terça-feira, 17 de janeiro de 2017

REMOVENDO OS ÍDOLOS DO CORAÇÃO


TEXTO: Ezequiel 14:1-7

1 Então, vieram ter comigo alguns dos anciãos de Israel e se assentaram diante de mim.
2 Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
3 Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos dentro do seu coração, tropeço para a iniqüidade que sempre têm eles diante de si; acaso, permitirei que eles me interroguem?
4 Portanto, fala com eles e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Qualquer homem da casa de Israel que levantar os seus ídolos dentro do seu coração, e tem tal tropeço para a sua iniqüidade, e vier ao profeta, eu, o SENHOR, vindo ele, lhe responderei segundo a multidão dos seus ídolos;
5 para que eu possa apanhar a casa de Israel no seu próprio coração, porquanto todos se apartaram de mim para seguirem os seus ídolos.
6 Portanto, dize à casa de Israel: Assim diz o SENHOR Deus: Convertei-vos, e apartai-vos dos vossos ídolos, e dai as costas a todas as vossas abominações,
7 porque qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que moram em Israel que se alienar de mim, e levantar os seus ídolos dentro do seu coração, e tiver tal tropeço para a iniqüidade, e vier ao profeta, para me consultar por meio dele, a esse, eu, o SENHOR, responderei por mim mesmo.

Introdução: O profeta Ezequiel, contemporâneo de Jeremias e Daniel, foi um dos israelitas levados para o exílio na Babilônia, quando o reino de Judá foi conquistado por Nabucodonosor.

Ele era de uma família sacerdotal, e por isto desde cedo reconhecido como alguém que tinha as instruções do Senhor para o seu povo.

No exílio babilônico Ezequiel começou a receber visões de Deus, através das quais o Senhor lhe trazia a sua Palavra, que deveria então ser transmitida aos israelitas.

Assim sendo tornou-se um hábito, tanto para os líderes como para as demais pessoas de Israel, o irem à casa de Ezequiel para ouvir as mensagens de Deus.

O texto que lemos narra uma destas ocasiões.

Os anciãos, isto é, os líderes de Israel estavam assentados diante de Ezequiel, à espera de uma mensagem, quando o Senhor falou ao profeta denunciando que o Seu povo tinha ídolos dentro do seu coração.

Neste trecho de sua Palavra, o Senhor, repreende o povo de Israel por causa deste pecado.

Através deste texto vamos aprender que a idolatria não consiste apenas de alguém fazer uma imagem de um deus ou de um santo e prostrar-se diante dela para adorá-lo. É possível que uma pessoa erga ídolos em seu próprio coração, o que diante do Senhor é a mesma coisa.

Um dos grandes enganos que podemos cometer é pensar que idolatria é algo distante de nós cristãos, como se fosse apenas coisa de pagão, de gente que não conhece o Deus verdadeiro e a legítima mensagem do Evangelho.

 “Os ídolos do coração”. O que nos diz a Palavra do Senhor a respeito disto?

 A palavra hebraica para ídolos usada por Ezequiel é gillûl, que significa “tora (madeira) sem forma, bloco vazio”, referindo-se assim para mostrar a inutilidade, futilidade e incapacidade dos ídolos adorados pelo povo.

Salmo 115:1-9 reflete bem a incapacidade dos ídolos de fazerem qualquer coisa:

1 Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.
2 Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus?
3 Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.
4 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
5 Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
6 Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
7 Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
8 A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.
9 Israel, confia no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo.

Na Palavra de Deus, há duas razões pelas quais a adoração de ídolos é um pecado reprovado pelo próprio Deus.

1- A primeira razão é que um ídolo, uma imagem, mesmo que seja representando a Deus, é apenas uma criação humana que nada pode fazer pelo ser humano. (O Salmo 115 confirma isso)

2- A segunda razão é que por trás dos ídolos há uma influência de demônios.

 “Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; a deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, dos quais não se estremeceram seus pais”. Deuteronômio 32:17.

1 Coríntios 10: 19-21

19 Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor?
20 Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios.
21 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

Em outras palavras, quando alguém teimosamente se curva diante de uma imagem, faz a ela as suas orações, mesmo que diga estar invocando o nome de Deus, está servindo a demônios, está desagradando profundamente ao Espírito de Deus, pois está adorando sob um princípio e um espírito de rebelião, espírito que é próprio dos demônios.

Mas Percebam amados! Quando os israelitas compareciam ali diante de Ezequiel, para ouvir a Palavra do Senhor, não havia imagem alguma de escultura diante das quais eles se curvavam. Nem nas casas deles havia qualquer altar de idolatria!

Ainda assim o Senhor diz a Ezequiel: “Eles estão adorando ídolos em seu corações, pedras de tropeço que os fazem pecar.”

É POSSÍVEL QUE UMA PESSOA NÃO ADORE IMAGENS FEITAS PELAS MÃOS HUMANAS, MAS AINDA ASSIM ERGUER ÍDOLOS EM SEU CORAÇÃO.

A referência neste texto não é a imagens, estátuas ou coisas semelhantes, mas a tudo que o coração do homem venha a adorar dentro de si.

A Bíblia diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jr 17.9).

O ser humano é tão complexo que o seu próprio coração tem o poder de lhe enganar. Existem desejos e sentimentos legítimos dentro do coração é verdade, mas muitas vezes a motivação para alcançá-los é errada, criando assim verdadeiros ídolos.

TER UM ÍDOLO NO CORAÇÃO É TER DENTRO DE SI ALGUMA COISA, OU ALGUÉM QUE OCUPA O LUGAR DE CONFIANÇA, AFETO, AMOR, DEDICAÇÃO, QUE SÓ DEUS PODE OCUPAR.

Ter um ídolo no coração é ter alguma coisa ou alguém que toma o lugar de Deus.

A Bíblia destaca o fato de que é impossível servir a dois senhores (Mt 6.24). Desse modo, ao se aproximar de um ídolo o homem está se distanciando de Deus.

João Calvino dizia que “o coração é uma fábrica de ídolos”. Embora nossa ideia de idolatria esteja associada à adoração de imagens e a criação de imagens, as Escrituras descrevem a idolatria como um problema do coração do homem.

A idolatria é a substituição de DEUS por outro ser ou coisa que assume maior importância em nossa vida.

A Bíblia menciona alguns exemplos de idolatria no coração que precisamos remover se quisermos agradar a Deus!


1º IDOLO DO CORAÇÃO: AS COISAS
 “Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus”. Efésios 5:5

(Coisas englobam tudo que é material- Dinheiro, posses, riquezas..)

Avareza é amor ao dinheiro. E amor ao dinheiro é uma forma de idolatria.

2 Pedro 2:1-3
1 Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
2 E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;
3 também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.

No mercado religioso vale tudo para ser abençoado?

Vivemos um tempo onde às pessoas adoram e veneram as coisas matérias como se fossem provas das bênçãos de Deus. Elas cometem os mais absurdos erros e desvios doutrinários, abrindo mão dos ensinamentos bíblicos, pois os fins estão justificando os meios.

O amor ao dinheiro tem movimentado o mercado da prostituição, do tráfico de drogas, da jogatina, dos vícios, da política e também da religião.

1 Timóteo 6:9-11
9 Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.
10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.
11 Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.

Temos buscado algo mais, além de Deus para que a nossa vida tenha mais significado ou sejamos mais felizes?

Se isso estiver acontecendo em nossas vidas, então temos um ídolo em nosso coração!

Coloque Deus em primeiro lugar em sua vida! Pois você poderá correr o risco de perder tudo o que puser no lugar de Deus!


2º IDOLO DO CORAÇÃO: AS PESSOAS.
“Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo”. Lucas 14:26,27

Jesus deixou bem claro a qualquer que quisesse segui-lo como discípulo, deveria reconhecê-lo em primeiro lugar em suas vidas, na frente das pessoas que normalmente nos são as mais amadas e queridas.

O Senhor deve estar na frente dos pais, cônjuges, filhos e qualquer outro familiar. Deve ser o primeiro valor em nossa lista ou escala de prioridades.

Deve vir antes de nossa própria vida. Deve vir antes de nossos bens ou qualquer outra coisa.

Quando falamos sobre o Deus vir antes, não é porque as coisas que nos dispomos a renunciar não tem mais lugar (ou utilidade) em nossas vidas e sim que elas veem depois de Deus.

Deus deve ser aquele que precisa ocupar o primeiro lugar em nossa vida, em tudo e em todas as áreas.

Erramos quando invertemos a ordem e começamos a colocar outras coisas ou pessoas, no lugar que deve ser ocupado apenas e unicamente por Deus.

O problema com isso é que pessoas que colocamos em primeiro lugar em nossa vida, acabam roubando o nosso coração!

Deus jamais aceitará o segundo lugar em seu coração; assim foi na vida de Abraão.

O seu desejo era legítimo em querer um filho, porém, quando o Senhor deu aquilo que Abraão tanto sonhava, Isaque, ele começou a ocupar o lugar de Deus no coração e na vida do patriarca, a ponto de Deus lhe pedir de volta o filho em sacrifício como uma prova de fé e devoção.

Quando Deus é adorado e amado acima de todas as coisas, Ele faz com que todas as coisas sejam amadas verdadeiramente de maneira apropriada.


3º IDOLO DO CORAÇÃO: O ORGULHO.
“Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Tiago 4:6

O nosso próprio orgulho tem a capacidade de se tornar um ídolo em nosso coração! E isso é muito sério por que Deus resiste aos soberbos!

O orgulhoso é tomado por um falso sentimento de superioridade e independência!

O orgulhoso é alguém que perde para si mesmo!

Você conhece a história de alguém que perdeu para si mesmo?

Se não, preste atenção a esta história. (Abra a sua bíblia em 2 Crônicas 26)

Com dezesseis anos Uzias começou a reinar em Judá, a princípio fez o que era reto perante o Senhor, propôs no seu coração buscar a Deus e assim foi grandemente abençoado.

Deus o fez prosperar, o ajudou contra os filisteus e seu nome tornou-se respeitado porque se tornou extremamente forte.

No entanto, depois que se tornou forte, a Bíblia diz que o seu coração se exaltou para a sua própria ruína. (2 Crônicas 26:16)

"Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso."

Temos visto muitos homens de Deus, pastores, empresários, políticos e profissionais liberais, que chegaram ao topo como chegou o rei Uzias, deixando o orgulho tomar conta de seu coração, vindo inevitavelmente a queda.

Uzias chegou ao ponto de se sentir superior aos sacerdotes e entrou no templo do Senhor a fim de queimar incenso no altar. Ele foi repreendido pelo sacerdote Azarias e por mais 80 sacerdotes que disseram: “A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Aarão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isto para honra tua da parte do Senhor Deus” (2 Crônicas 26:18).

“Então ele se indignou contra os sacerdotes e começou a queimar o incenso no altar do Senhor! Mas a mão de Deus pesou sobre ele... E pesou no mesmo instante! “A lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do Senhor, junto ao altar do incenso” (2 Cr. 26:19b).

SEU REINADO PODERIA TER IDO MUITO MAIS LONGE, PODERIA TER UM FINAL MUITO MELHOR. PORÉM, UZIAS PERDEU PARA ELE MESMO. PERDEU PARA O SEU ORGULHO, PARA A SUA PREPOTÊNCIA.

Se não quisermos perder para nós mesmos, cultivemos um coração humilde diante do Senhor; lembrando sempre, que tudo o que temos e somos, devemos ao Rei dos Reis que nos amou e nos fez vencedores.

CONCLUSÃO:

Eu poderia continuar falando aqui de muitas outras coisas têm ocupado nossas mentes sufocando a presença de Deus:

(a) o desejo incontrolado por fama,
(b) poder e dinheiro;
(c) a busca ansiosa por reconhecimento;
(d) as posições eclesiásticas (disputadíssimas por sinal nos últimos dias); (e) as distrações e prazeres da vida
(f) e tantos outros ídolos que tem deixado o nosso Deus em segundo plano.

(Marcos 12.28-31)
“Aproximou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, percebendo que lhes havia respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”  

“Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor”.

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças”.

“E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses”


Pr. Gilberto Oliveira Rehder

Igreja Metodista Catalão

Nenhum comentário:

Postar um comentário