sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

O SOBRENATURAL DE DEUS PARA TESTEMUNHAR


"Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder."  (Lucas 24:49)

 “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. (Atos 1:8).

Introdução:

Graça e Paz irmãos, estamos na terceira ministração sobre o sobrenatural de Deus em nossas vidas e glória a Deus o Senhor tem manifestado a Sua presença de forma tremenda em nosso meio!

Na primeira semana aprendemos que Deus manifesta o seu poder sobrenatural em nossas lutas.

Na segunda semana falamos sobre o sobrenatural de Deus em nossa experiência pessoal. Assim como Senhor se manifestou pessoalmente a Moisés no deserto através de uma sarça que ardia e não se consumia, Ele o faz também a cada um de nós de maneira singular!

Hoje nós vamos aprender que o sobrenatural de Deus nos capacita para testemunharmos de Jesus de forma poderosa! E este sobrenatural tem nome: O ESPÍRITO SANTO!

Uma das promessas mais importantes da vida cristã é precisamente isto:

Termos em nós o Espírito Santo que nos capacita a viver uma vida sobrenatural e a testemunhar de Jesus.

O Espírito Santo nos dá poder para anunciarmos um evangelho de poder:

“Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo...Atos 1:8

“Porquanto não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê; primeiro do judeu, assim como do grego.” Romanos 1:16

O teólogo John Stott diz que antes de JESUS enviar a Igreja ao mundo, Jesus enviou o Espírito Santo à Igreja.

Essa ordem jamais pode ser alterada. Não existe testemunho eficaz sem o poder do Espírito Santo.

Nas palavras de Jesus este poder do Espírito Santo é chamado também de revestimento de poder!

Revestir é vestir-se novamente. Revestir de poder é se vestir de poder de novo.

A primeira vestimenta que recebemos de Deus é o novo nascimento. Nesta primeira vestimenta o Espírito Santo veio habitar em nós nos tornando em novas criaturas.

A segunda vestimenta que recebemos, é o batismo com fogo do Espírito Santo, é onde somos cheios pelo Espírito Santo.  

A 1ª vestimenta, o novo nascimento, tem como direcionamento a vida eterna. A nossa própria salvação.

A 2ª vestimenta, o revestimento de poder, tem como direcionamento a obra de Deus. A salvação de outras vidas através de nós.

Uma vez revestidos de poder temos força, coragem, ânimo, vigor, ousadia e intrepidez para enfrentarmos as hostes malignas do inferno e ganharmos as almas para Cristo!

Para vivermos uma vida revestida do poder de Deus, nós temos que seguir alguns critérios que a Palavra de Deus nos ensina.

O primeiro critério:
1) O PODER DO ESPÍRITO  É PARA QUEM OBEDECE.
Jesus mandou, lemos em At 1.4: “ Fiquem em Jerusalém e esperem...”

A ordem de Jesus foi dada a um grupo de pessoas que estava de passagem por Jerusalém, mas o Senhor disse que eles deveriam ficar... ficar ali até serem cheios do Espírito Santo.

E isso demorou várias semanas para acontecer... então eles tiveram que pagar um preço para obedecer.

Eles deveriam abrir mão de tudo naquele momento para ficar em Jerusalém e esperar.

Alguns comentaristas dizem que uma das partes mais difíceis da preparação para receberem a promessa era justamente a espera.

Os apóstolos não sabiam quanto tempo teriam de esperar. Jesus dissera que o Espírito Santo viria não muito depois daqueles dias (Atos 1:5), mas poderiam ser semanas, talvez até meses ou anos.
.
O versículo 14 fala de outras pessoas que esperavam com os apóstolos:

“Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele”.

Além dos apóstolos, de algumas mulheres, de Maria (mãe de Jesus- esta é a última menção dela nas Escrituras) e dos irmãos de Jesus no versículo seguinte o texto diz que havia uns 120 irmãos reunidos naquele lugar.

O que eles faziam ali reunidos naquele lugar? – Na primeira parte do vers.14 diz: “Todos estes perseveravam unânimes em oração...”

Essa é a primeira vez que lemos sobre os discípulos orando juntos, mas não será a última vez que isso ocorre.

Os que não ficaram naquela reunião de oração perderam... Mas, sobre os cento e vinte discípulos, que obedeceram, tiveram com Deus uma experiência sobrenatural.

Isso ilustra a verdade de que este poder é para quem obedece – é para quem ama ao Senhor.

Lemos em At 2.1-4:
1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.
3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem..

Os que obedeceram, receberam.

Será que nós temos vivido em obediência a Deus? O poder do Espírito Santo é para quem obedece!!!

O segundo critério:
2) O PODER DO ESPÍRITO É PARA QUEM CRÊ.

No vers. 4 Jesus lembra que havia uma promessa para aqueles discípulos, mas eles precisaram crer que a promessa iria ser cumprida.

Não havia nenhuma garantia humana, apenas uma palavra do Senhor... e eles resolveram crer, porque ficaram em Jerusalém... eles estavam de passagem por ali, mas decidiram ficar – creram na promessa.

A fé é uma condição para recebermos de Deus.  Gosto de lembrar do que Jesus falou para Marta, quando ela olhava para o túmulo de Lázaro “Se creres verás a glória de Deus”. João 11:40

O crente que duvida do poder de Deus não pode ser movido numa unção sobrenatural. (Tiago 1:5-8)

5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;
8 homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.

Se você quer testemunhar com poder creio que o Senhor vai te usar e te dar as palavras certas para falar com as pessoas!

João 14:26 “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”.

Além do poder do Espírito Santo para falar, para testemunhar de Jesus o Senhor te dará poder para fazer os sinais que acompanham a pregação do Evangelho!

Os sinais é para quem crê!

“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados”. Marcos 16:17-18

O terceiro critério:
3) O PODER DO ESPÍRITO É PARA CONDUZIR PESSOAS A CRISTO.
Está escrito em At 1.8: “... e sereis minhas testemunhas...”

Há pessoas que se relacionam com o poder do Espírito num nível emocional, buscando satisfazer a sua alma: “Oh! Maravilhoso! Senti o poder de Deus... Deus me tocou! Estou com a alma abastecida! Sou um abençoado!”.

Entretanto, o poder de Deus não é para nos satisfazer tão somente...

Quando o Espírito Santo nos visita com Sua unção... quando vem sobre nós com o Seu poder, é para nos levantar como testemunhas de Jesus. Nos tornamos “Ganhadores de Almas”

Se você recebe este poder de Deus, sob o seu impacto, você pode cair, pode cantar, pode rir, pode chorar, tremer, pular... como também pode receber esta unção e não acontecer nada disso...

MAS, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, SE ESSA UNÇÃO NÃO TE LEVANTAR PARA ABENÇOAR OUTRAS VIDAS E MANIFESTAR A SALVAÇÃO DE DEUS, ENTÃO ESSA UNÇÃO NÃO É UNÇÃO VERDADEIRA...

O profeta Isaías falou da unção verdadeira, lemos em Is 61.1-3, quando disse:

1 O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados;
2 a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram
3 e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.

A unção é para conduzirmos pessoas a Cristo.

O quarto critério:
4) O PODER DO ESPÍRITO É PARA EXPANSÃO MISSIONÁRIA
“mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. (Atos 1:8).

Alguns pensam que o poder de Deus é para ser desfrutado apenas nos cultos de domingo, nos encontros com Deus ou no Acampamento.

No entanto, o propósito de Deus em revestir os Seus filhos com o poder do Espírito Santo, é fazer com que eles manifestem esse poder, essa unção, lá fora, no meio dos perdidos, nas situações do dia a dia, em casa, no trabalho, na rua, nas nações...

Ao lermos sobre a descida do Espírito Santo no dia de pentecostes temos a tendência de focalizar como mais importante o falar em línguas. Mas eu quero dizer a você que embora cremos no dom de línguas, essa não foi a coisa mais importante que aconteceu em Atos.

A coisa mais importante é que cada um os ouvia falar na sua própria língua (vers. 6:b) e o versículo 11 diz que eles ouviram falar em suas próprias línguas as grandezas de Deus. Amados, não adianta sairmos por ai falando uma língua que as pessoas não conhecem!

Os primeiros agentes da expansão missionária foram os convertidos do dia de Pentecostes (At:2:9-11) que levaram o evangelho consigo quando voltaram para casa. As regiões alistadas no texto já indicam a larga gama de países do mundo de então: os partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia, da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, os romanos, tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios.

Onde quer que estejamos, onde quer que haja uma necessidade, o poder de Deus deve estar fluindo em nós para tornarmos o evangelho conhecido em todos os lugares!

Mais que isso, devemos ir o mais longe possível... devemos ter uma atitude, de buscar aquele que precisa de Jesus, onde ele estiver e tocá-lo com este poder!

Conclusão: O ganhador de almas é alguém inflamado por Deus. Certa vez perguntaram a C. H. Spurgeon, qual era o sucesso do seu ministério, ele respondeu:  "inflame-se por Deus, e as pessoas virão para ver você queimar." O fogo de Deus queimando em nós deve atrair as pessoas a Cristo. Não somos nós que convencemos as pessoas à conversão, mas, o Espírito Santo. O poder que recebemos do Espírito Santo não pode ficar contido em nós.

Concluo esta ministração com uma palavra de John Wesley, o fundador do movimento metodista ““Não temos outro negócio nesta terra a não ser ganhar almas”.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder



Nenhum comentário:

Postar um comentário