sexta-feira, 10 de março de 2017

O SOBRENATURAL DE DEUS NA ORAÇÃO


1 Reis 18.30-39

30 Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas.
31 Tomou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome.
32 Com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois, fez um rego em redor do altar tão grande como para semear duas medidas de sementes.
33 Então, armou a lenha, dividiu o novilho em pedaços, pô-lo sobre a lenha
34 e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: Fazei-o segunda vez; e o fizeram. Disse mais: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez.
35 De maneira que a água corria ao redor do altar; ele encheu também de água o rego.
36 No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas.
37 Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles.
38 Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego.
39 O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!

Tiago 5:17-18

17 Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu.
18 E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos.

Introdução: Eu quero compartilhar com a igreja nesta noite sobre o Sobrenatural de Deus na oração.

Em Tiago 6.16b nos diz que “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”

Essa afirmativa bíblica coloca o justo em uma posição muito especial, pois à sua disposição há um recurso espiritual e sobrenatural para enfrentar qualquer situação, por mais difícil que seja.

O fato de que “a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” é algo assombroso para Satanás.

Billy Graham - "O diabo ri de nossa sabedoria, zomba de nossas pregações, mas treme diante de nossas orações" 

É por isso que ele nos tenta a todo custo nos afastar de uma vida de oração.

Para experimentarmos o sobrenatural de Deus em nossas vidas precisamos priorizar uma vida de oração! 

Elias viveu o sobrenatural em sua vida não porque ele era um grande homem de Deus, mas porque ele servia a um Deus que é Grande.  

Pelo contrário Tiago diz que ele era um “homem sujeito à mesmas paixões que nós”

“...e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto” (Tiago 5.17, 18).

Tiago afirma que Elias orou para não chover, e o fez de uma maneira fervorosa. Houve três anos e meio de seca, o que trouxe muita escassez na terra. Depois orou para que chovesse.

Não parece estranho isso? Orar para não chover! Depois orar para chover!

Vamos entender o que acontecia naquele tempo.  A nação de Israel era governada por Acabe, um rei que fazia o que era mau aos olhos do Senhor. Este rei casou-se com Jezabel, mulher de origem cananita, que influenciou perversamente todo o reino de Israel.

Em 1 Reis 16:30-33 vemos em detalhes o que aconteceu...

30 Fez Acabe, filho de Onri, o que era mau perante o SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele.
31 Como se fora coisa de somenos andar ele nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e o adorou.
32 Levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria.
33 Também Acabe fez um poste-ídolo, de maneira que cometeu mais abominações para irritar ao SENHOR, Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.

Por causa dessa aliança, Israel se afastou de Deus e se voltou para a idolatria e o culto a Baal.  

Jezabel abrigava no palácio 450 profetas de Baal e 400 profetas de Aserá.

Baal, no hebraico, significa senhor, dono. Acreditava-se que essa potestade controlava a chuva, a fertilidade e a vegetação. Algumas vezes também era conhecido como deus do fogo.

Quando Elias ora para não chover trazendo uma longa estiagem, era para mostrar ao seu povo que Baal não era nada, não podia controlar a chuva nem a vegetação.

1 Rs 17:1 "Ora, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho, nem chuva haverá nestes anos senão segundo a minha palavra."

E assim aconteceu! Por três anos não choveu sobre a terra.

Mas mesmo assim o Povo de Deus estava dividido entre o Senhor e Baal.

1 Reis 18.21   “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu”.

É interessante também notarmos que três anos depois Elias faz o que chamamos de desafio dos deuses. Ele convoca a todos os profetas de Baal no monte Carmelo e diz o seguinte:

24 “Então, invocai o nome de vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por fogo esse é que é Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra”.

À partir deste desafio dos deuses, nos vamos aprender como podemos orar para mover o sobrenatural de Deus.

TRÊS RAZÕES PORQUE DEUS RESPONDEU A ORAÇÃO DE ELIAS:

1ª ELIAS RESTAUROU O ALTAR DO SENHOR
30 “Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas”.

Saiba da importância do altar:

(1) O altar é uma palavra que vem do latim “Altus” e quer dizer “O Lugar mais Alto”

Coloque Deus no lugar mais alto em sua vida e você vai experimentar o sobrenatural na oração!

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

Se o Senhor estiver em primeiro lugar na sua vida tenha certeza de que tudo o que você precisa o Senhor te dará!

(2) Altar é também o lugar do sacrifício de morte. É ali que nossa vida é colocada como um sacrifício para Deus. No altar nós morremos para as nossas próprias convicções, vontades, desejos, expectativas, etc... No altar morremos para a nossa velha natureza a fim de podermos viver uma nova vida para com Deus. No altar tem fim o velho homem!

(3) Altar é também lugar de comunhão. (representado pelas 12 pedras = 12 tribos de Israel).

Portanto a restauração do altar é você colocar a Deus no lugar mais alto de sua vida, morrendo para o pecado e vivendo em plena comunhão com o Senhor!

A ORAÇÃO QUE MOVE O SOBRENATURAL DE DEUS É AQUELA QUE VALORIZA O ALTAR RESTAURADO!

2ª ELIAS PROCEDEU CONFORME A PALAVRA DO SENHOR.
36 No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas.

Tudo o que fazemos para Deus precisa ser feito conforme Ele quer, conforme a sua Palavra.

QUANDO FAZEMOS ALGO “PARA DEUS” À NOSSA MANEIRA, NÃO TEM VALOR NO MUNDO ESPIRITUAL.

Caim quis ofertar a seu modo e sua oferta não foi aceita. Nossas orações, nossas ofertas, nossa adoração, nosso culto, precisam ser conforme a Palavra de Deus.

Quando se trata de oração devemos entender que a própria Palavra de Deus nos instrui como nós devemos orar:

(1) Jesus ao ensinar os discípulos orarem, ensinou que a oração deveria ser feita a Deus, em seu nome.

"Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra" (João 16:24).

Este é um dos pontos primordiais para que sua oração esteja em conformidade com a Palavra de Deus: orar a Deus Pai em nome de Jesus.

Ele, Jesus, é o único caminho para Deus; único intercessor reconhecido por Deus; único Salvador; único advogado das nossas questões!

(2) Um segundo princípio importantíssimo é que devemos orar de conformidade com a vontade de Deus!

" E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito”.1 João 5:14-15

A ORAÇÃO QUE MOVE O SOBRENATURAL DE DEUS É SEMPRE DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS!

3ª ELIAS TEVE COMO MOTIVAÇÃO A GLÓRIA DO SENHOR
37 Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles.

Elias suplica pelo milagre, mas não há nada de pessoal nisto. Elias está preocupado tão somente que o povo contemple a Glória de Deus.

“Responde-me Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração”.

Tudo o que Elias queria era que aquele povo tivesse os olhos desvendados, saísse do engano, tivesse uma experiência tal que o fizesse discernir quem era o Deus verdadeiro. Que o povo percebesse a diferença entre Baal e o Deus de Israel.

A principal motivação das nossas súplicas precisa ser a Glória de Deus.

Tiago exorta dizendo: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres”. Tiago 4:3

Quantos crentes têm jejuado, clamado, suplicado, por coisas que irão afastá-los de Deus Sua motivação é esbanjar em seus próprios prazeres.

Esbanjar=Gastar excessivamente; gastar sem necessidade; excesso; desperdício.

Devemos aprender a pedir movidos não só pela nossa necessidade, mas também para as necessidades do Reino!

Você sabe qual a diferença da oração do ímpio com a do justo?

O ímpio ora buscando coisas, o justo ora buscando a Glória de Deus!

Jesus ao nos ensinar sobre a oração fala deste mesmo princípio:

"E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." João 14:13-14

A ORAÇÃO QUE MOVE O SOBRENATURAL DE DEUS SEMPRE BUSCA A GLÓRIA DE DEUS!

CONCLUSÃO:

38 “Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego”.
39 “O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!”

Sabe o que aprendi com Elias sobre oração?

Duas coisas eu aprendi:

1- A vontade de Deus na terra é gerada pela oração!

“Seja feita a Tua vontade assim na terra como nos céus” (Jesus)

Elias foi um instrumento de Deus para que a vontade fosse feita na terra.

Através da oração a vontade de Deus foi “gerada”, primeiramente orando pela seca, depois orando pelo Fogo de Deus e por último orando pela chuva.

"A oração é um instrumento poderoso não para fazer com que a vontade do homem seja feita no céu, mas para fazer com que a vontade de Deus seja feita na terra" (Robert Law).

2- As bênção da oração respondida só acontece em reconhecimento de que só o Senhor é Deus!!

39 “O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!”

Agora Elias podia pedir que Deus mandasse a chuva para por fim àquela seca prolongada.

É importante que saibamos que o recurso sobrenatural da oração pode oferecer aquilo que pelos meios naturais não é possível alcançar.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO





Nenhum comentário:

Postar um comentário