segunda-feira, 8 de agosto de 2016

EM SEUS PASSOS, O QUE FARIA JESUS?


Texto: 1 Pedro 2.21-25
21 Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,
22 o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca;
23 pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente,
24 carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.
25 Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma.

Introdução:
“Em seus passos o que faria Jesus?” é o título de um livro que li na minha adolescência e que foi escrito por Charles Sheldon e publicado originalmente em 1896, nos Estados Unidos.

A obra conta a história de um pastor de uma igreja pequena nos EUA que vive honestamente sua vida confortável e sem contratempos, até o dia em que surge em sua igreja um homem pobre e necessitado. O episódio o leva a questionar seus próprios valores, o seu modo de vida e prioridades, colocando diante de si a inquietante questão: “O que Jesus faria?”.

- A partir disso, ele decide propor aos fiéis de sua igreja que se comprometam durante um ano a não fazerem nada sem antes perguntarem o que Jesus faria na mesma situação. Este desafio que fez àquela igreja revolucionou a vida daqueles cristãos!

E eu espero realmente que a Palavra ministrada nesta noite venha também causar em nós, uma verdadeira revolução espiritual!

Eu não seu quanto a você, mas eu pessoalmente tenho me incomodado bastante com o uso que se faz do Nome de Jesus no meio evangélico sem nenhuma preocupação em “seguir os passos de Jesus”.

Há muitos que usam o NOME DE JESUS, mas o negam nas atitudes, enganando, extorquindo, manipulando e oprimindo...

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” (Mateus 7:21- 23)

A vontade de Deus é que sigamos os passos de Seu Filho Jesus Cristo.

Em tudo o que fazemos, pensamos ou dizemos, deveríamos nos perguntar: “O que Jesus faria em meu lugar nesta situação?”.

1 Pedro 2:21 “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos”.

Neste texto de 1 Pedro 2:22-25 o apóstolo Pedro nos mostrará alguns exemplos de Jesus para que sigamos os seus passos.

O primeiro exemplo que vemos em Jesus é:
I.) O EXEMPLO DE UMA VIDA SEM PECADO – V. 22
“..o qual não cometeu pecado..”

Todos nós não temos dificuldades em entender que Jesus em toda a sua vida não pecou!

Aliás em Hb 4.15 nos que “antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado”.

Não temos dificuldade de entender também que no momento que aceitamos a Jesus como Salvador e Senhor, Ele entrou em nosso coração e os nossos pecados foram perdoados!

“Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus”. 1 João 2:12. Não precisamos mais carregar a culpa pelos pecados que cometemos no passado. GLÓRIA A DEUS!!!

Devemos saber também que além do perdão de nossos pecados, recebemos em Cristo uma divina semente (ou nova natureza) que nos possibilita vencer o pecado!

1 João 3.9   “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus”.

Na verdade, a presença do Espírito Santo na vida do crente provoca nele uma rejeição pelo pecado.  É uma questão de natureza. Assim como uma ovelha não se sentirá à vontade no meio da lama, aquele que se tornou participante da natureza divina não se sente bem na prática ou no ambiente do pecado.

Mas, o pecado ainda nos persegue. Depois que aceitamos a Jesus como Salvador, não ficamos imunes ao pecado. Como diz em Hebreus 12.1 o pecado nos assedia tenazmente!  

1João 1.8 “se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós”.

Amados, todos nós precisamos tomar uma decisão em relação ao pecado que requer um espírito de luta:
“Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue” (Hb 12.4).

O pecado é para ser resistido (numa luta que chegue ao ponto de suarmos grandes gotas de sangue – note a INTENSIDADE da RESISTÊNCIA a ser feita!).

Nessa luta contra o pecado há três coisas que podemos fazer:

1. Evite pecar. Para alguns pode parecer absurda esta advertência. Mas não é. O apóstolo João escreveu: “para que não pequeis” (1João 2.1).

A primeira advertência contra o ato pecaminosos foi feita por Deus a Caim (Gênesis 4.7). Ele disse que Caim podia evitar o pecado. É possível evitar o pecado e o texto acima nos dá esta certeza.

2. Confesse os pecados. Continuando no que disse João: “Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo” (1João 2.1). Mas, para que nossos pecados sejam perdoados, precisamos confessá-los. E a garantia da nossa confissão é que o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado (1João 1.7,9).

3. Deixe o pecado. Provérbios 28.13)“O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”


O segundo exemplo que vemos em Jesus é:
II.) O EXEMPLO NO FALAR – V. 22
“...nem dolo algum se achou em sua boca..”

Pedro, na realidade ele estava lembrando aqui de da profecia de Isaías 53:7 Jesus no momento da crucificação!

“Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca”. Isaías 53.7

Essa palavra profética de Isaías se cumpre em Jesus em Mateus 27:12-14

“E, sendo acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Então, lhe perguntou Pilatos: Não ouves quantas acusações te fazem? Jesus não respondeu nem uma palavra, vindo com isto a admirar-se grandemente o governador”. Mateus 27.12-14

Como Cristo, devemos também aprender a nos calar! E só abrir a nossa boca para abençoar e edificar, amém?

Colossenses 4:6 “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um”.

O Escritor A. W. Tozer “O fofoqueiro não tem lugar no favor de Deus. Se você sabe alguma coisa que possa vir a obstruir ou ferir a reputação de um dos filhos de Deus, enterre-a para sempre. Busque um pequeno jardim, atrás da casa - um lugarzinho em alguma parte - e, quando alguém se aproximar de você com alguma história de maledicência, leve-a até ali e sepulte-a, dizendo: "Aqui jaz em paz a história sobre meu irmão". Deus tomará conta daquela história”.

Provérbios 10:11,12 “ A boca do justo é manancial de vida, mas na boca dos perversos mora a violência. O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões”.

Pessoalmente creio que o pecado mais praticado e tolerado em nosso meio é o pecado da língua!

Sejamos com Jesus!

O terceiro exemplo que vemos em Jesus é:
III.) ERA EXEMPLO DE MANSIDÃO – V. 23a
23 “pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças...”

Na verdade o apóstolo Pedro certamente se lembra da profecia de Isaías sobre a humilhação de Jesus em Isaías 50:6:

“Ofereci as costas aos que me feriam e as faces, aos que me arrancavam os cabelos; não escondi o rosto aos que me afrontavam e me cuspiam”. Isaías 50.6

Cumprimento: “Então, uns cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros, e outros o esbofeteavam, dizendo: Profetiza-nos, ó Cristo, quem é que te bateu!”  Mateus 26.67,68

Jesus ensinou e viveu o que está escrito em Mateus 5:38-44

38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente.
39 Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;
40 e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa.
41 Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas.
42 Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.
43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.
44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;

Como estamos no quesito mansidão? Temos imitado o nosso mestre?

“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” – Mt 5. 5

O que fazemos quando somos humilhados ou maltratados?

O quarto exemplo que vemos em Jesus é:
IV.) O EXEMPLO DE ENTREGA- V 23b
“...mas entregava-se àquele que julga retamente..”

Ao ler este texto eu percebi que a entrega que Jesus fez ocorreu em duas dimensões:

1ª Dimensão: Ele se entregou a nós por amor.

Jesus não somente tinha a consciência de que a sua vida estava nas mãos de Deus como também compreendia todos os planos que Deus tinha para Ele.

Ele sabia que precisava se entregar para ser crucificado e morto.

A morte de Jesus foi uma entrega voluntária, de completa submissão à vontade de Deus e de completo amor em favor dos homens.

Certo poeta escreveu que "o amor de Deus é mais alto que os céus, mais fundo que os mares e mais vasto que o mundo". Isto quer dizer que o amor de Deus não se pode medir. É infinito, como também Deus é imensurável”.

2ª Dimensão: Ele se entregou a Deus (àquele que julga retamente)

Assim como ocorreu com Jesus haverá situações em sua vida em que será tratado com injustiça. O que fazer nesta situação?

Faça como Jesus! Entregue-se àquele que julga retamente!

Quem anda nos passos de Jesus não se vinga! Ele deixa a sua causa nas mãos do Senhor!

Existe um texto bíblico, uma afirmação do próprio Deus, que pode deixar algumas pessoas confusas.

É o texto de Romanos 12:17-19: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor”.

Talvez a confusão comece com essa declaração do próprio Deus: “A mim me pertence a vingança”.

-  Alguém pode pensar: “Deus se vinga? Como isso é possível, já que nós não devemos nos vingar, não devemos retribuir mal por mal?” 

Se prestarmos atenção nesse texto veremos algumas verdade que precisamos considerar seriamente.

Em primeiro lugar, é claro que a vingança de Deus não é da mesma natureza que a vingança humana.

O mesmo ocorre com a ira de Deus, que não é em nada parecida com a ira humana.

A ira dos homens, por exemplo, não produz a justiça de Deus (Tiago 1:20).

A ira dos homens é desproporcional, não produz justiça, mas a ira de Deus promove justiça.

E assim também é a vingança de Deus, é de uma natureza totalmente diferente da vingança do homem.

CONCLUSÃO:

Será que temos seguido os passos de Jesus! Será que Ele tem sido o nosso referencial?

Eu quero te convidar nesta noite a mudar o foco de sua vida.


Você pode ser mais um como a multidão que usa o Nome de Jesus para receber bênçãos....ou Você pode ser um discípulo que anda nos passos de Jesus. Que segue o seu exemplo de uma vida sem pecado, sendo um exemplo no falar, um exemplo de mansidão e exemplo de entrega!   


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão

Nenhum comentário:

Postar um comentário