sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

O SOBRENATURAL DE DEUS EM NOSSAS BATALHAS


TEXTO: 2 Crônicas 20:1-4

1 Depois disto, os filhos de Moabe e os filhos de Amom, com alguns dos meunitas, vieram à peleja contra Josafá.
2 Então, vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Grande multidão vem contra ti dalém do mar e da Síria; eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.
3 Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.
4 Judá se congregou para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao SENHOR.

INTRODUÇÃO: Hoje é o nosso primeiro dia de nossa Campanha de Oração: “Experimentando o Sobrenatural de Deus”. E o tema de hoje é: “Experimentando o Sobrenatural de Deus em nossas Batalhas”

Todos nós sabemos que em nossa vida enfrentamos verdadeiras batalhas. E em algumas destas batalhas os inimigos que nos cercam são maiores que nós e parecem que irão nos destruir!

Quando não servíamos a Deus, não tínhamos o discernimento de que muitas das lutas que enfrentamos eram espirituais.

Mas quando conhecemos a Jesus e passamos a estudar a bíblia, passamos a entender que há uma batalha no âmbito espiritual que influencia o nosso mundo natural.

O apóstolo Paulo ensinou sobre isso em Efésios 6:12: “pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes” Efésios 6:12.  

Pedro também em 1 Pedro 5:8,9 - “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo”.1 Pedro 5:8-9

Para ilustrar bem esta verdade, vamos aprender através da experiência do rei Josafá como o sobrenatural de Deus acontece em nossas batalhas.

Quem era ele?

- Josafá reinou por 25 anos no Reino do sul (872-848 a.C.).

- Apesar de ter cometido algumas falhas, o período de seu reinado foi considerado de grande desenvolvimento e progresso na vida e na história religiosa de Judá – pois – Josafá deu continuidade à reforma religiosa iniciada por seu pai, Asa.

- Se você ler o cap. 19 por exemplo você vai perceber que Josafá por temor ao Senhor se preocupou com a justiça e o direito:

6 Disse aos juízes: Vede o que fazeis, porque não julgais da parte do homem, e sim da parte do SENHOR, e, no julgardes, ele está convosco.
7 Agora, pois, seja o temor do SENHOR convosco; tomai cuidado e fazei-o, porque não há no SENHOR, nosso Deus, injustiça, nem parcialidade, nem aceita ele suborno.
8 Também, depois de terem voltado para Jerusalém, estabeleceu aí Josafá alguns dos levitas, e dos sacerdotes, e dos cabeças das famílias de Israel para julgarem da parte do SENHOR e decidirem as sentenças contestadas.
9 Deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do SENHOR, com fidelidade e inteireza de coração.

Diante de tudo isso, Josafá poderia pensar que ele e seu povo estariam livres de passar por qualquer batalha. Mas não foi isso que aconteceu....

PELO CONTRÁRIO, JOSAFÁ IRIA ENFRENTAR A MAIOR BATALHA DE SUA VIDA E TAMBÉM DA VIDA DO POVO DE JUDÁ. 

Uma grande multidão de amonitas e moabitas vieram do sul, juntamente com os habitantes do Monte Seir, para invadir Judá.

O que fez Josafá para experimentar o sobrenatural de Deus nesta batalha?

Para experimental o sobrenatural de Deus
1- SUPEROU O MEDO BUSCANDO AO SENHOR
3 Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.

A primeira reação de Josafá foi de medo.

Ele ficou aterrorizado diante daquele grande problema.

O Texto nos diz claramente que “Então Josafá teve medo...” (v.3).

O MEDO é um sentimento que faz parte da própria natureza corrompida do homem.

Ilustração: Diz uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado, com medo do gato. Um mágico teve pena dele e o transformou em gato. Mas ele ficou com medo de cão.  Por isso o mágico o transformou em pantera. Então ele começou a temer os caçadores. A essa altura o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse:
- Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem apenas a coragem de um camundongo.
Esta fábula interessante nos ensina que é preciso ter coragem para sobreviver em qualquer circunstância de nossas vidas. Mas saiba que coragem não é a ausência do medo, e sim capacidade de avançar, apesar do medo.

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor (medo), mas de fortaleza (poder), de amor e de moderação (equilíbrio)” 2 Timóteo 1:7

Josafá não se entregou ao medo, nem cruzou os braços diante da situação, antes, se levantou e buscou a direção de Deus.

Josafá não buscou ajuda de outros reis das nações aliadas a ele, nem pediu orientações dos seus conselheiros ou general do seu exército; mas ele decidiu buscar ao SENHOR como primeiro recurso e não o último, como muitos fazem hoje em dia!

Para experimental o sobrenatural de Deus
2- UNIU O SEU POVO NA ORAÇÃO E JEUM.
“..e apregoou jejum em todo o Judá”. 4 “Judá se congregou para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao SENHOR”.

Aprendemos com o rei Josafá, que quando a situação é difícil e parece impossível, devemos usar as armas certas para a batalha: A oração e jejum!

É comum em nossos dias vermos as pessoas entrando em total desespero e agindo na carne quando enfrentam determinadas batalhas.

Mas não foi o que ocorreu com Josafá! Antes de tudo ele buscou ao Senhor e depois uniu o seu povo na oração e jejum!

Existem certas situações que só se resolve através da oração e do jejum.

- Esta foi a experiência da rainha Ester.

Por ocasião de um possível extermínio do povo judeu, que Ester e o povo de Deus foram desafiados a jejuar durante três dias. (Ester 3.1-15)

Depois deste período ,  Deus concedeu-lhes o livramento. 

- Josafá também uniu o seu povo nesta batalha. Ele congregou a todos para buscar ao Senhor!

Há poder na oração de concordância! Quando estamos congregados para buscar ao Senhor o sobrenatural acontece! Aleluia!

É importante que consigamos visualizar o que a oração de concordância pode produzir em suas vidas!  Quando nos unimos em oração e jejum, o diabo foge!!!

É por isso que ele luta tanto contra a nossa unidade.  

Jesus nos ensinou que a unidade e concordância em oração tem um efeito especial:

“Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. Mateus 18:19,20

Buscar a Deus, sozinho, individualmente, é importante; mas, quando nos ajuntamos, nos congregamos, a comunhão libera uma unção e um poder especiais.

Por isso, não existe crente sem Igreja, sem compromisso com um grupo.

Para experimentar o sobrenatural de Deus
3- DEPENDEU INTEIRAMENTE DE DEUS.
12 Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.

Josafá sentiu-se sem forças e debilitado diante da grande multidão que vinha contra a nação de Judá.

Mesmo sabendo do potencial do seu grande exército, ele não confiou nos homens, mas depositou toda a sua fé e dependência em Deus.

Devemos aprender a dependermos inteiramente de Deus; porque há momentos que os nossos talentos, as nossas habilidades e todas as nossas experiências, não resolvem, mas só o SENHOR.

Quando estamos na total dependência de Deus, Ele peleja por nós e nos dá uma estratégia para a vitória.

Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer” João 15.


Para experimentar o sobrenatural de Deus
4- ESPEROU A RESPOSTA DE DEUS
14 Então, veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,
15 e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
16 Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel.
17 Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.

Deus responde a Josafá e ao povo de modo incrível.

Se quisermos experimentar o sobrenatural de Deus em nossas batalhas temos que aprender a ouvir a Deus! Aprender a esperar pela Sua direção!

- “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho”. Salmo 32:8

Naquele momento houve uma palavra profética específica. Mas, nem sempre é assim! A maneira mais clara e confiável de Deus nos orientar é pela Sua Palavra!

O Espírito de Deus veio do meio da congregação e, através de Jaaziel, que era levita, trazendo a seguinte direção de Deus!

1ª Palavra foi: “Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus”.

Deus comprou a nossa briga. “...a peleja não é vossa, mas de Deus.”

Ele está lutando e guerreando por nós, batalhando para que os nossos problemas sejam resolvidos e as nossas dificuldades superadas. Não duvide nem desista. Deus está agindo!!! Aleluia!!!

2ª Palavra:Amanhã, descereis contra eles...”(vs. 16ª) ;  “Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará..” (vs. 17)

Deus disse claramente a Josafá e ao povo: “saí-lhe ao encontro”, era necessário que eles descessem contra o inimigo, enfrentassem-no; não fugissem; não fossem covardes e tímidos.

Era justamente isso que o Senhor queria que eles fizessem:tomai posição, (que posição? – Posição de Fé, coragem e determinação!) ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará..”

Para experimentar o sobrenatural de Deus
5- ATITUDE DE ADORAÇÃO E LOUVOR
18 Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém também se prostraram perante o SENHOR e o adoraram.
19 Dispuseram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos coreítas, para louvarem o SENHOR, Deus de Israel, em voz alta, sobremaneira.
20 Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.
21 Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre.

Eles aguardaram o livramento do Senhor em atitude de adoração e louvor.

Não é fácil esperarmos as bênçãos de Deus, agindo com paciência e espírito de júbilo.  Somente consegue ter essa atitude quem realmente crê.

Sem fé, você jamais poderá ver as coisas acontecerem e os problemas e as dificuldades serem superados.

Foi por isso que Josafá alertou o povo dizendo: “... ouvi-me ó Judá, e vós moradores de Jerusalém! Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.” (v.20).

Quando louvamos e adoramos a Deus em meio aos problemas, não significa que estamos conformados com eles, mas sim, que cremos que Deus VAI INTERVIR na situação e nos concederá o livramento; ELE proverá uma saída.

Josafá exercitou sua fé quando, mesmo antes da batalha, ordenou que seus cantores saíssem à frente do exército adorando ao Senhor “...ordenou cantores para o Senhor que, vestidos de ornamentos sagrados, e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre.” (v.21).

O louvor é, sobretudo, um ato de fé.

Josafá tinha convicção de que o louvor ao Senhor lhes abriria as portas da vitória.

O LOUVOR É A MAIOR ARMA QUE VOCÊ PODE TER PARA VENCER OS PROBLEMAS E DIFICULDADES.

O LOUVOR AGRADA O CORAÇÃO DE DEUS E DESARTICULA AS FORÇAS DE SATANÁS.

A Palavra de Deus nos diz que o Senhor habita em meio aos louvores. O inimigo não pode resistir à presença viva e poderosa de Deus.

Salmo 22:3 – “Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel.”

Quando você deparar com lutas e batalhas em sua vida, não fique amedrontado, nem tampouco se deixe intimidar por elas.

Passe a assumir uma atitude de louvor e adoração. Essa foi também a atitude de Paulo e Silas na prisão!

O texto diz que foi exatamente no momento em que eles começaram a adorar que o Senhor começou a agir: “Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o Senhor emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, foram desbaratados.” (v.22) e no vs. 23 diz o texto que eles passaram a se destruir mutuamente!

CONCLUSÃO:

Depois da vitória alcançada eles não cessaram de adorar ao Senhor. Josafá não se esqueceu do que Deus realizara por ele e por todo o povo.

A Palavra de Deus diz que: “Ao quarto dia, se ajuntaram no Vale da Bênção, onde louvaram ao Senhor; por isso chamou àquele lugar Vale de Benção, até o dia de hoje.” (v.26).

28 “Vieram para Jerusalém com alaúdes, harpas e trombetas, para a Casa do SENHOR”.

Assim também deve ser a nossa atitude de adoração: mesmo após recebermos as bênçãos do Senhor em nossa vida, devemos continuamente LOUVÁ-LO.

Infelizmente – muitos não agem assim.

Muitas pessoas esquecem com grande facilidade das conquistas obtidas através da atuação de Deus em sua vida.


Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO
Campanha: Experimentando o Sobrenatural de Deus
1ª Ministração: 09 de fevereiro de 2017.










Nenhum comentário:

Postar um comentário