segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

SEJA UM DISCÍPULO CONSCIENTE


João 3:22-30

22 Depois disto, foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia; ali permaneceu com eles e batizava.
23 Ora, João estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado.
24 Pois João ainda não tinha sido encarcerado.
25 Ora, entre os discípulos de João e um judeu suscitou-se uma contenda com respeito à purificação.
26 E foram ter com João e lhe disseram: Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, está batizando, e todos lhe saem ao encontro.
27 Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada.
28 Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor.
29 O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria já se cumpriu em mim.
30 Convém que ele cresça e que eu diminua.

Introdução: Eu quero refletir com vocês mais uma palavra relacionada ao discipulado. Na semana passada falamos sobre o que aprendemos na Escola do Discipulado e os equívocos que os discípulos cometeram. Hoje vamos aprender sobre o que é ser um discípulo consciente. Um discípulo que sabe quem é e qual a sua missão neste mundo! Para isso, vamos tomar como exemplo a João Batista.

– João Batista antes de ser preso, bem no início do ministério de Jesus, continuou exercendo o seu ministério em paralelo ao de Jesus; a mensagem de ambos era semelhante. Ambos pregavam o arrependimento e batizavam!

– Com o início do ministério de Jesus, os discípulos de João perceberam que Jesus atraía multidões e o ministério de João foi ficando em menos evidencia.   

- De certo modo os discípulos de João ficaram incomodados com isso, e creio que até com ciúmes, todavia, João Batista tinha plena consciência de que o seu ministério não era o de ser o caminho, mas sim, de preparar o caminho do Senhor!

João Batista não buscava a honra!

Podemos afirmar que João Batista era um discípulo consciente de seu chamado e de sua missão!

Eu creio que é justamente isto que o Senhor quer de nós!

Em meio a tantas confusões e devaneios no meio evangélico, que sejamos discípulos conscientes! Discípulos que não sejam levados pelos ventos de doutrinas ou modismos da atualidade!

No versículo 26 diz: “E foram ter com João e lhe disseram: Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, está batizando, e todos lhe saem ao encontro”.

Na resposta de João ao questionamento de seus discípulos vemos as características de um discípulo consciente:

I.) UM DISCÍPULO CONSCIENTE SÓ PODE RECEBER AQUILO QUE LHE FOR DADO POR DEUS – V.27.

27 “Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada”.

– João Batista não queira para a sua vida nada que não lhe fosse dado por Deus. 

– Só devemos receber aquilo que Deus quiser nos dar! Porque aquilo que vem do Senhor para nós é que é bom!

- Tiago 1:16,17  “Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”.

TODA BOA DÁDIVA QUE VEM DO ALTO SE RECEBE DENTRO DOS PARÂMETROS DA VONTADE DE DEUS!

Creio que João Batista ao dizer esta palavra, ele assume um compromisso de fazer a vontade de Deus!   

Mas a decisão de se fazer a vontade de Deus não tão simples assim!

Quando a vontade de Deus parece estar em acordo com a nossa vontade, com o que achamos e queremos, temos uma facilidade de segui-la, de compreendê-la, de aceitá-la.

No entanto, em muitos momentos a vontade de Deus nos incomoda, pois é totalmente contrária ao que achamos que deveria ser.

Nem sempre a vontade de Deus será aquilo que a nossa vontade deseja. Nesse ponto muitos desistem de seguir a Jesus, abandonam a fé, se desviam, amaldiçoam a Deus.

– Se percebermos que algo não é da vontade de Deus para as nossas vidas temos de fugir de tal coisa.

Temos forçado a barra para receber de Deus aquilo que Ele não tem planejado nos dar?


II.) UM DISCÍPULO CONSCIENTE TEM CONVICÇÃO DE SEU CHAMADO – V. 28
28 “Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor”.

Ele tinha consciência plena de que não era o Messias, e não iludia ninguém quanto a isso. Ele não queria usurpar um lugar que só pertence a Jesus!

Infelizmente há muitos intitulados apóstolos, profetas, pastores e bispos que desejam o lugar que só pertence a Jesus!  

João sabia que o seu chamado era para ser o precursor do Messias.

De certa forma, como João Batista estamos também preparando o caminho do Senhor!

Por isso dizemos ao mundo que se arrependa de seus pecados e que recebam a Cristo como o Salvador! 

João Batista declarou ser apenas uma voz que clama no deserto!

“Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor” – João 1.23.

Somos chamados por Deus para sermos também uma voz! Voz que clama no deserto! 

João foi a voz que clamou para que o povo se arrependesse!  

Como discípulos somos a voz profética de hoje, que conduz as almas ao arrependimento e à conversão.

Muitos estão querendo ser mais do que de fato são, ou do que Deus determinou que sejam!

– O Missionário Metodista Stanley Jones serviu ao Senhor na Índia onde esteve por mais de 50 anos. No meio deste período ele participou de um Concílio onde foi eleito Bispo da Igreja Metodista Unida.

 No entanto ele logo recusou o cargo dizendo: “Deus me chamou para ser um missionário e não um bispo”

O segredo de um discípulo consciente é ser o que Deus lhe chamou para ser!


III.) UM DISCÍPULO CONSCIENTE CUMPRE BEM SEU PAPEL DE AMIGO DO NOIVO – v. 29

29 “O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria já se cumpriu em mim”.

Foi João Batista quem usou pela primeira vez a expressão “noivos” ao se referir a Jesus e Sua Igreja e mais, ele mesmo se chamou de amigo do noivo.

De forma bem didática, usando uma cena do cotidiano dos judeus, o casamento, João disse que seu papel era secundário, ele não era o protagonista do casamento, era apenas o padrinho, o amigo do noivo.

Mais uma vez João Batista ensina a seus discípulos de que Jesus é que deve ser honrado e não ele.


– O amigo do noivo era quem organizava e presidia um casamento na Judeia. Isso sim era uma honra e motivo de grande alegria!

João havia cumprido bem a missão de “amigo do noivo”, de precursor do Messias e estava satisfeito com isso!

– Ele diz: “Pois esta alegria já se cumpriu em mim”.

– Temos cumprido bem a missão que Deus tem nos reservado?

O discípulo consciente é amigo do Noivo e se alegra por tão grande privilégio!

IV.) UM DISCÍPULO CONSCIENTE DEVE DIMINUIR, ENQUANTO CRISTO DEVE CRESCER – v. 30
30 “Convém que ele cresça e que eu diminua”.

João Batista era um líder com discípulos e grande popularidade. A chegada de Jesus mexeu com essa área de sua vida.

Cristo atraiu mais gente e até mesmo os discípulos de João o deixaram e resolveram seguir a Jesus.

Na verdade, poucos permaneceram ao seu lado.

Para alguns isso seria um duro golpe a ser suportado, mas para ele não foi!

Há um princípio no discipulado que aprendemos aqui:

NÃO FAZEMOS DISCÍPULOS PARA NÓS MESMOS; FAZEMOS DISCÍPULOS PARA SEGUIR A JESUS!

Não somos donos de ninguém e nem devemos controlar a vida de nossos filhos na fé! Devemos ensiná-los a seguir a Jesus!!!


Na contramão da cultura da vaidade os verdadeiros discípulos trilham o caminho da humildade.

Infelizmente, este sentimento de humildade, que havia em João Batista, é cada vez mais raro entre os cristãos!

– Os holofotes devem estar colocados em Cristo e não em nós mesmos! Devemos promover a Cristo, e não a nós mesmos!

– Não apenas Cristo deve “crescer”, mas nós temos que diminuir!

Como isso é Desafiador!

CONCLUSÃO: Sejamos discípulos de Jesus conscientes! Conscientes do nosso lugar, de quem somos e de qual é a nossa missão!




Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO




Nenhum comentário:

Postar um comentário