sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

SUPERANDO AS ANSIEDADES DA VIDA


Lucas 12.22-34

22 A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.
23 Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes.
24 Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves!
25 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
26 Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras?
27 Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
28 Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé!
29 Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações.
30 Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.
31 Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.

Introdução: Graça e Paz irmãos e irmãs! Todos nós estamos cansados de ouvir que a ansiedade é o mal deste século.

No entanto, quando estudamos a Palavra de Deus, podemos perceber que a ansiedade no ser humano não é algo novo. Este é um problema antigo e é tratado pela Bíblia tanto no Antigo como no Novo Testamento.  Antes de entrarmos no texto onde Jesus nos ensina a superar a ansiedade eu quero fazer algumas considerações:

1- A ansiedade atinge todo tipo de pessoas: homens e mulheres, jovens e velhos, doutores e analfabetos, religiosos e ateus.

2- A ansiedade apresenta alguns sintomas:

a) A ameaça- Tem muita gente ansiosa pela ameaça de uma doença. Ficam ansiosas só em pensar em ficar doentes. Outras pessoas se sentem ameaçadas pela violência! E há aqueles que sentem a ameaça de ficarem desempregados. 

b) O medo- Medo de casar, medo de ficar sozinho, medo do conhecido e medo do desconhecido e principalmente o medo do futuro.

Há muitos que sofrem só em pensar no que poderá lhes acontecer no dia de amanhã.

3- A ansiedade gera alguns sofrimentos:

a. Sofrimentos Físicos – Mais de 50% das doenças são psicossomáticas. As pessoas estão buscando uma paz química. Vivemos o hoje o império dos calmantes.  As pessoas dormem um sono artificial.

b. Sofrimentos Espirituais – A ansiedade nos afasta de Deus. Onde começa a ansiedade termina a fé. “A ansiedade é o útero onde é gestada a incredulidade”.

COMO PODEMOS SUPERAR AS ANSIEDADES DA VIDA?

Os princípios apresentados por Jesus são fundamentais e eficazes para vencer este carrasco.

1- RECONHEÇA O QUE É MAIS IMPORTANTE NA VIDA.
22 A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.
23 Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes.

A razão por que as pessoas ficam muito ansiosas é porque dão mais importância às suas necessidades e aparência.

O fato de a nossa sociedade ter dado muito destaque às coisas materiais (àquilo que se possui) e aos sentimentos (àquilo que se sente), não lhe trouxe mais felicidade nem contentamento.

Pelo contrário, tem provocado uma insatisfação muito grande e uma ansiedade para não se perder o que se tem e se obter o que não se precisa.

Jesus nos ensina aqui um princípio importante pra vivermos em paz!

O princípio é este: A vida é mais importante do que aquilo que necessitamos ou possuímos, de como nos aparentamos ou sentimos.

“Não é a vida mais que o alimento e o corpo mais do que o vestuário?”

A vida e o corpo, a comida e a roupa, são figuras usadas por Jesus para separar o essencial do importante.

A comida e a roupa são importantes para nós, mas a vida é essencial!

“Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranquilidade do que uma casa onde há banquetes, e muitas brigas.” (Pv 17.1)

“É melhor ter pouco com retidão do que muito com injustiça.” (Pv 16.8)

“É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação.” (Pv 15.16)

À medida que cultivamos a beleza e o valor da vida, eliminamos muitas preocupações que nem sequer têm razão de ser.

2- CONSIDERE O CUIDADO DE DEUS POR VOCÊ.
24 Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves!
27 Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
28 Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé!

2.1- Para considerar o cuidado de Deus por você olhe para os pássaros!

“Enquanto as pessoas andam demasiadamente preocupadas com as contas, com a economia do país, com a bolsa de valores dos EUA, Jesus simplesmente diz: Olhe para os pássaros”!
Que loucura! Alguns podem pensar. - Tenho tantas coisas para fazer, contas para pagar, metas a cumprir e etc.

Mas Jesus continua dizendo: Olhe para os pássaros. O que Jesus queria dizer com isso?

Os pássaros são alimentados pelo Pai Celeste! Eles não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros! Eles não precisam disso!

Os pássaros ilustram os cuidados do Pai a respeito de nossa alimentação.

2.2- Para considerar o cuidado de Deus por você olhe para os lírios do campo!

Enquanto a maioria das pessoas se preocupa demasiadamente com a sua aparência e por isso gastam muito com roupas caras e de marca, Jesus nos diz simplesmente para olharmos para os lírios. Eles são lindos e somente absorvem aquilo que Deus lhes manda.

Os Lírios ilustram os cuidados do Pai a respeito da roupa que vestimos.

2.3- Para considerar o cuidado de Deus saiba que os pássaros como os lírios do campo nos ensinam que depender de Deus e descansar Nele. Este é o segredo para ficarmos livres das inquietações!

As aves do céu e os lírios do campo não se preocupam com o dia de amanhã, com seu suprimento diário ou com suas roupas. Eles não cogitam a possibilidade de algo dar errado e perderem o controle.

Não se importam se o tempo muda repentinamente e se seus planos terão de mudar.

O problema é que nos acostumamos a confiar em nossa própria força, naquilo que podemos conquistar sem ter ajuda, por isso a ideia de dependência nos é assustadora.

Mas é assim que Deus quer que os seus filhos se relacionem com Ele!

Ele nos garante que nada nos faltará!

28 Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé!



3- ENTENDA QUE A ANSIEDADE É INÚTIL.
25 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
26 Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras?

3.1- A ansiedade é inútil porque ela não acrescenta nada à vida. Ela não antecipa a solução do problema, pelo contrário ela dificulta a solução do problema porque teimamos em tomar as rédeas da nossa vida e tirá-las das mãos de Deus.

Por isso Jesus disse: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?”

O côvado é uma das medidas de comprimento existentes na Bíblia corresponde a 45 centímetros, ou seja, a dois palmos.

3.2- A ansiedade é inútil porque nos leva a perder a alegria do hoje por causa do medo do amanhã. As pessoas se preocupam com exames, emprego, casas, saúde, namoro, empreendimentos, dinheiro, casamento, investimentos… mas os temores e as preocupações muitas vezes jamais acontecerão.

4- NÃO ANDE ATRÁS DAS COISAS, MAS DE DEUS.
29 Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações.
30 Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.
31 Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.

Neste texto Jesus destaca duas atitudes negativas que as pessoas que não têm um relacionamento com Deus fazem:

A primeira está no final versículo 29: “não vos entregueis a inquietações”.  Entregar-se às Inquietações!

Como é fácil nos entregar às inquietações!

A segunda está no início do versículo 30: “Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas” Procurar por coisas antes de Deus!

Todo mundo faz isso! (os gentios) Todo mundo procura por coisas... mas você não é todo mundo!

Mas Jesus também fala de uma só atitude que pode resolver de vez as nossas ansiedades!

31 Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.

Aqui temos uma ordem e uma promessa. A ordem é buscar o Reino de Deus (o governo de Deus, a vontade de Deus, o reinado de Deus em nossos corações em primeiro lugar).

Deus e não nós, deve ocupar o topo da nossa agenda. Os interesses de Deus e não os nossos devem ocupar a mente e o nosso coração.

“O melhor antídoto para acabar com a preocupação e ansiedade é saber que o dono do Universo é nosso amigo”.


CONCLUSÃO: “…não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará  consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.” Mateus 6:34.

O segredo de ter paz é viver um dia de cada vez. As nossas forças e capacidades são suficientes apenas para viver o dia presente. Tentar viver outros dias mais tira-nos a energia para viver o presente e sobrecarrega-nos com pesos que não conseguimos aguentar.

A mente começa a ficar sobrecarregada com um turbilhão de pensamentos (a maioria negativos) e o corpo com níveis de stress que o levarão à exaustão e a doenças.

Abraham Lincoln, famoso presidente dos EUA, disse: “Uma coisa boa em relação ao futuro é que vem um dia de cada vez”.



Pr. Gilberto Oliveira Rehder
Igreja Metodista Catalão-GO

SÉRIE: SUPERAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário