segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O PERFUME DE UMA IGREJA


Texto: Atos 4:32-37
32 Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.
33 Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
34 Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes
35 e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade.
36 José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, levita, natural de Chipre,
37 como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.

Introdução: Graça e Paz irmãos! Eu gostaria de compartilhar com vocês uma Palavra que o Senhor colocou em meu coração há alguns anos atrás sobre a a influencia da Igreja primitiva especificamente em Jerusalém. O tema para a nossa reflexão é: O PERFUME DA IGREJA.

- Porque o perfume da Igreja?- Porque Perfume nos lembra de cheiro!

É interessante como um cheiro bom ou mal deixa uma impressão muito forte em cada pessoa.   

Através dos cheiros lembramos imediatamente de momentos bons e gostosos, ligados a lugares e pessoas que nos marcaram!

- Lembro-me até hoje de um perfume que a Margarete usava toda vez que ia ao seminário em nossa época antes mesmo de nosso namoro. Quando ela chegava o seu perfume era singular e maravilhoso!

- Quem não se lembra do cheiro de um delicioso bolo de fubá feito pela vovó ou a mamãe!

Por outro lado, há cheiros que nos trazem uma recordação desagradável.

Quem nunca se deparou com uma pessoa de mau hálito ou cheirando mal? Ou até mesmo com alguém usando aquele perfume forte e insuportável que nos faz até espirrar?

Quando lemos este texto, temos a sensação de um perfume. De um perfume agradável é claro! É como se Lucas quisesse que nós pudéssemos perceber o ambiente da igreja, o momento, a atmosfera daquele lugar. Aquilo que atraia as pessoas e que despertavam nelas o desejo de pertencer àquele povo.

A Bíblia nos diz amados que nós como cristãos, como povo de Deus somos o Bom Perfume de Cristo!

  • 2 Coríntios 2:15  “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.”

Se realmente formos o bom perfume de Cristo, vamos ser uma igreja relevante na sociedade e vamos atrair muitas pessoas a Jesus Cristo. Mas se o cheiro que exalarmos for ruim, vamos repelir muitas pessoas também!

Por isso, o nosso desafio é sermos o bom perfume de Cristo que tem uma composição de fragrâncias certas capazes de atrair as pessoas a Jesus

Deus quer que este perfume esteja presente em Sua Igreja – a Sua Noiva em qualquer tempo e em qualquer lugar. Quais são estas fragrâncias?

Neste momento vamos identificar cada uma dessas fragrâncias que compõe este perfume tão especial desta Igreja a Sua Noiva.


1-   A UNIDADE (VS.32)
“Da multidão dos que creram era um o coração e a alma.”

(a) Da multidão havia um só o coração e uma só alma. Imaginem irmãos, cinco mil pessoas reunidas, adorando, celebrando e servindo ao Senhor, pessoas de nacionalidades diferentes, de culturas diferentes, costumes e personalidades.

(b) Isto era algo extraordinário, porque não dá para ter uma só alma, um só coração sem a presença poderosa do Espírito Santo que gera este amor nos corações!

(c) Eles percebiam que eram irmãos em Cristo apesar de todas as diferenças que tinham. Chamar outro de irmão não era apenas um uso, um costume. Havia verdadeiramente este sentimento. De que Jesus os uniu.

Não havia muros de separação entre eles. Estes muros caíram. Que perfume!!!

Deus quer que este perfume continue hoje na sua Igreja, a sua noiva.

Ë tão difícil a gente pensar e sentir a mesma coisa.  Eu só posso entender que isso só acontece como um milagre da manifestação da presença de Deus.

Como se manifesta este milagre da unidade ( no pensar e no sentir) na gente ?

Essa Unidade só se manifesta quando eu estiver disposto a me esvaziar diante do Senhor. “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,  pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.” Fp. 2:5-8

Temos que ter coragem para se esvaziar na presença de Deus (do meu eu, minhas preferências) para que ele me encha de seu amor!

Repare: Jesus esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo. Quem se esvazia se torna servo!

2-   O DESPRENDIMENTO (32 B)
“Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.”

Havia entre eles uma tamanha consciência da presença de Jesus, e de que o Reino de Deus estava realmente em primeiro lugar na vida deles. Por isso havia entre eles um desapego às coisas materiais.

No coração deles havia este sentimento: “Nada nos pertence: Tudo é do Reino, Tudo é para a Glória do Senhor”. “O Senhor pode usar toda a minha vida do jeito que ele quiser”. “O que sou e o que eu tenho”. Como fruto disso vinha a liberalidade.

·         Desapego as coisa matérias é algo que só o Espírito Santo opera em nós.

·         As coisas materiais nos dão uma falsa sensação de segurança. Estou seguro porque eu poupei, porque eu realizei, porque eu tenho isso, porque estou projetando o meu futuro e de meus filhos. Tudo isso é uma grande ilusão.  

1- Porque a Traça e a ferrugem corroem.  

2- Todas estas coisas (o dinheiro, a estabilidade), não atinge todas as áreas de expectativas de minha vida. Se você tiver com o sentimento quebrado com alguém Todo dinheiro do mundo não resolve o seu problema de relacionamento com esta pessoa. Todo dinheiro do mundo não resolve o seu problema de relacionamento com Deus quando chega o fim da vida aqui na terra. (da sepultura você não vai levar nada).

“Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.” Mateus 6:20

(il) Conta-se que Alexandre, o Grande quando estava à beira da morte, convocou os seus generais e relatou seus 3 últimos desejos:

1-Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;
2-Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas);

3- Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão: à vista de todos.

- Um dos seus generais, admirado com esses desejos incomuns, perguntou a Alexandre quais as razões para tal desejo. Alexandre explicou:
- Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;
- Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;
- Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.

A lição dessa história é a certeza da transitoriedade dos tesouros terrenos. O que adianta juntarmos tantas coisas, se a única coisa que importa diante de Deus é o bem que fazemos aos outros e para a obra de Deus?

·         Precisamos entender que o Reino de Deus vem em 1o lugar.

·         Quando eu tenho a visão do Reino, tudo o que tenho e o que sou vou colocar nas mãos do Senhor voluntariamente.

3-   TESTEMUNHO. (vs. 33)
“Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.” Atos 4:33

A Bíblia diz que os apóstolos tinham um testemunho poderoso! Eles testemunhavam de um Jesus Vivo!

Mas o que é Testemunhar? Testemunhar é falar o que você viu e ouviu.

At. 4:20  nos diz- "pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos..”

Você dá o seu testemunho pessoal falando do que Cristo fez em sua vida e vivendo o que Cristo tem ensinado a você.

PARA SER TESTEMUNHA DE CRISTO, O MODO COMO VOCÊ VIVE É O MAIS IMPORTANTE.

Devemos sempre levar em conta que algumas pessoas nunca entrarão em uma igreja para ouvir a Palavra de Deus.

A ÚNICA BÍBLIA QUE ESTAS PESSOAS IRÃO LER SERÁ A NOSSA PRÓPRIA VIDA.

PRECISAMOS ORAR PARA QUE O BOM TESTEMUNHO DOS FILHOS DE DEUS SEJA RESTAURADO.

O apóstolo Paulo chega a advertir a igreja dizendo: “Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa”. 1 Coríntios 15. 34.

Nós mesmos somos a melhor ou a pior propaganda do evangelho. Vamos atrair ou repelir as pessoas de Cristo. Por isso o testemunho de uma vida transformada fala mais alto que uma eloquente pregação.

4-   GRAÇA. (abundante graça)
“...e em todos eles havia abundante graça.”

O que é "Graça"?

1- A graça comumente é conhecida como o favor imerecido de Deus ao homem pecador. A palavra engloba, portanto, as seguintes ideias básicas: Espontaneidade, Generosidade, Benevolência, Favorecimento gratuito, Bem-querer e Amor imerecido.

Philip Yancey " Não há nada que você possa fazer para Deus te amar mais; e não há nada que você possa fazer para Deus te amar menos".

2- A palavra graça vem do grego (cáris) e significa "aquilo que em si desperta alegria, encanto, doçura, prestígio e aceitabilidade".

Em  Atos 2:47  “louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.

1- A Graça de Cristo torna o crente capaz de compreender melhor o dever de amar ao seu próximo, de perdoar e servir ao próximo.

3- A Graça de Cristo deve eliminar de nós , o espírito crítico, a maledicência, matando as rixas e dissensões .

DEUS NOS CHAMA PARA MANIFESTARMOS A GRAÇA!


CONCLUSÃO:

Como resultado deste ambiente cheio do bom perfume de Cristo, muitas pessoas se renderam a Jesus e muitos necessitados foram acolhidos e supridos em suas necessidades!

34 Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes
35 e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade.



Você gostaria de ser um perfume assim? Ninguém vive este perfume se não entregar absolutamente a nossa vida ao Senhor.

Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário