motivação tem que ser povoar o Reino de Deus! Ganharmos vidas para Cristo tornando-as Seus discípulos!

Paulo falando desta motivação específica bradou: 1 Cor. 9:22-23

“Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele”.

Mas quantos aqui nesta noite têm esta motivação?


Quando perdemos a motivação de fazermos discípulos de Cristo e enchermos a terra com o conhecimento da gloria de Deus, entramos em confusão!

Perdemos a benção quando deixamos de ser benção para os outros.

A primeira mensagem de Pentecoste foi uma visão dos povos e línguas diferentes. Pessoas

CONCLUSÃO:

Todo serviço que prestarmos ao Senhor COM A MOTIVAÇÃO CORRETA será recompensado.

No livro Conversando com meu Pai, de Ray Stedman, há uma história sobre um casal de missionários que estava voltando da África para os Estados Unidos, que muito me trouxe alento nos últimos meses. Os missionários não tinham aposentadoria, sua saúde estava debilitada, sentiam-se derrotados, desanimados e apreensivos... Depois de muitos anos de serviço missionário, lá estavam eles, iniciando sua longa viagem de volta a bordo do mesmo navio em que estava o Presidente Teddy Roosevelt (presidente dos EUA de 1901-1909), retornando de uma temporada de caça na África. No momento do embarque, havia uma multidão de gente e uma banda tocando para a despedida do presidente, mas ninguém para se despedir dos missionários. O marido disse, então, à esposa: "Não é estranho, querida? Aqui estamos nós, sacrificamos nossas vidas no serviço do Senhor, gastamos muitos anos neste lugar, perseveramos no meio de imensas adversidades, perdemos alguns dos nossos filhos e os enterramos aqui. Tudo tem sido tão difícil, mas ninguém realmente se importa com isto, não é? Veja só toda essa fanfarra quando o presidente volta de uma simples excursão de caça! Mas ninguém se importa se fizemos algo de valor para Deus ou não." "Querido, você não deveria pensar assim", disse sua esposa. "Não dá para pensar de outra forma. É tudo tão injusto." Durante toda a viagem, enquanto cruzavam o Atlântico, este sentimento crescia e fervia em sua mente. A amargura foi tomando conta da sua alma e ele disse à sua esposa: "Aposto que quando chegarmos em Nova Iorque vai haver outra banda para receber o presidente, e ninguém esperando por nós. Estaremos sozinhos". E foi assim que aconteceu. Quando o navio atracou no porto de Nova Iorque, uma banda tocava as canções preferidas de Teddy Roosevelt, e todas as autoridades da cidade estavam lá para recepcioná-lo. Enquanto isto, o casal de missionários desembarcou completamente despercebido e foi alugar um apartamento dilapidado no Setor Leste de Nova York... Completamente arrasado, o homem disse à esposa: "Não é justo, não é justo mesmo! Aqui estamos nós, sem dinheiro, sem saber quem é que vai cuidar de nós ou para onde vamos. Deus nos prometeu grandes coisas, mas nada aconteceu. Entregamos a ele tudo que tínhamos, e o que fez por nós? Agora, veja o que acontece quando o presidente sai numa excursão de caça! Isso não é justo!" "Querido", a esposa respondeu, "eu sei que não é justo, mas esta não é a atitude certa. Não deve pensar assim. Por que você não vai até o quarto, conversa com o Senhor sobre tudo isso e veja o que ele tem a dizer?".
E ele foi. Entrou no quarto e ajoelhou-se à beira da cama, sozinho. Ficou lá por um bom tempo e, quando saiu, seu rosto brilhava. Sua esposa percebeu que algo tinha acontecido. Então ela perguntou: "O que houve?". E ele respondeu: "Eu me ajoelhei e derramei toda essa história diante do Senhor. Contei para ele que havia achado tudo tão injusto, especialmente que, ao chegarmos em casa, o presidente ganhou aquela tremenda recepção, enquanto ninguém se importou conosco. Eu disse também que ele não estava nos tratando direito. Mas sabe o que o Senhor me disse? Foi como se tivesse se inclinado e colocado sua mão no meu ombro, para me dizer: 'MAS VOCÊ AINDA NÃO CHEGOU EM CASA!'"

1 Coríntios 15.58 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Um comentário:

  1. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir