sexta-feira, 12 de agosto de 2016

O QUE FAZER PARA ACALMAR MEU CORAÇÃO?


Salmos – Capítulo 77
1 Elevo a Deus a minha voz e clamo, elevo a Deus a minha voz, para que me atenda.
2 No dia da minha angústia, procuro o Senhor; erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam; a minha alma recusa consolar-se.
3 Lembro-me de Deus e passo a gemer; medito, e me desfalece o espírito.
4 Não me deixas pregar os olhos; tão perturbado estou, que nem posso falar.
5 Penso nos dias de outrora, trago à lembrança os anos de passados tempos.
6 De noite indago o meu íntimo, e o meu espírito perscruta.
7 Rejeita o Senhor para sempre? Acaso, não torna a ser propício?
8 Cessou perpetuamente a sua graça? Caducou a sua promessa para todas as gerações?
9 Esqueceu-se Deus de ser benigno? Ou, na sua ira, terá ele reprimido as suas misericórdias?
10 Então, disse eu: isto é a minha aflição; mudou-se a destra do Altíssimo.
11 Recordo os feitos do SENHOR, pois me lembro das tuas maravilhas da antiguidade.
12 Considero também nas tuas obras todas e cogito dos teus prodígios.
13 O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus?
14 Tu és o Deus que operas maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder.
15 Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José.
16 Viram-te as águas, ó Deus; as águas te viram e temeram, até os abismos se abalaram.
17 Grossas nuvens se desfizeram em água; houve trovões nos espaços; também as suas setas cruzaram de uma parte para outra.
18 O ribombar do teu trovão ecoou na redondeza; os relâmpagos alumiaram o mundo; a terra se abalou e tremeu.
19 Pelo mar foi o teu caminho; as tuas veredas, pelas grandes águas; e não se descobrem os teus vestígios.
20 O teu povo, tu o conduziste, como rebanho, pelas mãos de Moisés e de Arão.

Introdução:  O Salmo 77 narra a história de um homem que experimentou profundas angústias na sua vida. O seu nome era Asafe. Ele era um dos músicos apontados por Davi para exercer o ministério do canto na casa do Senhor. Ele foi também um dos cantores na dedicação do templo do Rei Salomão.

Nos versículos 2 ao 4 ele fez algumas afirmações que embora pareçam estranhas reflete muito bem o alto grau de suas angústias.

 (vs 2) “No dia da minha angústia, procuro o Senhor; erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam; a minha alma recusa consolar-se”.

(1) Ao mesmo tempo em que na sua angustia ele busca o Senhor ( e a bíblia nos mostra que ele buscava com perseverança pois ele dizia: “erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam” ele vacilava e também dizia: “a minha alma recusa consolar-se”.

É como se ele dissesse:
- “Eu quero ser consolado, mas ao mesmo tempo eu me recuso a ser consolado”

- “Eu quero ser curado, mas ao mesmo tempo eu não quero tomar o remédio”

- Eu quero uma solução de Deus na minha vida, mas fazer o que for preciso para que esta solução ocorra eu não quero.” 

Há pessoas que você tenta consolar e encorajar,  mas elas não reagem! Você diz: Amigo, você precisa sair da cama; e a pessoa até concorda contigo, mas ela continua na cama!

As pessoas que vivem este tipo de angustia sabem o que devem fazer, mas elas não querem fazer o que precisa ser feito! Elas se recusam a mudar a sua postura!

(Vs 3) “Lembro-me de Deus e passo a gemer; medito, e me desfalece o espírito”.

(2) A sua angustia o leva a um tipo de esgotamento espiritual e emocional intenso.

Ele se lembra de Deus, mas continua gemendo. Ele medita, mas o seu espírito não se revigora, pelo contrário, ele desfalece.

Amados todos os dias lidamos com um tipo de cansaço que não é físico. Mas sim espiritual e emocional.

O cansaço espiritual é a soma do cansaço emocional. É aquele tipo de cansaço que parece inesgotável e que tem suas raízes fincadas no excesso de batalhas espirituais e nas lutas demasiadamente longas onde a vitória parece remota.

No cansaço espiritual você deixa de orar, de ler a Palavra, de ir a Igreja e de servir a Deus e as pessoas. Você perde o discernimento e a direção de Deus.

“Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor” (Mateus 9,36).

(vs 4)  “Não me deixas pregar os olhos; tão perturbado estou, que nem posso falar”.

(3) A sua angústia lhe tira um bem precioso que é essencial para a nossa saúde, que é a capacidade de dormir. Quando você não dorme direito os seus pensamentos se tornam confusos e você adquire até mesmo uma dificuldade de falar. É por isso que Asaf diz: “tão perturbado estou, que nem posso falar”.

Como consequência desta angustia aguda, Asaf passa a ter uma terrível crise em sua fé.

5 Penso nos dias de outrora, trago à lembrança os anos de passados tempos.
6 De noite indago o meu íntimo, e o meu espírito perscruta.
7 Rejeita o Senhor para sempre? Acaso, não torna a ser propício?
8 Cessou perpetuamente a sua graça? Caducou a sua promessa para todas as gerações?
9 Esqueceu-se Deus de ser benigno? Ou, na sua ira, terá ele reprimido as suas misericórdias?
10 Então, disse eu: isto é a minha aflição; mudou-se a destra do Altíssimo.

Ele passa a questionar a Deus. As coisas mais importantes que estão em Deus: O seu amor, a sua graça, suas promessas, sua bondade, suas misericórdias e sua fidelidade.

Diante de todo este quadro de angústias o que Asaf fez para acalmar o seu coração?


1º LUGAR: PARA ACALMAR SEU CORAÇÃO
ELE RECONHECEU A SUA AFLIÇÃO
MAS NÃO ACEITOU PERMANECER NELA.

No início do versículo 10 “Então, disse eu: isto é a minha aflição..”

Pergunta: Você já parou para se perguntar de onde surgem as aflições que você sente?

(a) Existem aflições que nos ocorrem pelo simples fato de vivermos em um mundo afetado pelo pecado.

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33

No entanto, o salmista diz: no início do versículo 10 “...isto é a minha aflição..”

(b) As aflições que sentimos fazem parte de nossa natureza humana.

Isso explica porque muitas vezes o nosso coração é tomado de preocupação e ansiedade, ou o medo sem nenhuma razão aparente.

De qualquer maneira o Senhor diz para todos os que estão aflitos: “mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

Exemplo: O episódio de Davi em Ziclague. ( 1 Samuel 30:1-10)

Antes de Davi tornar-se rei ele sofre o pior ataque de seus inimigos no período de sua preparação para o trono de Israel.

Ziclague estava destruída e queimada. Suas esposas e filhos haviam sido levados cativos. Ele e seus soldados choraram até não terem mais lágrimas para chorar (v.4).

E como se não bastasse os seus soldados se voltaram contra ele e o ameaçaram de apedrejar lhe.

Como ele poderia vencer aquela angustia?  “PORÉM, Davi se reanimou no Senhor seu Deus” (v.6)

Asaf, como vamos ver nos textos seguintes, não permaneceu desanimado com a sua aflição...


2º LUGAR: PARA ACALMAR SEU CORAÇÃO
ELE TROUXE EM SUA MEMÓRIA OS EVENTOS PODEROSOS DE DEUS
PARA ALIMENTAR A SUA FÉ


11 Recordo os feitos do SENHOR, pois me lembro das tuas maravilhas da antiguidade.
12 Considero também nas tuas obras todas e cogito dos teus prodígios.
13 O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus?
14 Tu és o Deus que operas maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder.

Asaf se lembrou de pelo menos de 5 eventos poderosos de Deus:

(1) Os Feitos do Senhor – São as coisas que só Deus pode fazer por nós! “Para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas” (Lc 1.37)

“Deus não se limita aos diagnósticos humanos; Deus não se limita aos recursos humanos; Deus não se limita às falhas humanas.”

(2) As Maravilhas do Senhor – São os eventos que contrariam o curso natural das coisas. A palavra transmite a ideia de algo que é tremendo e estonteante e sobrenatural.

Quem viu Jesus acalmando o imenso mar, Pedro andando sob as águas ou tirando a moeda da boca do peixe ficou maravilhado; muitas maravilhas Jesus operou e continua operando, afinal Ele é o Todo Poderoso que faz o impossível acontecer.

Salmo 40:5 “São muitas, SENHOR, Deus meu, as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conosco; ninguém há que se possa igualar contigo. Eu quisera anunciá-los e deles falar, mas são mais do que se pode contar”.


(3) As obras do Senhor – Revelam a sabedoria e riqueza de Deus.

Salmo 104:24  “Que variedade, SENHOR, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas”.

(4) Os Prodígios do Senhor O prodígio é a obra sobrenatural que surgem do nada. Deus traz a existência. Um dos prodígios mais conhecido da Bíblia foram às pragas do Egito, do nada Deus fez existir; como também a abertura do mar Vermelho, a água da rocha...

“E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça”. Joel 2:30

(5) O Poder do Senhor. Significa que todos os feitos, as obras, as maravilhas e os prodígios do Senhor acontecem em nossa vida através de Seu poder! Você crê no poder de Deus?


3º LUGAR: PARA ACALMAR SEU CORAÇÃO
APRENDEU A SER CONDUZIDO POR DEUS COMO UMA
OVELHA QUE FAZ PARTE DE SEU REBANHO

20 “O teu povo, tu o conduziste, como rebanho, pelas mãos de Moisés e de Arão”

Poucos animais são tão indefesos como as ovelhas. Com pouca defesa contra inimigos naturais, pouco senso de direção e nenhuma capacidade para encontrar seu próprio alimento, elas são muito dependentes do homem para prover suas necessidades.

Assim também somos nós! Dependemos do Senhor!

Duas coisas podemos dizer sobre a importância de sermos ovelhas do rebanho do Senhor.

A primeira é que não podemos viver sem o pastor (JESUS). Quem vive sem o pastor JESUS CRISTO vive sem amparo.

“Ao ver as multidões, Jesus sentiu grande compaixão pelas pessoas, pois que estavam aflitas e desamparadas como ovelhas que não têm pastor”. Mateus 9:36.

A segunda é que não podemos viver sem a companhia de outras ovelhas do rebanho do Senhor.

“ Ovelha que anda sozinha vira petisco de lobo”

É interessante notar que o rebanho de ovelhas deve caminhar juntos sob os cuidados do pastor, um rebanho espalhado ou que não está engajado no mesmo objetivo, acabam caminhando como ovelhas sem pastor, e o resultado direto é estar aflito e desamparado.

Além do cuidado do pastor, precisamos uns dos outros para nos encorajar mutuamente. Somos juntos edificados e podemos orar uns pelos outros.

Se você é uma ovelha de Jesus, mas insiste em andar sozinha, reflita nesta palavra! 


CONCLUSÃO:

Não importa o grau de angustia que você está agora. Saiba que o teu coração pode estar em plena paz. Permita que o Senhor acalme as tempestades internas de seu coração. Confie Nele, reaja, busque-o e procure o apoio de outros irmãos em Cristo!

“E invoca-Me no dia da angústia; e Eu te livrarei, e tu Me glorificarás” Salmo 50:15




Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Culto de Libertação- Igreja Metodista Catalão


Nenhum comentário:

Postar um comentário