sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

O SOBRENATURAL DE DEUS EM NOSSA EXPERIÊNCIA PESSOAL


TEXTO: Êxodo 3:1-14

1 Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe.
2 Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.
3 Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima?
4 Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!
5 Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.
7 Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento;
8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.
9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.
10 Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.
11 Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?
12 Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
13 Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
14 Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.

Introdução: Na semana passada falamos sobre o Sobrenatural de Deus em nossas Batalhas, focando a vida do rei Josafá quando três nações se uniram para os atacar. Neste episódio focalizamos a Ação Sobrenatural de Deus dando uma grande vitória a um povo que se se une na Batalha através da oração, do jejum e do louvor.

Hoje eu quero conversar contigo sobre o Sobrenatural de Deus em nossa experiência pessoal. Para isso nós vamos tomar como exemplo a experiência pessoal de Moisés na visão da Sarça Ardente.

Por isso nesta noite nós vamos aprender onde o sobrenatural na experiência pessoal com Deus pode nos levar!


1- O SOBRENATURAL NA EXPERIENCIA PESSOAL COM DEUS
NOS LEVA À REVELAÇÃO.

Revelação do que? – A revelação do próprio Deus! De quem é Deus!

O versículo 2ª diz: “Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça..”

Moisés conduzia, sob os seus cuidados, o rebanho á lugares bem distantes e amplos na procura de bons pastos. Ao se aproximar do monte aonde mais tarde ele receberia a lei de Deus, ele vê uma sarça queimando, mas não se consumindo. Ao se aproximar para ver esta cena de perto, ele se encontra com o Eterno . Várias coisas aqui merecem atenção especial:

A primeira é a presença do Anjo do Senhor: O “anjo do SENHOR” era a própria revelação de Deus. É o que chamamos de Teofania.

Teofania é uma palavra composta por dois vocábulos, também gregos: Théos, “Deus” e phanei, “aparecer”.

Isto é, Teofania é o termo teológico utilizado para descrever alguma manifestação visível de Deus, na forma que Ele quiser. Alguns eruditos, definem Teofania como uma manifestação de Deus aparecendo, seja em forma humana ou através de fenômenos da natureza grandiosos e impressionantes.

O versículo 4 confirma que este Anjo do Senhor era o próprio Deus:

“Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!”

A segunda coisa que merece a nossa atenção é a presença do fogo e de uma Sarça.

Nós sabemos que o fogo é um símbolo da glória de Deus e também do Espírito Santo.

O fogo de Deus é um fogo que queima sem destruir, ilumina e atrai e purifica.

E aquela sarça que era uma planta espinhosa comum naquela região; ela representa o homem comum. Mas quando este homem comum recebe o fogo de Deus em sua vida, coisas extraordinárias vão acontecer em seu coração!

A terceira coisa que merece a nossa atenção é que Deus fala no meio do fogo!  ELE SE FAZ CONHECIDO POR MOISÉS!

Como um menino hebreu que cresceu no palácio do Faraó, aprendendo da ciência da época e conhecendo todas as divindades do panteão egípcio, Moisés sabia muito pouco do Deus de seus pais. A lembrança do Deus de Israel era muito vaga em sua memória.
   
Deus então se apresenta a Moisés, e este percebe que se trata de uma apresentação do Deus de seus pais, que se dá a conhecer a ele:

No verso 6 “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”. (Êx 3.6)

Os agnósticos e os céticos afirmam que o conhecimento de Deus é algo impossível.

Na verdade, o conhecimento de Deus só é possível, porque Ele se dá a conhecer.  Por isso que Hebreus 1: 1,2 diz algo tremendo:

1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,
2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

Experiência pessoal com Deus é aquela em que Deus se revela a você de maneira íntima e singular como aconteceu com Moisés!

E ESTA EXPERIÊNCIA SOBRENATURAL NEM SEMPRE É ACOMPANHADA DE VISÕES, OU DE ANJOS, OU DE UMA LUZ QUE APARECE REPENTINAMENTE!

Mas com certeza esta é uma experiência que você percebe dentro de si.

Romanos 8:16 “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Relato do “Diário de Wesley”, 24 de maio de 1738

“À tarde fui, com pouca vontade, a uma reunião na Aldersgate Street (Londres); quando cheguei alguém estava lendo o prefácio de Lutero à Epístola de Paulo aos Romanos. Cerca das vinte horas e quarenta e cinco minutos, enquanto ele descrevia a mudança que Deus opera no coração mediante a fé em Cristo, senti o meu coração estranhamente aquecido. Eu senti que agora confiava realmente em Cristo, somente em Cristo, para salvação: e me foi dada a segurança de que Cristo havia perdoado os meus pecados, sim, os meus, e que eu estava salvo da lei do pecado e da morte.”

Alguém disse que a maior riqueza que carregamos em nossa vida Cristã chama-se Experiência pessoal com Deus!

E eu creio que seja sim, a maior riqueza que temos em nossa vida cristã!

Deus se revelou a Moisés nesta experiência pessoal e vai se revelar a você! Se é que já não se revelou!

2- O SOBRENATURAL NA EXPERIENCIA PESSOAL COM DEUS
NOS LEVA A SANTIFICAÇÃO!

É na Experiência Pessoal com Deus que a nossa vida é santificada!

Temos aprendido através do discipulado que a Santificação significa "tornar santo", "consagrar", "separar do mundo e do pecado" “separar para Deus”.

Ao nos convertermos ao Senhor automaticamente entramos em um processo de santificação.

“A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão.” João Wesley

A nossa santidade diante de Deus não ocorre em um grande ajuntamento de crentes, mas na privacidade e singularidade  de um encontro pessoal com Deus!

Para Moisés, a experiência da “sarça ardente” foi santificadora!

Sozinho naquele monte ele se aproxima de Deus e ouve sua voz!

4 Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!
5 Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
Aqui nós temos algumas lições sobre a Santidade de Deus!

1ª Onde Deus Se manifesta o lugar se torna santo!
Deus então lhe ordena a remover suas sandálias em resposta à santidade criada pela presença de Deus naquele lugar!


2ª A retirada das sandálias de Moisés representa a remoção de tudo que possa servir de impedimento para se chegar à santidade.

As sandálias formavam uma proteção para os pés, uma barreira física entre os pés de Moisés e o solo santificado pela divina presença.

“Antes de Deus entregar nossas vitórias, ele espera que nós venhamos a tirar aquilo que vai nos impedir de recebê-las. Assim aconteceu com Josué, com Moisés e com todos os heróis da fé”.

Tiremos as sandálias da arrogância, da autossuficiência, dos enganos, das mágoas, das impurezas....

É por isso que Josué falou ao povo antes de atravessarem o Jordão:

“Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós”. Josué 3:5

O amanhã vitorioso depende do hoje consagrado. O amanhã vitorioso depende do hoje santificado!
Faremos grandes coisas amanhã se andarmos hoje na luz de Deus.
“Prefiro ser uma brasa acesa do que labaredas passageiras que se vão com qualquer vento”.

A experiência pessoal com Deus que nos leva à santificação nos ensina a arrancarmos tudo aquilo que ainda impede Deus de agir em nós, mesmo que tenhamos anos de igreja ou até façamos a obra de Deus.


3- O SOBRENATURAL NA EXPERIENCIA PESSOAL COM DEUS
NOS LEVA PARA A NOSSA MISSÃO!

7 Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento;
8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.
9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.
10 Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.

Em primeiro lugar o texto nos dá a entender que Moisés era a resposta de um clamor de um povo aflito e que estava sofrendo terrivelmente no Egito!

Saiba amados, que nós somos a resposta de oração de alguém que está aflito procurando por Deus! É por isso que Deus quer nos usar!!

7 “Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento..”

E no versículo 10 nos fica claro que o Deus que vê a clamor e a aflição do seu povo o envia para libertar o seu povo oprimido!

“Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito”.

Moisés entra no deserto como fugitivo de faraó, assassino e com uma sentença de morte sobre a sua cabeça e sai dali como um enviado de Deus para libertar o povo da escravidão no Egito.

É exatamente isso que Deus quer em nós. ELE SE REVELA A NÓS, NOS SANTIFICA E NOS ENVIA PARA A SUA MISSÃO!

A nossa missão como Igreja do Senhor é levar o evangelho que liberta a todos os cativos e oprimidos pelo diabo! Precisamos apresentar às pessoas que Jesus veio para salvar e libertar os oprimidos!

João 8:36 “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

Apesar de receber um chamado de Deus e entender qual a sua missão, Moisés não atendeu de pronto ao Senhor! Como a maioria de nós ele deu umas desculpas a Deus!

1ª Incapacidade- "Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?” (3.11)

Nota-se que Moisés olha para si mesmo, considera seus próprios recursos, sem contar com os recursos de DEUS. Logo, para corrigi-lo e refutar sua primeira desculpa, DEUS diz: "Eu estarei com você”  

2ª Ignorância. "13 Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?

14 Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.

Quando perguntou a Deus qual o Seu nome, o Senhor respondeu: “EU SOU O QUE SOU”. Moisés esperava ouvir um nome comum, mas Deus o surpreendeu dizendo ‘Eu sou o eterno, e sou tudo o que você precisa’.

EU SOU O QUE SOU. Esta expressão significa “Eu sou tudo aquilo que você precisar no momento”.

Da mesma forma Deus se revelou plenamente à humanidade através de Jesus, que também se apresentava como ‘EU SOU’ (João 8:58), dizendo: EU SOU a Vida, a Verdade, o Caminho, a Porta, o Pastor, o Pão e a Água da vida, a Videira verdadeira...

A verdade é amados que a nossa missão assim como a de Moisés poderia ser executada porque DEUS ESTÁ CONOSCO e TUDO O QUE PRECISAMOS NO MOMENTO, O Eterno Deus já nos deu! ALELUIA!!

Tenha certeza disso meu irmão! A experiência pessoal com Deus sempre nos conduzirá à Missão. Caso isso não ocorra é mero emocionalismo.

CONCLUSÃO: Busque ao Senhor de todo o teu coração experimentando uma experiência particular e íntima com Deus que poderemos chamar de “sarça ardente”,  momento único exclusivo, experiência inquestionável que o tempo não apaga e que nos traz certeza de que a nossa história se dividiu em duas, antes e depois dessa experiência com Deus.

“Nunca se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o Senhor houvesse tratado face a face” Dt 34.10


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
Campanha: Experimentando o Sobrenatural de Deus
2ª Ministração:16 de fevereiro de 2017.












Nenhum comentário:

Postar um comentário